http://repositorio.unb.br/handle/10482/43605
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2021_NatháliaCoelhodaSilva.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Observatório literário de Eliane Brum : o romance Uma/ Duas conduzido pelo conjunto de obra |
Autor : | Silva, Nathália Coelho da |
metadata.dc.contributor.email: | nathaliacoelhoj@gmail.com |
Orientador(es):: | Caixeta, Ana Paula Aparecida |
Assunto:: | Estética dos contrários Brum, Eliane, 1966- crítica e interpretação Condição humana Mulheres na literatura |
Fecha de publicación : | 2-may-2022 |
Data de defesa:: | 17-ene-2022 |
Citación : | SILVA, Nathália Coelho. Observatório literário de Eliane Brum: o romance Uma/ Duas conduzido pelo conjunto de obra. 2021. 231 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | O foco desta tese é apresentar um percurso de entendimento estético para o romance Uma/Duas (2011), da jornalista e escritora Eliane Brum. Intitulo-o de Estética dos Contrários. Por meio dele, tento demonstrar a hipótese de que a narrativa trabalha uma possibilidade de conhecimento sobre a condição humana, evidenciada pela reflexão do gesto de tensionamento entre a tentativa e a impossibilidade do homem de se arrancar da própria condição. Tal tensionamento é a engrenagem dos contrários. Penso essa questão no romance por meio de três situações: é possível que a palavra arranque do corpo o conflito? É possível que uma filha se arranque da mãe? É possível que um ser humano se arranque da morte? Essas proposições foram elaboradas pela observância dos elementos estéticos internos à narrativa, sustentados ainda pela reconstituição do observatório literário de Uma/Duas, ou seja, o movimento de leitura elaborado pelo exercício de diálogo do romance com a própria obra da autora, a fim de encontrar possíveis vestígios históricos, mas também estéticos em seu trabalho jornalístico que podem ter motivado a criação ficcional de Brum, bem como possíveis intenções de pensar o humano, culminando no desenvolvimento da ideia do romance em questão. Este trabalho, ressalto, é feito sob a ótica teórica da Epistemologia do Romance e utiliza como proposta metodológica o serio ludere. |
Abstract: | The focus of this thesis is to present a path of aesthetic understanding of the romance Uma/Duas (2011), translated in English as One Two, by journalist and writer Eliane Brum. I call it Aesthetics of Contraries. Through this path, I try to support the hypothesis that the narrative presents a possibility of knowledge about the human condition, evidenced by the reflection of the tension between an attempt and the impossibility of a person ripping themselves out from their own condition. Such tension is the gear of dissension. I think about this question in the romance through three situations: Is it possible that a word rips conflict away from the body? Is it possible for a daughter to rip herself away from her mother? Is it possible for a person to rip themselves away from death? These propositions have been elaborated upon by observing the aesthetic elements internal to the narrative and are supported by the reconstitution of Uma/Duas's literary observation. In other words, the movement of the reading, elaborated upon by the dialogue exercise of the romance with the author's own work, in order to find possible historical and aesthetic traces in her journalistic work that may have motivated Brum's fictional creation, as well as possible contemplation of the human condition, culminating in the development of the idea of the romance at issue. I emphasize that this thesis was built within the theoretical perspective of the Epistemology of Romance and it uses the serio ludere as a methodological proposal. |
Résumé: | L’objet de cette thèse est de présenter un parcours de compréhension esthétique pour le roman Uma/Duas (2011), de la journaliste et écrivaine Eliane Brum. Je l’intitule Esthétique des Contraires. À travers lui, j’essaie de démontrer l’hypothèse que le récit travaille une possibilité de connaissance de la condition humaine, mise en évidence par la réflexion du geste de tension entre la tentative et l’impossibilité de l’homme de se libérer de sa propre condition. Telle tension est l’engrenage des contraires. Je pense cette question dans le roman à partir de trois situations : est-il possible que la parole arrache du corps le conflit ? Est-il possible qu’une fille s’arrache de la mère ? Est-il possible qu’un être humain s’arrache de la mort ? Ces propositions ont été élaborées en observant les éléments esthétiques internes au récit, soutenus encore par la reconstitution de l’observatoire littéraire de Uma/Duas, c’est-àdire le mouvement de lecture élaboré par l’exercice de dialogue du roman avec l’œuvre même de l’auteur, afin de trouver des éventuelles traces historiques, mais aussi esthétiques dans son travail journalistique qui peuvent avoir motivé la création fictive de Brum, ainsi que des éventuelles intentions de penser l’humain, culminant dans le développement de l’idée du roman en question. Ce travail, je souligne, se fait sous l’optique théorique de l’Épistémologie du Roman et utilise comme proposition méthodologique le serio ludere. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Descripción : | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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