Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43657
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_LuanaRosadeAraujoSilva.pdf2,79 MBAdobe PDFView/Open
Title: Formação continuada de professoras e professores do ensino fundamental : sentidos e significados
Authors: Silva, Luana Rosa de Araújo
Orientador(es):: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto:: Professores - formação continuada
Trabalho docente
Práxis docente
Educação
Issue Date: 5-May-2022
Citation: SILVA, Luana Rosa de Araújo. Formação continuada de professoras e professores do ensino fundamental: sentidos e significados. 2022. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: A presente pesquisa, cujo título é “Formação Continuada de Professoras e Professores do Ensino Fundamental - Sentidos e Significados”, vincula-se à Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação – PDCA do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – PPGE/FE/UnB. É um estudo que busca desvelar a essência da formação continuada no presente momento histórico, esclarecendo os significados e sentidos da formação continuada para professoras e professores do Ensino Fundamental do Distrito Federal – DF. A investigação foi realizada por meio de metodologias de abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa, em especial: levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas alicerçadas no método Materialismo Histórico Dialético. Neste arcabouço, o objetivo geral foi compreender os significados e sentidos que professoras e professores do Ensino Fundamental elaboram a partir das formações continuadas vivenciadas nos momentos pedagógicos em diferentes tempos e espaços da rede pública de ensino do Distrito Federal. E os objetivos específicos foram: i) categorizar estudos sobre a formação continuada que abordassem o processo de elaboração da práxis por professoras e professores do Ensino Fundamental; ii) identificar concepções de formação presentes na literatura que são percebidas na formação continuada das professoras e professores do Ensino Fundamental; e iii) analisar os significados e sentidos que professoras e professores do Ensino Fundamental dão à formação continuada legitimada pelo regime de jornada ampliada da Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Como sustentáculo epistemológico deste estudo, temos as obras de Pimenta (1999), Santos (2010), Curado Silva (2017), Curado Silva e Cruz (2020), entre outros autores. Com base nas análises realizadas a partir das falas dos sujeitos da pesquisa e que foram pautadas na aproximação, semelhança, contradição do pensamento e da linguagem, no processo de articulação e sistematização, chegamos aos núcleos de significação. Por consequência, foram estruturadas as sínteses que revelaram quatro núcleos: i) relação teoria e prática; ii) concepção de formação continuada; iii) formação continuada e relação com o trabalho; e iv) formação continuada no contexto da pandemia do COVID-19. Assim, foram reveladas, no estudo, importantes categorias que apontam para os significados e sentidos elaborados pelos docentes em relação à formação continuada dentro de cada núcleo de significação. É fato concreto que essa pesquisa manifesta caminhos a serem ainda trilhados na temática estudada, sendo que não temos todas as respostas necessárias. Porém, trazemos aqui elementos pertinentes para o debate, a saber: i) participação ativa de professoras e professores na proposta de formação continuada; ii) elevação da condição teórico-prática de estudo de professoras e professores; iii) tempo e condições de trabalho para se dedicar à formação continuada; e iv) políticas públicas de formação docente.
Abstract: This research title is “Primary School teachers continuing education – feelings and meanings” and is linked to Teaching Profession, Curriculum and Assessment line of research – TPCA of Brasilia University Education Post Graduation Program – PPGE/FE/UnB. It is a study that seeks to unveil the essence of continuing education in this historical moment, clarifying the continuing education meanings and feelings of Federal District (FD – Brazil) primary school teachers. The research was realized using both quantitative and qualitative approach methodologies, with special focus on bibliographical survey and semi-structured interviews based on the Dialectical Historical Materialism method. In this framework, the main point was understand what those Federal District professionals could elaborate in their pedagogical coordinator moments, where the specific goals were: i) categorize primary school teachers studies about continuing education with approach in praxis elaboration process; ii) identify educational concepts present in literature that are noticed in primary school teachers continuing education; and iii) analyze the meanings and feelings of primary school teachers continuing education legitimated by Federal District Education Department – FDED - extended journey program. As this study epistemological support we have, among other authors, works from Pimenta (1999), Santos (2010), Curado Silva (2017), Curado Silva and Cruz (2020). Based on analysis realized from the speeches of the research subjects wich are guided in approach, similarity, thoughts contradictions and language, articulation process and systematization, we got to signification nuclei. Therefore, were structured the synthesis that revealed four nuclei: i) relation between theory and practice; ii) continuing education conception; iii) continuing education and relation with work; and iv) continuing education in COVID- 19 pandemic context. Thus in this study was revealed important categories that point to meanings and feelings elaborated by professors with regard to continuing education inside each signification nuclei. It’s a concrete fact that this research show us paths that must be walking regard this study focus, even if we don't have yet all the necessary answers. However, we bring here relevant aspects to this debate, namely: i) teachers actively participation in continuing education propose; ii) elevation of the theoretical-practical study condition of teachers; iii) Quality time and better work conditions for that teachers could dedicate to continuing education; and iv) teacher training public policies.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43657/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.