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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/43689
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Titre: Aproximações e afastamentos das Tecnologias Digitais de Informação Comunicação e Expressão durante a pandemia da Covid-19 por professoras da Educação infantil
Auteur(s): Siqueira, Lorena Braga de
Orientador(es):: Santos, Gilberto Lacerda
Assunto:: Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão
Professores - formação
Educação de crianças
Covid-19
Pandemia
Date de publication: 12-mai-2022
Référence bibliographique: SIQUEIRA, Lorena Braga de. Aproximações e afastamentos das Tecnologias Digitais de informação Comunicação e Expressão durante a pandemia da Covid-19 por professoras da Educação infantil. 2021. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: Esta dissertação de mestrado consiste em uma investigação que tem como objetivo compreender as aproximações e os afastamentos das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) por professoras atuantes da Educação Infantil durante a pandemia da Covid-19. Este estudo, de abordagem qualitativa, tem como recorte temporal inicial o ano de 2020, quando as instituições de Ensino Básico e Superior precisaram suspender as aulas presenciais e passaram a utilizar as TICE para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem de seus estudantes. Para tanto, pretendeu-se buscar, na pesquisa proposta, os fatores que aproximaram e afastaram os professores do uso de TICE durante este período tão adverso. Para dar forma ao referencial teórico desta pesquisa, buscou- se por investigações que contemplam os campos amplos e específicos que contornam a dissertação, como: as políticas públicas na Educação, em específico na Educação Infantil: Paschoal e Machado (2009); Lonchiati e Motta (2019) e Marques et al. (2019); as tecnologias na Educação Infantil durante a Covid-19: Lacerda Santos e Braga (2012), Machado (2013) e Buckingham (2007 e 2010); os professores e suas relações com as TICE diante da pandemia da Covid-19: Zanella e Lima (2017), Alvarenga (2011) e Kenski (2013); o ensino remoto emergencial: de onde vem e o que nos apresenta: Joyce et al. (2020); os professores da educação infantil em um contexto pandêmico, utilizando as tecnologias: Villela (2007); Gatti (2012); Wandscheer, (2020) e outros. A investigação foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas (MANZINI, 1990/1991; TRIVINOS, 2019), virtuais e individuais, em uma amostragem de quatro professoras de uma escola particular do Distrito Federal. Posteriormente, foi realizada uma análise de conteúdo decorrente destas entrevistas (BARDIN, 2011). Os dados coletados permitiram a elaboração de uma tipologia de motivações, que levam professores da educação infantil a adotarem ou a rejeitarem o uso de TICE como mediadores de relações educativas, a qual pode ser utilizada como base para a elaboração de estratégias de formação inicial e continuada desses docentes.
Abstract: This master’s thesis proposes an investigation that aims to understand the approaches and the distancing from Information, Communication and Expression Digital Technologies (ICEDT) by teachers working in Early Childhood Education during the Covid-19 pandemic. This study, of qualitative approach, has as its initial time frame the year 2020, when Elementary and Higher Education institutions needed to suspend face-to-face classes and started using ICT to continue the teaching and learning process of their students. To this end, we intended to search, in the proposed research, for the factors that brought teachers closer to and distanced them from the use of ICT during this adverse period. To shape the theoretical referential of this research it was sought for investigations that contemplate the broad and specific fields that outline the dissertation such as: public policies in Education, specifically in Early Childhood Education: Paschoal and Machado (2009); Lonchiati and Motta (2019) and Marques et al. (2019); The technologies in Early Childhood Education during Covid-19: Lacerda Santos and Braga (2012), Machado (2013) and Buckingham (2007 and 2010); Teachers and their relations with ICT in the face of the Covid-19 pandemic: Zanella and Lima (2017), Alvarenga (2011) and Kenski (2013); The emergency remote education: where it comes from and what it presents us with: Joyce et. al. (2020); Early childhood education teachers in a pandemic context using technologies: Villela (2007); Gatti (2012); Wandscheer, (2020) and others. The research was conducted through semi-structured interviews (MANZINI, 1990/1991; TRIVINOS, 1987), virtual and individual, of a sample of four teachers from a private school in the Federal District. Subsequently, a content analysis arising from these interviews was performed (BARDIN, 2011). The data collected allowed the elaboration of a typology of motivations that lead early childhood education teachers to adopt or reject the use of ICT as mediators of educational relationships, which can be used as a basis for the elaboration of strategies for the initial and continuing education of these teachers.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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