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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/43714
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Titre: Altmetria : perspectivas teórico-epistemológicas, tecnometodológicas e sociopolíticas de seu desenvolvimento (2010-2020)
Auteur(s): Silva, Janinne Barcelos de Morais
metadata.dc.contributor.email: janinnesilva@ibict.br
Orientador(es):: Maricato, João de Melo
Assunto:: Comunicação científica
Estudos Métricos da Informação (EMI)
Métricas alternativas
Web 2.0
Altmetria
Date de publication: 13-mai-2022
Référence bibliographique: SILVA, Janinne Barcelos de Morais. Altmetria: perspectivas teórico-epistemológicas, tecnometodológicas e sociopolíticas de seu desenvolvimento (2010-2020). 2022. 244 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Com a emergência da Web Social, as publicações acadêmicas têm sido compartilhadas em redes sociais como o Facebook, Twitter, LinkedIn, Reddit, Sin Weibo, Wikis e blogs. Em face desta realidade, a altmetria (do inglês, altmetrics) tem se popularizado, desde 2010, como uma abordagem inovadora para medir e examinar a produção científica em audiências variadas, priorizando a medida à nível de artigo. Trazendo uma gama de indicadores novos - quando comparados com a bibliometria, a cientometria e a webometria - a altmetria tem provocado inúmeros questionamentos na academia sobre sua utilização (ou não), havendo ainda muito mais perguntas do que respostas sobre este fenômeno emergente. Com vistas para esta problemática, o estudo em mãos objetiva investigar tendências sobre o desenvolvimento da altmetria, a partir de aspectos teórico-epistemológicos, tecno-metodológicos e sociopolíticos, observados na literatura científica. Por entender que este trata-se de um fenômeno complexo, que deve ser compreendido a partir do contexto de sua época, buscou-se alargar as discussões sobre a gênese da altmetria estudando os efeitos da internet, tanto na comunicação, quanto na medição da informação científica. Empiricamente, analisou-se a altmetria, sob a ótica da abordagem qualiquantitativa, por meio de revisão integrativa da literatura, considerando os artigos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, e indexados nas bases: Brapci, LISA, WoS, Scopus e Dimensions, desde o manifesto de Priem et al. (2010) até o ano de 2020. Este estudo confirmou que a altmetria ainda é imatura e difícil de definir. Devido à ambigüidade dos conceitos, metodologias e interpretações de seu papel nas avaliações, os resultados sugerem que futuros pesquisadores devem ser cautelosos ao defender sua aplicação. A partir da análise de 485 artigos (corpus), na dimensão teórico-epistemológica, verificou-se que a altmetria é nomeada por termos e expressões que sugerem significados diversos e que seus conceitos e definições são apresentados de três perspectivas: pragmática, genealógica e epistemológica. Na dimensão tecnometodológica, verificouse que os indicadores altmétricos remetem à contagem e análise de “eventos” na Web Social e que os agregadores de dados altmétricos mais populares são Altmetric, ImpactFactory, Plos ALM e Plum x, além de APIs de mídias sociais. São atribuídas funções de Complementaridade, Visibilidade e Impacto aos indicadores, contudo, há imprecisão conceitual nas metodologias de coleta e análise, entre outros problemas. Por fim, na dimensão sociopolítica, observou-se a expansão da altmetria em eventos internacionais, Grupos de Trabalho (GTs), projetos de cooperação e periódico próprio. Todavia, foram verificadas intervenções éticas da academia, apontando para a carência de mecanismos de controle de qualidade, riscos de exclusão de áreas, disciplinas, idiomas, etc., vieses causados por diferenças nacionais/regionais de aceitação e uso da Web, por predileção de raças/gêneros nas mídias sociais, e suscetibilidade às distorções em favor de títulos cômicos, sexuais e ou polêmicos, manipulação direta por meio de bots, contas falsas e autocitação, entre outros.
Abstract: With the rise up of the Social Web, scholar publications have been shared on social networks such as Facebook, Twitter, LinkedIn, Reddit, Sin Weibo, Wikis and blogs. In light of this reality, altmetrics has become popular, since 2010, as an innovative approach to measuring and examining scientific production in different audiences, prioritizing measurement at the article level. Bringing a range of new indicators - when compared to bibliometrics, scientometrics and webometrics - altmetrics has provoked numerous questions in academia about its use (or not). With a view to this problem, this study aims to investigate trends on the development of altmetrics, from theoreticalepistemological, techno-methodological and sociopolitical aspects, observed in the scientific literature. Understanding that altmetrics is a complex phenomenon, which must be understood from the context of its time, we sought to broaden the discussions on the genesis of altmetrics by studying the effects of the internet, both in communication and in the measurement of scientific information. Empirically, altmetrics was analyzed from the perspective of a qualitativequantitative approach, through an integrative literature review, considering papers published in Portuguese, English and Spanish, indexed in the following bases: Brapci, LISA, WoS, Scopus and Dimensions, from the manifesto of Priem et al. (2010) until the year 2020. This study confirmed that altmetrics is still immature and difficult to define. Due to the ambiguity of concepts, methodologies and interpretations of its role in evaluations, the results suggest that future researchers should be cautious when using altmetrics. From the analysis of 485 papers (corpus), in the theoretical-epistemological dimension, it was found that altmetrics is named by terms and expressions that suggest different meanings and that its concepts and definitions are presented from three perspectives: pragmatic, genealogical and epistemological. In the technomethodological dimension, it was found that altmetric indicators refer to the counting and analysis of “events” on the Social Web and that the most popular altmetric data aggregators are Altmetric, ImpactFactory, Plos ALM and Plum x, in addition to social media APIs. Complementarity, Visibility and Impact functions are assigned to the indicators, however, there is conceptual imprecision in its methodologies, among other problems. Finally, in the sociopolitical dimension, the expansion of altmetrics was observed in international events, cooperation projects, journals, etc. However, ethical interventions by academia were verified, pointing to the lack of quality control mechanisms, risks of exclusion of areas, disciplines, languages, etc., biases caused by national/regional differences in acceptance and use of the Web, due to the predilection of races/genders in social media, and susceptibility to distortions in favor of comic, sexual and/or controversial titles, direct manipulation through bots, fake accounts and self-citation, among others.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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