Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/43753
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_JulianeAparecidaBudnhak.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Fazemos, mas não sabemos o quanto : os desafios para implementar medidas de desempenho organizacional em segurança pública
Autor : Budnhak, Juliane Aparecida
Orientador(es):: Moreira, Marina Figueiredo
Assunto:: Desempenho organizacional
Medição de desempenho
Segurança pública
Administração pública
Fecha de publicación : 19-may-2022
Citación : BUDNHAK, Juliane Aparecida. Fazemos, mas não sabemos o quanto: os desafios para implementar medidas de desempenho organizacional em segurança pública. 2022. 192 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : Este estudo considera que o desempenho organizacional está presente no contexto das organizações públicas e nas pesquisas teóricas em todo o mundo e objetiva mapear os desafios relacionados à implementação da medição de desempenho organizacional em três órgãos de segurança pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a realização de 16 entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos na temática do desempenho organizacional. O método utilizado foi o estudo de casos múltiplos e o uso da análise de conteúdo para interpretação. Foram testadas a manifestação operacional de 8 (oito) desafios relatados na literatura internacional, buscando verificar aderência empírica e o levantamento de possíveis desafios emergentes para o campo. As evidências coletadas foram analisadas segundo o referencial teórico sobre desempenho organizacional, medição de desempenho organizacional e desafios de medição no setor público. A análise evidenciou que os desafios sugeridos pela literatura internacional são percebidos no escopo da segurança pública federal brasileira. Ademais, outros 5 (cinco) desafios emergentes para o campo são relatados: quais sejam: rotatividade da força de trabalho, falta de cultura sobre a temática, diversidade de atribuições dos órgãos, falta de recompensa do Estado pela excelência e o não reconhecimento das próprias atividades desenvolvidas por cada órgão de segurança. Adicionalmente, foram sugeridas boas práticas organizacionais para mitigar os desafios relatados pela literatura, sendo que a necessidade de capacitação dos gestores e de mudança cultural nas organizações foram citadas com destaque. Como contribuição para os estudos futuros, sugere-se a replicação da pesquisa para identificar a manifestação empírica dos desafios para medição de desempenho organizacional em outras áreas da administração pública brasileira
Abstract: This study considers that organizational performance is present in the context of public organizations and theoretical research around the world and aims to map the challenges related to the implementation of organizational performance measurement in three Brazilian public security agencies. This is a qualitative research with 16 semi-structured interviews with professionals involved in the theme of organizational performance. The method used was the multiple case studies and the use of its content analysis for interpretation. The operational manifestation of 8 (eight) challenges reported in the international literature were tested to verify empirical adherence and the survey of possible emerging challenges for the field. The evidence collected was analyzed according to the theoretical framework on organizational performance, organizational performance measurement, and measurement challenges in the public sector. The analysis of the evidence led to the understanding that the challenges suggested in the international literature are perceived in the scope of Brazilian federal public security and another 5 (five) emerging challenges for the field were suggested, namely: workforce turnover, lack of culture on the subject, diversity of attributions of the agencies, lack of reward from the State for excellence and the non-recognition of the activities developed by each security agency. Additionally, good organizational practices were suggested to mitigate the challenges reported in the literature, and the need for training of managers and cultural change in organizations were highlighted. As a contribution to future studies, the empirical manifestation of the challenges for measuring organizational performance in federal public security agencies enables the expansion of the research to other public agencies in Brazil.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/43753/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.