Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pacheco, Sulian Vieira | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Jemima Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T21:54:46Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19T21:54:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-11 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Jemima Tavares de. Candangas palavras: vídeo-narrativas a partir de relatos de experiências de mulheres presentes na construção e consolidação de Brasília e outras Regiões Administrativas do Distrito Federal. 2022. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43754 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo geral potencializar memórias de mulheres
invisibilizadas durante o período da construção e consolidação de Brasília e do Distrito
Federal por meio da produção de uma vídeo-narrativa, favorecendo ao público a geração
de novos significados e sentidos questionando as imposições do mito da História Oficial.
Sendo os objetivos específicos: i) explicitar a contribuição das mulheres na construção e
consolidação de Brasília e do Distrito Federal, bem como questionar a falta de visibilidade
do protagonismo feminino nos textos que versam sobre a história oficial da Capital
Federal, relacionando com aspectos de interseccionalidade; ii) reconhecer o potencial
narrativo de memórias de mulheres comuns que participaram ativamente no processo de
construção e consolidação da Capital Federal, disponibilizados em textos e áudios no
Arquivo Público do Distrito Federal; iii) investigar, pelo uso da estética de vídeonarrativa e da metodologia da Abordagem Pragmática, possibilidades e potencialidades
de exploração do material narrativo, como forma de pluralizar e afirmar a história sobre
o protagonismo da mulher na construção e consolidação de Brasília e do DF; iv) realizar
exercício narrativo utilizando a Técnica de Microatuação como treinamento para as
narradoras, tendo como matéria prima o texto narrativo adaptado do Programa de História
Oral do Arquivo Público do Distrito Federal; v) publicizar o vídeo-narrativo produzido
em redes sociais, para avaliação pública. A metodologia adotada para o desenvolvimento
do trabalho estético foi a Abordagem Pragmática de texto teatrais em conjunto com
Técnica de Microatuação, às quais privilegia-se a unidade entre a letra, a voz e a palavra
em performance; ambas as propostas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Vocalidade
& Cena. Neste processo, foram analisadas 60 entrevistas de mulheres realizadas pelo
Arquivo Público do Distrito Federal, a produção escrita de uma história História das
Bonecas, com muito carinho, com muito amor, baseada na entrevista, ensaios com a
Abordagem Pragmática e Microatuação, gravação da vídeo-narrativa e sua publicização
ao público virtualmente. O estudo desenvolvido aqui com a produção do texto da
narrativa baseadas nos relatos de mulheres presentes no arquivo de História Oral do
ArPDF, assim como a produção da vídeo-narrativa serão consideradas como referências
para o desenvolvimento do projeto para diversos contextos como escolas, centros
culturais do DF, entre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Candangas palavras : vídeo-narrativas a partir de relatos de experiências de mulheres presentes na construção e consolidação de Brasília e outras Regiões Administrativas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vídeo-narrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo interseccional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general aim of this research is to enhance the memories of women made invisible
during the period of construction and consolidation of Brasília and the Federal District
through the production of a video-narrative, favoring the public to generate new meanings
and senses, questioning the impositions of the myth of official history. The specific
objectives are: i) to explain the contribution of women in the construction and
consolidation of Brasília and the Federal District, as well as to question the lack of
visibility of female protagonism in texts that deal with the Official History of the Federal
Capital, relating to aspects of intersectionality; ii) to recognize the potential narrative of
the memories of ordinary women who actively participated in the process of building and
consolidating the Federal Capital, made available in texts and audios in the Public
Archives of the Federal District; iii) to investigate, through the use of video-narrative the
aesthetics and the methodology of the Pragmatic Approach, possibilities and potentialities
of exploring the narrative material, as a way of pluralizing and affirming the history of
the role of women in the construction and consolidation of Brasília and the DF; iv) to
perform a narrative exercise using the Micro-Actuation Technique as training for
narrators, having asraw material the narrative text adapted from the Oral History Program
of the Public Archive of the Federal District; v) to publish the video-narrative produced
on social networks for public evaluation. The methodology adopted for the development
of the aesthetic work was the Pragmatic Approach to theatrical texts alongside the Microacting Technique, which privileges the unity between the letter, the voice and the word
in performance; both proposals developed by the research group Vocalidade & Cena. In
this process, 60 interviews of women carried out by the Public Archive of the Federal
District were analyzed, the written production of a story História das Bonecas, with great
affection with much love, based on the interview, essays with the Pragmatic and
Microacting Approach, recording of the video- narrative and its publicization to the public
virtually. The study developed here by means of the production of the narrative text based
on the reports of women present in the ArPDF Oral History archive, as well as the
production of the video-narrative will be considered as reference for the development of
the project for different contexts such as schools, DF cultural centers, among others. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|