http://repositorio.unb.br/handle/10482/43754
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_JemimaTavaresdeMedeiros.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Candangas palavras : vídeo-narrativas a partir de relatos de experiências de mulheres presentes na construção e consolidação de Brasília e outras Regiões Administrativas do Distrito Federal |
Autor(es): | Medeiros, Jemima Tavares de |
Orientador(es): | Pacheco, Sulian Vieira |
Assunto: | Vídeo-narrativas Memória cultural Mulheres Feminismo interseccional Brasília (DF) Distrito Federal (Brasil) |
Data de publicação: | 19-Mai-2022 |
Data de defesa: | 11-Fev-2022 |
Referência: | MEDEIROS, Jemima Tavares de. Candangas palavras: vídeo-narrativas a partir de relatos de experiências de mulheres presentes na construção e consolidação de Brasília e outras Regiões Administrativas do Distrito Federal. 2022. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral potencializar memórias de mulheres invisibilizadas durante o período da construção e consolidação de Brasília e do Distrito Federal por meio da produção de uma vídeo-narrativa, favorecendo ao público a geração de novos significados e sentidos questionando as imposições do mito da História Oficial. Sendo os objetivos específicos: i) explicitar a contribuição das mulheres na construção e consolidação de Brasília e do Distrito Federal, bem como questionar a falta de visibilidade do protagonismo feminino nos textos que versam sobre a história oficial da Capital Federal, relacionando com aspectos de interseccionalidade; ii) reconhecer o potencial narrativo de memórias de mulheres comuns que participaram ativamente no processo de construção e consolidação da Capital Federal, disponibilizados em textos e áudios no Arquivo Público do Distrito Federal; iii) investigar, pelo uso da estética de vídeonarrativa e da metodologia da Abordagem Pragmática, possibilidades e potencialidades de exploração do material narrativo, como forma de pluralizar e afirmar a história sobre o protagonismo da mulher na construção e consolidação de Brasília e do DF; iv) realizar exercício narrativo utilizando a Técnica de Microatuação como treinamento para as narradoras, tendo como matéria prima o texto narrativo adaptado do Programa de História Oral do Arquivo Público do Distrito Federal; v) publicizar o vídeo-narrativo produzido em redes sociais, para avaliação pública. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho estético foi a Abordagem Pragmática de texto teatrais em conjunto com Técnica de Microatuação, às quais privilegia-se a unidade entre a letra, a voz e a palavra em performance; ambas as propostas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Vocalidade & Cena. Neste processo, foram analisadas 60 entrevistas de mulheres realizadas pelo Arquivo Público do Distrito Federal, a produção escrita de uma história História das Bonecas, com muito carinho, com muito amor, baseada na entrevista, ensaios com a Abordagem Pragmática e Microatuação, gravação da vídeo-narrativa e sua publicização ao público virtualmente. O estudo desenvolvido aqui com a produção do texto da narrativa baseadas nos relatos de mulheres presentes no arquivo de História Oral do ArPDF, assim como a produção da vídeo-narrativa serão consideradas como referências para o desenvolvimento do projeto para diversos contextos como escolas, centros culturais do DF, entre outros. |
Abstract: | The general aim of this research is to enhance the memories of women made invisible during the period of construction and consolidation of Brasília and the Federal District through the production of a video-narrative, favoring the public to generate new meanings and senses, questioning the impositions of the myth of official history. The specific objectives are: i) to explain the contribution of women in the construction and consolidation of Brasília and the Federal District, as well as to question the lack of visibility of female protagonism in texts that deal with the Official History of the Federal Capital, relating to aspects of intersectionality; ii) to recognize the potential narrative of the memories of ordinary women who actively participated in the process of building and consolidating the Federal Capital, made available in texts and audios in the Public Archives of the Federal District; iii) to investigate, through the use of video-narrative the aesthetics and the methodology of the Pragmatic Approach, possibilities and potentialities of exploring the narrative material, as a way of pluralizing and affirming the history of the role of women in the construction and consolidation of Brasília and the DF; iv) to perform a narrative exercise using the Micro-Actuation Technique as training for narrators, having asraw material the narrative text adapted from the Oral History Program of the Public Archive of the Federal District; v) to publish the video-narrative produced on social networks for public evaluation. The methodology adopted for the development of the aesthetic work was the Pragmatic Approach to theatrical texts alongside the Microacting Technique, which privileges the unity between the letter, the voice and the word in performance; both proposals developed by the research group Vocalidade & Cena. In this process, 60 interviews of women carried out by the Public Archive of the Federal District were analyzed, the written production of a story História das Bonecas, with great affection with much love, based on the interview, essays with the Pragmatic and Microacting Approach, recording of the video- narrative and its publicization to the public virtually. The study developed here by means of the production of the narrative text based on the reports of women present in the ArPDF Oral History archive, as well as the production of the video-narrative will be considered as reference for the development of the project for different contexts such as schools, DF cultural centers, among others. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.