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Título : O Jiu-Jitsu brasileiro como conteúdo da Educação Física Escolar : uma abordagem metodológica a partir da pedagogia críticosuperadora
Autor : Fernandes, Robson Marques
Orientador(es):: Costa, Jonatas Maia da
Assunto:: Educação física escolar
Pedagogia
Jiu-Jitsu brasileiro
Esporte de combate
Artes marciais
Fecha de publicación : 1-jun-2022
Citación : FERNANDES, Robson Marques. O Jiu-Jitsu brasileiro como conteúdo da Educação Física Escolar: uma abordagem metodológica a partir da pedagogia críticosuperadora. 2022. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : A luta, uma manifestação da cultura corporal, apresenta-se como uma possibilidade de conteúdo para a Educação Física. Este trabalho tem como objetivo explorar a literatura referenciada em torno da Pedagogia Crítico-Superadora, a fim de subsidiar reflexões acerca do conteúdo de lutas na Educação Física Escolar, notadamente o Jiu-Jitsu Brasileiro, como alternativa de proposta didática de ensino. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica na qual investigamos três importantes aspectos: 1) a constituição Jiu-Jitsu como arte marcial até se transformar no esporte de combate denominado Jiu-Jitsu Brasileiro; 2) a demonstração do atual cenário das lutas e do Jiu-Jitsu Brasileiro na Educação Física Escolar por meio das produções científicas da área; 3) a apresentação de uma possível proposição didática da Pedagogia CríticoSuperadora no ensino das lutas em um ensaio de aulas de Jiu-Jitsu Brasileiro na Educação Física Escolar. Aproximamos, então, da teoria social marxista e, em particular, da Pedagogia Histórico-Crítica, para, finalmente, abordar a teoria crítico-superadora. Evidenciamos as influências que o Jiu-Jitsu Brasileiro sofreu pelo sistema capitalista, desde sua origem, no Japão, até ser referendado como um esporte nacional e conteúdo da temática lutas da Educação Física Escolar. Quanto à produção científica relacionada ao ensino das lutas e do Jiu-Jitsu Brasileiro, assinalamos a necessidade de se alavancar produções científico-acadêmicas que apontem aportes para o ensino dessas práticas corporais nas escolas. Por fim, ao balizar o ensino do Jiu-Jitsu Brasileiro com a Pedagogia Crítico-Superadora, apontamos um ensino que vai além de técnicas e táticas esportivas, que busca a integração de professores e estudantes para a materialização de um processo de ensino e aprendizagem que: não negue a historicidade dos indivíduos, possua caráter lúdico, instigue a criatividade e a criticidade, por meio de reflexões da realidade e contribua para a afirmação dos interesses de classes das camadas populares.
Abstract: The fight, a manifestation of the body culture, shows itself as a possibility of content on Physical Education. This assignment aims to explore the literature related to the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties in order to support reflections about the content of fights throughout Physical Education at Schools, especially the Brazilian JiuJitsu, as a didactical alternative on teaching. Therefore, we did bibliographical research in which we investigated three important aspects: 1) the constitution of Jiu-Jitsu as a martial art until it became a combative sport called Brazilian Jiu-Jitsu; 2) the demonstration, through the scientifical research, of the current scenario of fights and Brazilian Jiu-Jitsu in Physical Education; 3) the presentation of a possible didactical proposition on the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties in teaching fights in an essay of Brazilian Jiu-Jitsu classes in Physical Education at Schools. So, we based on the Marxist Social Theory and on the Historical Critical Pedagogy in order to, finally, approach the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties. We highlighted the influences that the Brazilian Jiu-Jitsu suffered by the Capitalist System since its origins, in Japan, until it became a reference as a national sport and a theme on the content of fights in Physical Education at Schools. Regarding the scientifical research related to the teaching of fights and Brazilian Jiu-Jitsu, we pointed out the necessity of an increase of the scientifical and academic researches that bring up contributions on the teaching of these bodily practices at school. Lastly, by highlighting the Brazilian JiuJitsu along with the Critical Pedagogy for Overcoming Difficulties, we stand out that teaching goes beyond sportive tactics. We speak up for the integration between teachers and students in order to have done a teaching-and-learning process that doesn’t deny the individual history, is ludic, instigates the creativity and criticality through the reflections about reality and contributes to assure the interests of the popular classes.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Descripción : Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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