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Título: Experiência estética nas escolas com adolescentes meninas : narrativas e constituição de sentidos
Autor(es): Moreira, Andressa Urtiga
E-mail do autor: mailto:andressamoreiraprof@gmail.com
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Experiência estética
Psicologia da arte
Direitos humanos - educação
Psicologia do desenvolvimento
Data de publicação: 13-Jun-2022
Referência: MOREIRA, Andressa Urtiga. Experiência estética nas escolas com adolescentes meninas: narrativas e constituição de sentidos. 2022. xix, 496 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa se aproxima mais de uma obra literária/narrativa e da verdade/legitimidade da arte, do que de uma tese ou da verdade científica moderna. Nesse ato narrativo, busco compreender os sentidos constituídos na/pela experiência estética com adolescentes meninas, no contexto escolar. Para tanto, relaciono algumas experiências de vida/profissionais com saberes filosóficos, psicológicos, artísticos e educacionais, constituindo uma pesquisa de caráter interdisciplinar. Ao estabelecer pontes entre diversas áreas do conhecimento humano, evidencio as contribuições de autores como Gadamer, Benjamin, Vigotski, Bakhtin, Freire e Bachelard, além do poeta Manoel de Barros, da contadora de história e psicóloga Estés, e das feministas Diniz, Adichie e Ribeiro. Portanto, os temas principais desta pesquisa – a experiência estética, a narrativa, o sentido e a adolescência – são desenvolvidos à luz desse arsenal de referências, no qual destaco a hermenêutica gadameriana e a psicologia histórico-cultural, considerando que ambas as perspectivas teóricas são relevantes para pensar o conceito de experiência estética, aqui proposto. Em Gadamer, desenvolvo a ideia de experiência, a partir das noções de verdade e de legitimidade do conhecimento. Já em Vigotski, problematizo o termo estética, considerando a relação dialética entre ética e de estética – ato moral/político e ato cultural/histórico. Ademais, proponho um desdobramento da psicologia da arte vigotskiana, sugerindo o conceito de encatarse. Tal conceito, por sua vez, fundamenta as experiências estéticas desenvolvidas em campos. A pesquisa de campos, por conseguinte, foi realizada em uma escola pública com estudantes matriculadas no nono ano do Ensino Fundamental. A metodologia – ou o farol que norteou este trabalho – foi desenvolvida a partir de aproximações teóricas entre: as perspectivas narrativistas, a psicologia da arte vigotskiana, a hermenêutica gadameriana e a pesquisa-ação existencial. De modo geral, as experiências estéticas, com as adolescentes, se desenvolveram por meio da leitura de contos e de imagens, dentro de uma tenda magenta. Essas experiências constituíram narrativas e sentidos sobre temas como: assédio/violência, solidão/indiferença social, amizade/família, dentre outros. Compreendo que as experiências suscitadas pelos contos e pelas imagens contribuíram para: o estabelecimento de uma linguagem (simbólica) própria ao grupo, a criação de laços de amizade e o conhecimento da história de vida das estudantes por uma via poética – que se difere de questionários, por exemplo. Já a tenda viabilizou um lugar “bonito” e intimista, um “lugar de fora”, dentro do ambiente escolar. Penso que essas experiências – formativas e intimistas –, caminham na contramão de grande parte das experiências estéticas educacionais vigentes – com salas de aula superlotadas e depredadas, alta poluição sonora, câmeras de vigilância e constante exposição (necessidade de extroversão), por exemplo. Nesse sentido, esta pesquisa pode servir para encorajar a criação de lugares e de experiências formativas mais intimistas, introspectivas, sensíveis e humanizadoras/emancipadoras. Lugares, estes, onde o tempo ganhe permissão para desacelerar, onde os corpos possam adquirir outras formas/posturas estéticas, onde os olhares tenham inspiração para se reinventar e reinventar o próprio mundo; de dentro e de fora das escolas. Onde, afinal, as artes e as ciências se entrelacem e o aprender seja mais espiral do que linha reta.
Abstract: The present research is closer to a literary/narrative work and the truth/legitimacy of art, than to a thesis and modern scientific truth. In this bias, I seek to understand the senses conceived in/by the aesthetic experience with girls, in the school context. To this end, I intertwine life/professional experiences with philosophical, psychological, artistic and educational knowledge, thus constituting an interdisciplinary research. By establishing a connection between different areas of human knowledge, I put emphasis on the contributions from authors such as Gadamer, Benjamin, Vygotsky, Bakhtin, Freire and Bachelard, in addition to the poet Manoel de Barros, the storyteller and psychologist Estés, and the feminists Diniz, Adichie and Ribeiro. Therefore, the main themes of this research – the aesthetical experience, the narrative, the senses and adolescence – are explored based on the framework of those theoretical references, where the role of the relevant Gadamerian hermeneutics and historical-cultural psychology, considering both theoretical perspectives as relevant to address the concept of aesthetic experience, proposed here. From the work of Gadamer, I develop the idea of experience, based on the notions of truth and the legitimacy of knowledge. Based on Vygotsky’s concepts, I problematize the term aesthetics, considering the dialectical relations between ethics and aesthetics – moral/political act and cultural/historical act. Furthermore, I propose an exploitation of Vygotskian ideas on the psychology of art, suggesting the concept of encatharsis which underpins the aesthetic experiences developed in the field. The field research, in turn, was carried out in a public school with students enrolled in the ninth year of Brazilian elementary school. Methodology – or the lighthouse which guided this work – was based on theoretical approximations between existential action-research, the narrative perspectives, Vygotskian psychology of art and the hermeneutics. In general, the aesthetic experiences with adolescents were developed from imagens and the reading of stories inside a magenta tent. These aesthetic experiences constituted narratives and meanings on topics such as harassment/violence, loneliness/social indifference, friendship/family, among others. The experiences raised by the stories and the images contributed to the establishment of a (symbolic) language specific to the group; the creation of friendship bonds and knowledge of the students' life story through a poetical approach – which differs from questionnaires, for example. The tent provided a “beautiful” and intimate place, an “outside space” within the school environment. I think these experiences – intimate and educational – go in the opposite direction of the current aesthetic educational experiences – with overcrowded and vandalized classrooms, high noise pollution, surveillance cameras and constant exposure (need for extroversion), for example. In this regard, this research can serve to encourage the creation of places and formative aesthetic experiences that can be more intimate, introspective, sensitive and humanizing/emancipating. These are places where time is allowed to slow down, where bodies can acquire other aesthetic shapes/postures, where looks are inspired to reinvent themselves and the world itself – inside and outside schools. Where, after all, the arts and sciences intertwine, and learning is more like a spiral than a straight line.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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