http://repositorio.unb.br/handle/10482/43941
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2022_CatiaMariaMachadodaCostaPereira.pdf | 3,92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O Saeb na percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental : desafios e possibilidades em Matemática |
Authors: | Pereira, Cátia Maria Machado da Costa |
Orientador(es):: | Moreira, Geraldo Eustáquio |
Assunto:: | Alfabetização Professores de matemática Professores - avaliação Ensino fundamental |
Issue Date: | 21-Jun-2022 |
Data de defesa:: | 12-Apr-2022 |
Citation: | PEREIRA, Cátia Maria Machado da Costa. O Saeb na percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades em Matemática. 2022. 301 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | O objetivo da presente pesquisa foi analisar a percepção que o professor alfabetizador, dos anos iniciais do ensino fundamental, de escolas públicas do Distrito Federal, tem sobre a avaliação do Saeb 2º ano do ensino fundamental e de sua devolutiva do resultado do teste de Matemática em termos de desafios e possibilidades para uso no ensino da Matemática em sua prática pedagógica. O percurso teórico-metodológico adotado, com análise abrigada na perspectiva da percepção de Maurice Merleau-Ponty, estrutura-se em estudos com foco na Educação, na abordagem qualitativa, estudo de caso e do uso de diferentes fontes para viabilizar a triangulação dos dados. Para a construção dos dados foi aplicado o questionário online, realizada a entrevista projetiva por videoconferência, uso de gravação e filmagem na observação para encadeamento da triangulação, e para elucidar a participação de escola na amostra de aplicação de 2019, agregar mais informações foram feitas consultas às bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa revelou que as avaliações em larga escala têm sido consideradas importantes auxílios nas diretrizes do contexto educativo, os resultados usados por gestores e professores no planejamento pedagógico das escolas e das salas de aulas, promovendo no contexto escolar, reflexão pedagógica coletiva e individual. Foram encontrados, também, indícios de haver uso dos resultados do Saeb, por gestor escolar, no sentido de responsabilizar os professores pelo desempenho dos estudantes. É possível inferir que a opinião de aceitação ou rejeição dos professores às avaliações em larga escala depende da forma que esta, é conduzida e aproveitada no contexto escolar. Os resultados apontam evidências que as professoras, ao analisarem os itens do eixo do conhecimento Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística, emitirem parecer de ser fácil, médio ou difícil para os alunos do 2º ano do ensino fundamental, e argumentarem sobre a hipótese de raciocínio usada pelo estudante na escolha do distrator, expressaram percebê-lo como uma informação pedagógica útil à prática docente. A percepção das professoras, revelada sobre o Saeb 2º ano do ensino fundamental, sinaliza que é importante influência na prática pedagógica e inspiração para incorporar mudanças na forma de ensinar Matemática. Os desafios enfrentados pelas professoras são de diversas dimensões, desde acesso às informações corretas e confiáveis, comunicação aligeirada, formação inicial deficitária em Matemática (curso de Pedagogia), até lacuna para compreender os pressupostos da avaliação, os dados estatísticos, as informações de estatística descritiva. As possibilidades para usarem os resultados de Matemática do Saeb 2º ano do ensino fundamental em seu trabalho pedagógico foram elencadas como o uso em análise de desempenho dos estudantes para reflexões e auxílio em novas propostas pedagógicas. Finalizando, visto a ausência no debate brasileiro de estudos que investiguem mudanças positivas no âmbito das disciplinas, geradas pelos resultados das avaliações em larga escala, guarda-se a esperança que novas investigações sejam realizadas, pois entende-se que para a compreensão acerca de como o Saeb 2º ano do ensino fundamental e a devolutiva de seu resultado influenciará (ou não) a prática docente, ainda há muito para ser desvelado. |
Abstract: | The objective of this research was to analyze the perception that the literacy worker, from the first years of primary school, of public schools in the Federal District, has on the evaluation of the 2nd year of primary school of the Evaluation System of Basic Education (SAEB) and its restitution of the result of the mathematics test in terms of issues and possibilities of use in the teaching of mathematics in its pedagogical practice. The theoretical-methodological approach adopted, with an analysis made following Maurice Merleau-Ponty's thinking, is structured in studies centered on education, on the qualitative approach, the case study and the use of different sources to allow triangulation of data. For the construction of the data, the online survey was applied and the projective interview was carried out by videoconference, the use of recording and filming in the observation to chain the triangulation, and to elucidate the participation of the school in the 2019 application sample as well as adding more information, were consulted the databases of the Anísio Teixeira National Institute of Pedagogical Studies and Research (INEPE) and of the Federal District Department of Education. Research found that large-scale assessments were seen as important helps in educational context guidelines, the results were used by managers and teachers in the educational planning of schools and classrooms, promoting the collective and individual pedagogical reflection in the school context. Were also found evidences of SAEB results being used by school administrators to hold teachers accountable for pupils performance. It is possible to infer that opinions of the teachers on either accepting or rejecting large-scale assessments depend on how they are conducted and used in the school context. The results indicate that the teachers, when analyzing the items of the knowledge axis in terms of numbers, algebra, geometry, quantities and measures and probabilities and statistics, express an opinion of being either easy, average, or difficult for students of the 2nd year of primary school, and argued about the reasoning hypothesis used by the student in the choice of the distractor, expressing that they perceived it as useful pedagogical piece of information for teaching practice. The perception of female teachers, revealed on the 2nd year of primary SAEB, indicates that it is an important influence on teaching practice and an inspiration to integrate changes in the way of teaching mathematics. The challenges faced by female teachers are of several dimensions, ranging from access to correct and reliable information, fluid communication, deficient initial training in mathematics (pedagogy classes), a lack of understanding grading assumptions, statistical data, descriptive statistical information. The possibilities of using the results of the mathematics of the 2nd year of primary school of the SAEB in their pedagogical work have been listed as the use in the analysis of the performances of the pupils for the thinks and the help for new pedagogical proposals. Finally, given the absence in the Brazilian debate of studies on the positive changes in the field of disciplines, generated by the results of large-scale evaluations, there is hope that further investigations will be carried out, since it is largely accepted that for the understanding of how the 2nd year of primary SAEB and the feed-back of its result will influence (or not) the practice of teaching, much remains to be unveiled. |
Résumé: | L'objectif de la présente recherche était d'analyser la perception que l'alphabétiseur, dès les premières années du primaire, des écoles publiques du District Fédéral, a sur l'évaluation de la 2ème année du primaire du Système d’Evaluation de l’Enseignement Basique (SAEB) et sa restitution du résultat de l'épreuve de mathématiques en termes d'enjeux et de possibilités d'utilisation dans l'enseignement des mathématiques dans sa pratique pédagogique. L'approche théorico-méthodologique adoptée, avec une analyse faite dans la droite ligne pensée de Maurice Merleau-Ponty, est structurée en études centrées sur l'éducation, sur l'approche qualitative, l'étude de cas et de l'utilisation de différentes sources pour permettre la triangulation des données. Pour la construction des données, le questionnaire en ligne a été appliqué etl'entretien projectif a été réalisé par visioconférence, l'utilisation de l'enregistrement et du tournage dans l'observation pour enchaîner la triangulation, et pour élucider la participation de l'école à l'échantillon de candidature 2019 ainsi qu’ajouter plus d'informations, ont été consultées les bases de données de l'Institut National d'Eudes et de Recherches Pédagogiques Anísio Teixeira (INEPE) et du Département d'État à l'Education du District Fédéral. La recherche a révélé que les évaluations à grande échelle ont été considérées comme des aides importantes dans les lignes directrices du contexte éducatif, les résultats ont été utilisés par les gestionnaires et les enseignants dans la planification pédagogique des écoles et des salles de classe, favorisant la réflexion pédagogique collective et individuelle dans le contexte scolaire. Ont a également été trouvé des indices de l'utilisation des résultats du SAEB, par des directions d'écoles, afin de tenir les enseignants pour responsables de la performance des élèves. Il est possible d'inférer que l'opinion des enseignants sur l'acceptation ou le rejet des évaluations à grande échelle dépend de la manière dont elles sont conduites et utilisées dans le contexte scolaire. Les résultats indiquent que les enseignants, lors de l'analyse des items de l'axe de connaissances en nombres, algèbre, géométrie, quantités et mesures et probabilités et statistiques, émettent une opinion d'être soit facile, soit moyen, ou difficile pour les élèves de la 2ème année du primaire, et ont argumenté sur l'hypothèse de raisonnement utilisée par l’élève dans le choix du distracteur, exprimant qu'ils le percevaient comme une information pédagogique utile pour la pratique de l'enseignement. La perception des enseignantes, révélée sur la 2ème année du primaire du SAEB, indique qu'il s'agit d'une influence importante sur la pratique pédagogique et d’une inspiration pour intégrer des changements dans la manière d'enseigner les mathématiques. Les défis auxquels sont confrontées les enseignantes sont de plusieurs dimensions, allant de l'accès à des informations correctes et fiables, d’une communication fluide, d’une formation initiale déficiente en mathématiques (cours de pédagogie), à une lacune dans la compréhension des hypothèses d'évaluation, des données statistiques, des informations statistiques descriptives. Les possibilités d'utiliser les résultats des mathématiques de la 2ème année du primaire du SAEB dans leur travail pédagogique ont été répertoriées comme l'utilisation dans l'analyse des performances des élèves pour les réflexions et l'aide à de nouvelles propositions pédagogiques. Enfin, étant donnée l'absence dans le débat brésilien d'études portant sur les changements positifs dans le champ des disciplines, générés par les résultats d'évaluations à grande échelle, il y a espoir que d'autres investigations seront menées, car il est entendu que pour la compréhension de la façon dont la 2ème année du primaire du SAEB et le retour de son résultat influenceront (ou non) la pratique de l'enseignement, il reste encore beaucoup à dévoiler. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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