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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/43945
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Titre: Impacto da integração de veículo compartilhado autônomo no sistema de transporte público por metrô em Brasília
Auteur(s): Romano, Amanda Basilio
metadata.dc.contributor.email: amandaromano27@gmail.com
Orientador(es):: Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto:: Veículos autônomos
Veículos compartilhados
Veículos elétricos
Simulação de tráfego
Date de publication: 21-jui-2022
Référence bibliographique: ROMANO, Amanda Basilio. Impacto da integração de veículo compartilhado autônomo no sistema de transporte público por metrô em Brasília. 2021. xii, 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Résumé: Com o desenvolvimento da tecnologia de Veículos Autônomos (VAs) deve-se estudar como será a sua implantação no futuro, em que pode-se gerar diversos resultados, podendo desde aumentar o número de veículos nas vias urbanas, gerando mais congestionamentos, até uma contribuição para a formação de cidades sustentáveis, recuperando espaço urbano, com menos veículos nas vias. Para que esta segunda opção ocorra, se faz necessário que os VAs façam parte do sistema da mobilidade urbana reforçando a rede de transporte público. Assim, esta dissertação tem como objetivo avaliar os impactos econômicos e ambientais da implantação de transporte público com veículo compartilhado na primeira e última milha de um sistema metroviário, fornecendo um serviço de transporte de porta-a-porta. O método desenvolvido utiliza-se de simulação por cenários considerando duas situações. A situação inicial sem integração (cenário base) com viagens em veículos convencionais e a situação compartilhada (cenários compartilhados) substituindo viagens em veículos convencionais por viagens em veículos compartilhados integrados na primeira e última milha em estações do metrô da área de estudo. Os novos cenários (cenários compartilhados) estão compostos por frotas de veículos compartilhados (VC), veículos compartilhados elétricos (VCE), veículos compartilhados autônomos (VCA) e veículos compartilhados autônomos elétricos (VCAE). O método possibilita a análise e comparação das emissões e os custos de viagens dos usuários no cenário base e cenários compartilhados. Para a delimitação da área de estudo foi escolhido para origem e destino das viagens às zonas que se encontram nas áreas de influência de 5, 10 e 15 minutos de estação de transporte público por metrô em diferentes regiões do Distrito Federal, Brasil. O software SUMO (Simulation of Urban MObility) foi utilizado no processo de simulação. Os dados da rede viária foram extraídos do OpenStreetMap e os dados da matriz Origem/destino da Pesquisa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal (PMU/DF). Para análise do cálculo das emissões, foram considerados os gases dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), e material particulado (MP). Nota-se significativa redução das emissões nos cenários com uso de veículos compartilhados nas viagens com origem nas zonas de 10 e 15 minutos, ao comparar com o cenário base, principalmente com o uso de veículos elétricos. Já em relação aos custos de viagens, são considerados os tempos de espera, tempo de viagem, tempo de caminhada e custos monetários envolvendo a viagem. Para os cálculos dos custos de viagem foi considerado duas hipóteses, a primeira com a integração entre metrô e veículo compartilhado custando o valor da passagem de metrô sem acréscimos, e a segunda tendo uma projeção de aumento de 50%. Observou-se que os custos de viagem dos cenários com veículos compartilhados são menores que os custos do cenário base. Porém os custos de viagem são menores nas simulações com a origem sendo as zonas de 5 minutos do que nas simulações com as zonas de 15 minutos, ou seja, com o aumento de usuários no sistema integrado, os custos de viagem aumentam, devido ao aumento do tempo de espera pelo veículo compartilhado. Em relação ao aumento de viagens por metrô, observou-se que o maior incremento no número de viagens ocorre com a implantação de uma frota de 250 VCA na estação de origem que levam as pessoas da origem até a estação, e uma frota de 500 VCA nas estações de destino, com um aumento de 2,47% das viagens por metrô.
Abstract: With the development of Automated Vehicles (AVs) technology, it is necessary to study how it will be implemented in the future, in which different results can be generated, ranging from increasing the number of vehicles on urban roads, generating more congestion, to a contribution for the formation of sustainable cities, recovering urban space, with fewer vehicles on the roads. For this second option to occur, it is necessary that AVs are part of the urban mobility system, reinforcing the public transport network. Thus, this dissertation aims to assess the economic and environmental impacts of the implementation of public transport with shared vehicle (SV) in the first and last mile of a subway system, providing a door-todoor transport service. The method developed uses scenario simulation considering two situations. The initial situation without integration (base scenario) with trips in conventional vehicles and the shared situation (shared scenarios) replacing trips in conventional vehicles by trips in shared vehicles integrated in the first and last mile of train stations in the study area. The new scenarios (shared scenarios) are composed of fleets of shared vehicles (SVs), shared electric vehicles (SEVs), shared autonomous vehicles (SAVs) and shared autonomous electric vehicle (SAEVs). The method makes it possible to analyze and compare emissions and user travel costs in the base scenario and shared scenarios. For the delimitation of the study area, it was chosen for the origin and destination of trips to the zones that are in the influence areas of 5, 10 and 15 minutes of public transport train stations in different regions of the Federal District (Distrito Federal-DF), Brazil. SUMO (Simulation of Urban Mobility) software was used in the simulation process. The road network data were extracted from OpenStreetMap and the data from the Origin/destination matrix of the Urban Mobility Survey of the Federal District (PMU/DF). To analyze the calculation of emissions, the gases carbon dioxide (CO2), carbon monoxide (CO), nitrogen oxides (NOx), hydrocarbons (HC), and particulate matter (PM) were considered. There is a significant reduction in emissions in the scenarios with the use of shared vehicles on trips originating in the 10- and 15-minute zones, when compared to the base scenario, especially with the use of electric vehicles. Regarding travel costs, waiting times, travel time, walking time and monetary costs involving the trip are considered. For the calculation of travel costs, two hypotheses were considered, the first with the integration between train and shared vehicle costing the value of the subway ticket without additions, and the second with a 50% increase. It was observed that the travel costs of scenarios with shared vehicles are lower than the costs of the base scenario. However, travel costs are lower in simulations with the origin being the 5-minute zones than in simulations with 15-minute zones, that is, with the increase of users in the integrated system, travel costs increase due to the increase the waiting time for the shared vehicle. In relation to the increase in train trips, it was observed that the biggest increase in the number of trips occurs with the implementation of a fleet of 250 VAC at the origin station, which takes people from origin to the station, and a fleet of 500 VCA at destination stations, with an increase of 2.47% in train trips.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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