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Título : Pesquisas amostrais em tempo da Pandemia do COVID-19 : uma comparação entre pesquisas por telefone e e-mail
Autor : Oliveira, Marina Barros de
metadata.dc.contributor.email: omarina208@gmail.com
Orientador(es):: Silva, Alan Ricardo da
Assunto:: Pandemia
Covid-19
Pesquisas telefônicas
Pesquisas por e-mail
Ponderação
Fecha de publicación : 23-jun-2022
Citación : OLIVEIRA, Marina Barros de. Pesquisas amostrais em tempo da Pandemia do COVID-19: uma comparação entre pesquisas por telefone e e-mail. 2022. xviii, 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : Devido ao cenário da pandemia do COVID-19, que impossibilitou a realização de pesquisas presenciais, métodos alternativos de coleta de dados passaram a ser mais utilizados. Dentre os possíveis métodos, tem-se as pesquisas realizadas por telefone e por e-mail. A literatura existente sobre as metodologias utilizadas nessas formas de coleta tem contribuído para o crescimento da realização de pesquisas de amostragem por telefone. No Brasil, essas formas de coleta têm sido alternativas muito utilizadas por profissionais do marketing e, mais recentemente, pelos institutos de pesquisa. O surgimento da pandemia intensificou a necessidade de se analisar a metodologia das pesquisas por telefone e, por isso, o trabalho visa discutir suas vantagens e desvantagens, e, ainda, comparar com a pesquisa por e-mail. Para isso, realizouse um estudo de caso com os estudantes de pós-graduação da Universidade de Brasília com o objetivo de verificar o efeito de diferentes métodos de ponderação e avaliar se a pesquisa por telefone consegue capturar o parâmetro de interesse (idade média e proporção de estudantes do sexo masculino) por meio de estimativas intervalares. Com esse intuito, uma amostra de 192 estudantes, foi selecionada para ambas as pesquisas. Como resultados, a taxa de resposta da pesquisa por telefone (54%) foi superior que a por e-mail (41%) e verificou-se pelo teste de McNemar que há diferença entre as pesquisas. Concluiu-se que dentre os métodos de ponderação utilizados, o raking foi o mais importante para a calibração uma vez que o ajuste permitiu que os parâmetros fossem capturados pelo intervalo de confiança.
Abstract: Due to the pandemic scenario of COVID-19, which made face-to-face surveys impossible, alternative methods of data collection came into greater use. Among several methods for that are the telephone and e-mail surveys. The literature on these methodologies of data collection has contributed to the growth of telephone sampling surveys. In Brazil, these ways of data collection have been widely used alternatives by marketing professionals, and more recently by research institutes. The emergence of the pandemic has intensified the need to analyze the methodology of telephone surveys and, thus, this paper aims to discuss their advantages and disadvantages, and also to compare them with the e-mail surveys. To this end, a case study was conducted with graduate students at the University of Brasilia in order to verify the effect of different weighting methods and assess whether or not the telephone survey can capture the parameter of interest (average age and proportion of male) through confidence interval. To this end, a sample of 192 students was selected for both surveys. It was observed that the response rate of the telephone survey (54%) was higher than the e-mail survey (41%) and it was verified by McNemar’s test that there is a difference between the number of respondents of the surveys. Therefore, the conclusion was that among the weighting methods used, the raking was the most important for calibration since the adjustment allowed the parameters were captured by the confidence interval.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Estatística (IE EST)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Estatística
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Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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