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Título: Intervenções para ganho de independência em atividades de vida diária para indivíduos com mielomeningocele : proposta de adaptação de um programa para serviço de reabilitação ambulatorial
Autor(es): Ferreira, Rafaela Fernandes Alvarenga
E-mail do autor: alvarengarafaela@yahoo.com.br
Orientador(es): Alves, Ana Cristina de Jesus
Assunto: Mielomeningocele
Espinha bífida
Terapia ocupacional
Reabilitação
Data de publicação: 30-Jun-2022
Referência: FERREIRA, Rafaela Fernandes Alvarenga. Intervenções para ganho de independência em atividades de vida diária para indivíduos com mielomeningocele: proposta de adaptação de um programa para serviço de reabilitação ambulatorial. 2022. 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: Um dos grandes desafios da prática profissional é fundamentar e nortear as decisões clínicas em um corpo de conhecimento sólido. Na busca de uma prática baseada em evidências, essa dissertação tem como objeto de estudo as intervenções voltadas para a promoção do desempenho de atividades de vida diária (AVD), utilizadas por terapeutas ocupacionais, em indivíduos com Mielomeningocele. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre as intervenções com pessoas com MMC que visavam o ganho de independência nas AVD e propor a adaptação de um modelo de intervenção baseada em acampamento para o atendimento de reabilitação ambulatorial multiprofissional. Método: Foram realizados dois estudos. O primeiro estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, seguindo as etapas: definição do problema clínico, a identificação das informações necessárias, a condução da busca de estudos na literatura, sua avaliação crítica, a identificação da aplicabilidade dos dados oriundos das publicações e a determinação de sua utilização para o paciente. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, Web of Science, Cochrane Library, Embase, Lilacs, Scielo, Pedro e Otseeker, utilizando os descritores Disrafismo espinhal, Espinha Bífida, Mielomeningocele associados à reabilitação, independência, atividades de vida diária e terapia ocupacional. No segundo estudo, a partir das evidências encontradas na revisão de literatura e, seguindo a orientação da UK Medical Research Council para avaliação e desenvolvimento de intervenções complexas, foi identificada e descrita a teoria que sustenta a intervenção baseada em acampamento e modelado a adaptação desta intervenção para o contexto brasileiro de reabilitação ambulatorial multiprofissional. Este modelo de intervenção foi escolhido por apresentar o maior número de evidências disponíveis, ser uma intervenção em grupo, poder ser realizada com adaptações na estrutura de centros de reabilitação, como uma equipe multidisciplinar, e que pudesse ocorrer no período de férias escolares, quando há maior facilidade de deslocamento dos indivíduos de outras regiões ao centro de reabilitação. Resultados: 18 artigos foram incluídos na revisão de literatura e as intervenções encontradas foram classificadas em: intervenções baseadas em acampamento, intervenções de terapia ocupacional, programas interdisciplinares e intervenções de tecnologia assistiva. A análise dos seus elementos em comum demonstrou que definição de metas individuais, participação dos pais / familiares, uso de estratégias cognitivas para aprendizagem, treinar as etapas da atividade no contexto que elas acontecem, telerreabilitação e grupo educativo são fatores que parecem favorecer a eficácia das intervenções. No segundo estudo, foi descrito a adaptação da intervenção baseada em acampamento quanto à proposição de novos espaços, duração, grupos formativos, atividades presenciais e instrumentos de avaliação. Conclusão: Esta dissertação apresenta uma síntese das intervenções para ganho de independência em AVD para indivíduos com MMC, além de apresentar a descrição detalhada da adaptação da intervenção baseada em acampamento para o contexto brasileiro, buscando viabilizar a sua implementação, além de fornecer um suporte para o desenvolvimento de futuros estudos de adaptação, validação e eficácia.
Abstract: Introduction: One of the great challenges of professional practice is to base and guide clinical decisions on a solid body of knowledge. In the search for an evidence-based practice, this dissertation has as its object of study interventions aimed at promoting the performance of activities of daily living (ADL), used by occupational therapists, in individuals with Myelomeningocele. Objective: To carry out an integrative review of the literature on interventions with people with MMC aimed at gaining independence in ADL and to propose the adaptation of a camp-based intervention model for multiprofessional outpatient rehabilitation care. Method: Two studies were carried out. The first study is an integrative literature review, following the steps: definition of the clinical problem, identification of the necessary information, conducting the search for studies in the literature and their critical evaluation, identification of the applicability of data from publications and the determination of its use for the patient. The search for articles was carried out in PubMed, Web of Science, Cochrane Library, Embase, Lilacs, Scielo, Pedro and Otseeker databases, using the descriptors Spinal dysraphism, Spina Bifida, Myelomeningocele associated with rehabilitation, independence, activities of daily living and occupational therapy. In the second study, from the evidence found in the literature review and, following the guidance of the UK Medical Research Council for the evaluation and development of complex interventions, the theory that supports the camp-based intervention was identified and described and the adaptation of this intervention modeled. for the Brazilian context of multiprofessional outpatient rehabilitation. This intervention model was chosen because it presents the greatest number of available evidence, it is a group intervention, it can be carried out with adaptations in the structure of rehabilitation centers, as a multidisciplinary team, and that it could occur during school holidays, when there are greater ease of displacement of individuals from other regions to the rehabilitation center. Results: 18 articles were included in the literature review and the interventions found were classified into: camp-based interventions, occupational therapy interventions, interdisciplinary programs and assistive technology interventions. The analysis of their common elements showed that the definition of individual goals, the participation of parents/family members, the use of cognitive strategies for learning, training the stages of the activity in the context in which they happen, telerehabilitation and the educational group are factors that seem to favor the effectiveness of the activities. interventions. In the second study, the adaptation of the camp-based intervention was described regarding the proposition of new spaces, duration, training groups, face-to-face activities and assessment instruments. Conclusion: This dissertation presents a synthesis of interventions to gain independence in ADL for individuals with MMC, in addition to presenting a detailed description of the adaptation of the camp-based intervention to the Brazilian context, seeking to facilitate its implementation, in addition to providing support for the development of future adaptation, validation and efficacy studies
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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