Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Matheus dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T22:47:28Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T22:47:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-25 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Matheus dos Santos. Os saberes pedagógicos da licenciatura: o curso de Letras-Francês. 2022. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44081 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo indaga sobre como é desenvolvida a formação pedagógica no curso de
Licenciatura – Letras-Francês. Questiona-se também como se encontra delineada a formação
de professores no PPC do curso de Letras-Francês? Como se configura a formação pedagógica
no curso de Letras-Francês em disciplinas como Estágio supervisionado 1 e 2? O que os
estudantes dizem aplicar do que aprenderam de pedagógico no curso de Letras-Frances em seus
relatórios de Estágio Supervisionado 1 e Estágio Supervisionado 2? O objetivo geral analisa a
formação pedagógica no curso de Licenciatura – Letras-Francês a partir dos componentes
curriculares Estágio Supervisionado 1 e 2. A metodologia, de natureza qualitativa com enfoque
crítico, foi desenvolvida a partir de pesquisa documental das principais legislações da educação
brasileira, do projeto político-pedagógico do curso de licenciatura em Letras-Francês da
Universidade de Brasília e de relatórios de Estágio Supervisionado produzidos pelos formandos
do curso em questão. Os dadosforam analisados pormeio da AnáliseCrítica doDiscurso baseada
nos estudos de Fairclough (2001). A fundamentação teórica encontra-se pautada em Gatti
(2010, 2014), Dantas (2007), Libâneo e Pimenta (1999), Franco (2008, 2016) e Pimenta (2020),
que tratam sobre a formação inicial do professor e saberes docentes, por Almeida Filho (2018)e
Leffa (2016), que abordam a formação inicial de professores de línguas, entre outros. Os
resultados e conclusões destacam a importância da formação pedagógica do curso de
licenciatura, pois não há como formar professores apenas com os conhecimentosespecíficos de
sua área. O curso de licenciatura oferece disciplinas que são advindas da formação específica
distanciadas da formação pedagógica docente. Esse distanciamento pode ser observado nos
relatórios de Estágio Supervisionado 1 e 2. Ao final, revela-se uma forte ênfase nos
fundamentos teóricos do curso apartados da formação pedagógica, o que dificulta, para os
estudantes em formação, a compreensão da atividade docente. Isso denota que o saber
pedagógico não vem sendo devidamente desenvolvido durante a formação inicial e que essa falta
de preparo pode causar inseguranças no profissional sobre seu próprio processo formativo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os saberes pedagógicos da licenciatura : o curso de Letras-Francês | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saberes pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study interrogates about how pedagogical training is developed in the course of
licentiate – Letters-French. It is also questioned: how is the formation of teachers outlined in
the PPC of the course of Letters-French? How is the pedagogical formation in the course of
French as a second language in disciplines such as Supervised Internship 1 and 2? What do
students say they apply what they have learned of pedagogy in the course of French as a foreign
language in their reports of Supervised Internship 1 and Supervised Internship 2? The general
objective analyzes the pedagogical formation in the course of licentiate – Letters-French from
the curricular components Supervised Internship 1 and 2. The methodology, of a qualitative
nature with a critical approach, was developed from a documental research of the main Brazilian
educational legislations, from the political-pedagogical project of the undergraduate course in
French graduation - French of the University of Brasília, and from Supervised Internship reports
produced by the undergraduates of the course in question. The data were analyzed using Critical
Discourse Analysis based on Fairclough's studies (2001). The theoretical foundation is based
on Gatti (2010, 2014), Dantas (2007), Libâneo and Pimenta (1999), Franco (2008, 2016), and
Pimenta (2020), who deal with initial teacher training and teaching knowledge, and Almeida
Filho (2018) and Leffa (2016), who address the initial training of language teachers, among
others. The results and conclusions highlight the importance of pedagogical training in the
undergraduate course, since it is impossible to train teachers with only the specific knowledge
of their area. The undergraduate course offers subjects that come from the specific training and
are far from the pedagogical training of teachers. This distance can be observed in the reports
of Supervised Internship 1 and 2. In the end, what is revealed is a strong emphasis on the
course's theoretical foundations apart from pedagogical training, making it difficult for the
students in training to understand the teaching activity. This shows that pedagogical knowledge
has not been properly developed during initial training, and that this lack of preparation can
cause insecurity for professionals about their own educational process. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | L'étude s'interroge sur la manière dont la formation pédagogique est développée dans le
cours de Licence – Lettres-Français. On s'interroge également comment la formation des
enseignants est-elle décrite dans le PPC du cours de Letras-Français ? Comment se déroule la
formation pédagogique dans le cours de français langue seconde dans des disciplines telles que
le stage supervisé 1 et 2 ? Comment les étudiants disent-ils appliquer ce qu'ils ont appris de la
pédagogie dans le cours de langue et littérature françaises dans leurs rapports de Stage supervisé
1 et de Stage supervisé 2? L'objectif général est d'analyser la formation pédagogique dans le
cours de Licenciatura – Letras-Français à partir des composantes du programme d'études Stage
supervisé 1 et 2. La méthodologie, de nature qualitative avec une approche critique, a été
développée à partir d'une recherche documentaire des principales législations éducatives
brésiliennes, du projet politique-pédagogique du cours de graduation en littérature française -
français de l'Université de Brasilia et des rapports de stage supervisé produits par les étudiants
du cours en question. Les données ont été analysées par le biais de l'analyse critique du discours
basée sur les études de Fairclough (2001). Le fondement théorique est basé sur Gatti (2010,
2014), Dantas (2007), Libâneo et Pimenta (1999), Franco (2008, 2016) et Pimenta (2020) qui
traitent de la formation initiale des enseignants et des connaissances pédagogiques, par Almeida
Filho (2018) et Leffa (2016) qui abordent la formation initiale des enseignants de langues, entre
autres. Les résultats et les conclusions soulignent l'importance de la formation pédagogique
dans le cours de premier cycle, car il est impossible de former les enseignants uniquement avec
les connaissances spécifiques de leur domaine. La formation de premier cycle propose des sujets
qui relèvent de la formation spécifique et sont éloignés de la formation pédagogique des
enseignants. Cette distance peut être observée dans les rapports des stages supervisés 1 et 2. Au
final, ce qui est révélé, c'est un fort accent mis sur les fondements théoriques du cours en dehors
de la formation pédagogique, ce qui rend difficile la compréhension de l'activité d'enseignement
par les étudiants en formation. Cela montre que les connaissances pédagogiques n'ont pas été
correctement développées pendant la formation initiale et que ce manque de préparation peut
provoquer une insécurité chez les professionnels quant à leur propre processus de formation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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