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Titre: O discurso de resistência de egressas do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal Goiano : uma análise de discurso crítica
Auteur(s): Martins, Débora Sousa
metadata.dc.contributor.email: debora.martins@ifgoiano.edu.br
Orientador(es):: Coroa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto:: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Análise de discurso crítica
Desigualdade de gênero
Relações de poder
Mulheres - condições sociais
Date de publication: 4-jui-2022
Référence bibliographique: MARTINS, Débora Sousa. O discurso de resistência de egressas do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal Goiano: uma análise de discurso crítica. 2022. 412 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Esta tese é a culminância de um estudo sobre o discurso das egressas do Programa Mulheres Mil, ofertado no âmbito do IF Goiano em 2017. As colaboradoras são dez egressas de cada um dos seguintes cursos, em seus respectivos Campi: Processamento de derivados do leite, frutas e hortaliças - Ceres; Horta caseira - Hidrolândia; Salgadeira - Iporá e em Urutaí; Manicure e pedicure - Rio Verde e Artesanato à mão - Posse. O problema social ou a questão que move o estudo é a desigualdade de gênero, em especial, a violência contra as mulheres. Ao longo do trabalho, com base nas ações e discursos proferidos pelas egressas sobre os efeitos do Programa na vida delas, problematizo as questões de gênero e suas intersecções dentro de contextos globais e locais que revelaram várias formas de violência, mas também, práticas de emancipação, empoderamento e resistência. Esse é de fato, o foco para as análises (o cruzamento dos significados representacionais e identificacionais, sem excluir os acionais). A pesquisa está ancorada nos aportes teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Crítica (ADC) e os Estudos Críticos do Discurso (ECD), respaldados por Fairclough (2000; 2001; 2003; 2016 [1992]), Chouliaraki e Fairclough (1999), Wodak (2003), Wodak e Meyer (2001), Van Dijk (2004), bem como inserções na Educação Crítica (FREIRE, 2012; GIROUX, 1997; HOOKS, 2013, 2019). Também me baseio nos estudos de Giddens (2002), Hall (2006), Bauman (2001; 2005; 2007), Silva (2000; 2010) e Dubar (2005), visto que o trabalho apresenta implicações com questões de identidades. Poynton (1989) e Magalhães (1995, 2006) também são referências para estudos acerca das identidades de gênero social. Esses motes nos levam certamente aos estudos sobre as performatividades de gênero social de Butler (2018), bem como às relações entre gêneros e intragêneros sociais a partir de perspectivas críticas e decoloniais feministas (LUGONES, 2008, 2014; LAZAR, 2005, 2007; CARNEIRO, 2005; COLLINS, 2017, 2019; AKOTIRENE, 2019). Tendo em vista as especificidades da pesquisa, os estudos de ideologia são conceitos-chave. Nesse sentido, pauto-me nos achados de Althusser (1974; 1980), Žižek (1996), Gee (1990), Gramsci (1971), Van Dijk (1998), Thompson (2011), Eagleton (1997), no que se refere às ideologias estabelecidas socialmente para homens e mulheres, na vida social e no mercado de trabalho. Saffioti (1995, 2001, 2004; 2015); Rocha (1996), Segato (2018b), Brasil (2006; 2015) acerca da violência e mais especificamente, violência contra mulher. Para tanto, o objetivo geral é compreender os efeitos sociais, discursivos e identitários como contribuições sociais trazidas para a vida das egressas a partir do Programa Mulheres Mil, do IF Goiano. Considerando os objetivos do Programa, tem-se como objetivos específicos: a) analisar representações discursivas relacionadas às questões de gênero social, entrecruzamento de discursos e interseccionalidade; b) analisar as representações de vivências com a violência na constituição identitária das egressas do Programa Mulheres Mil, com vistas a compreender como essas práticas são negociadas, interpretadas e quais foram as estratégias de combate à violência doméstica e familiar discutidas durante o curso, como sugerem os eixos norteadores do Programa Mulheres Mil; c) verificar de que modo o acesso às leis e aos direitos da mulher, discutidos nos cursos, influenciaram nas práticas de combate à violência sofrida pelas mulheres; e d) verificar os efeitos do Programa Mulheres Mil na vida das egressas no tocante ao mercado de trabalho e seus desdobramentos discursivos. Assim, uso as seguintes técnicas e instrumentos para a geração de dados: questionários, entrevistas semiestruturadas individuais, gravadas em áudio e análise documental com base em Bauer e Gaskell (2017) e Flick (2009). Portanto, o estudo parte da seguinte problemática: como o Programa Mulheres Mil mostra sua materialidade na redução das desigualdades de gênero ao abordar questões de gênero, raça, nível de escolaridade e classe social nas práticas sociais cotidianas das mulheres atendidas? Os resultados apontam para lutas sociais tanto nas relações de poder inerentes ao processo de constituição identitária dessas mulheres quanto na resistência às diversas formas de violência doméstica e familiar. Além disso, mostram que o processo de constituição das identidades se dá na multiplicidade, no imbricamento das concepções ideológicas e nas relações de recusa e pertença, autoatribuídas e atribuídas socialmente pelas representações sociais de gênero e as interseccionalidades que as circundam.
Abstract: This thesis is the completion of a study on former students’ discourse related to the program “Mulheres Mil” (Thousand Women Program), provided within the range of the Federal Institute - IF Goiano in 2017. The collaborators are ten former students of each of the following courses, on their respective Campi: Milk derivatives processing, fruits and vegetables in Ceres; Home garden in Hidrolândia; Finger food maker in Iporá and Urutaí; Manicure and Pedicure in Rio Verde and Handcrafts in Posse. The social problem or issue that drives the study is gender inequality, precisely, the violence against women. Throughout the paper, based on the actions and speeches made by the former students about the effects of the Program in their lives, I problematize gender issues and their intersections within global and local contexts that disclose several patterns of violence, but also disclose practices of emancipation, empowerment and resistance. This is, in fact, my focus for the analyses (the intersection of representational and identational meanings, without banishing the actional ones). The investigation is anchored by the theoretical and methodological contributions of Critical Discourse Analysis (CDA) and Critical Discourse Studies (CDS), supported by Fairclough (2000; 2001; 2003; 2016 [1992]), Chouliaraki and Fairclough (1999), Wodak (2003), Wodak and Meyer (2001), Van Dijk (2004), as well as insertions in Critical Education (FREIRE, 2012; GIROUX, 1997; HOOKS, 2013, 2019). I also anchor this research on the studies of Giddens (2002), Hall (2006), Bauman (2001; 2005; 2007), Silva (2000; 2010), and Dubar (2005), once the work confers inferences with issues related to identities. Poynton (1989) and Magalhaes (1995, 2006) are also references for studies about social gender identities. These motifs certainly lead us to Butler's (2018) studies on social gender performativities, as well as sociais gender and intragender relations from critical and decolonial feminist perspectives (LUGONES, 2008, 2014; LAZAR, 2005, 2007; CARNEIRO, 2005; COLLINS, 2017, 2019; AKOTIRENE, 2019). Once stated the research particularities, ideology studies are key concepts. In this sense, I base myself on the findings of Althusser (1974; 1980), Žižek (1996), Gee (1990), Gramsci (1971), Van Dijk (1998), Thompson (2011) and Eagleton (1997), regarding to the socially established ideologies for men and women, in social life and in the labor market. I also ground myself on the studies of Saffioti (1995, 2001, 2004; 2015); Rocha (1996), Segato (2018b) and Brazil (2006; 2015) concerning violence and more specifically, violence against women. In order to set it all, the general goal is to understand the social, discursive and identity effects as sociais contributions brought to the lives of the former students from the “Mulheres Mil” program (Thousand Women Program), of IF Goiano. Taking into account the objectives of the Program, we have specific objectives such as: a) analyze discursive representations related to social gender issues, intersectionality and discourses; b) analyze the representations of experiences with violence in the identity constitution of the former students from the “Mulheres Mil” program (Thousand Women Program), in order to understand how these practices are settled, comprehended and what strategies to combat domestic and family violence were debated during the course, as suggested by the guiding axes of the “Mulheres Mil” program (Thousand Women Program); c) verify how the access to laws and women's rights, discussed in the courses, influenced the practices to tackle the violence against women; and d) verify the effects of the “Mulheres Mil” program (Thousand Women Program) in the former students’ lives regarding the labor market and its discursive developments. Accordingly, I use the following techniques and instruments for data generation: questionnaires, semi-structured individual interviews, audio recorded and documentary analysis based on Bauer and Gaskell (2017) and Flick (2009). Therefore, the study starts from the following problematic: How does the “Mulheres Mil” program (Thousand Women Program) materialize the decrease of gender inequalities by addressing issues of gender, race, level of schooling, and social class in the daily social practices of the attended women? The results point to social struggles either in the relations of power inherent to the process of identity constitution of these women or in the resistance to the various forms of domestic and family violence. Furthermore, they show that the process of constitution of identities occurs in multiplicity, in the intermingling of ideological conceptions, in relations of refusal and belonging, self-attributed and socially attributed by the social representations of gender and the intersectionalities that surround them.
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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