Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/44143
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_CaracteristicasIlustrativasRepresentacoes.pdf469,63 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Características ilustrativas das representações visuais de recursos hídricos em livros didáticos de Biologia
Autre(s) titre(s): Illustrative features of visual representations of water resources in Biology textbooks
Características ilustrativas de las representaciones visuales de los recursos hídricos en los libros de texto de Biología
Auteur(s): Menezes, João Paulo Cunha de
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-2566-3957
Assunto:: Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia
Ciências
Recursos hídricos
Date de publication: jui-2021
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul
Référence bibliographique: MENEZES, J. P. Características ilustrativas das representações visuais de recursos hídricos em livros didáticos de Biologia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 3, p. 1-16, 5 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a30. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2902. Acesso em: 07 jun. 2022.
Résumé: As representações visuais são onipresentes nos livros de ciências da atualidade e, nos últimos anos, se tornaram um objeto de crítica e avaliação. Desta forma, este artigo teve por objetivo avaliar as representações visuais sobre recursos hídricos apresentadas em todas as coleções de Livros Didáticos de Biologia sugeridas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2018, do Ensino Médio. Os livros foram analisados segundo proposta por Gkitzia e colaboradores que analisaram detalhadamente as representações visuais em livros didáticos. Os resultados encontrados indicam que as obras analisadas apresentaram representações visuais, na grande maioria, adequadas. O fator limitante foi o grau de relação das imagens com as informações contidas no texto, pois não mencionavam ou mencionavam parcialmente as imagens ao capítulo.
Abstract: Visual representations are ubiquitous in science textbooks today and, in recent years, have become an object of criticism and evaluation. Thus, this article aimed to evaluate the visual representations about water resources presented in all the Biology textbook collections suggested by the 2018 National Textbook and Teaching Material Program for High School. The books were analyzed as proposed by Gkitzia and collaborators who analyzed in detail the visual representations in textbooks. The results found indicate that the analyzed works presented visual representations, for the most part, adequate. The limiting factor was the degree to which the images related to the information contained in the text, since they did not mention or partially mentioned the images in the chapter.
Resumen: Las representaciones visuales son omnipresentes en los libros de texto de ciencias hoy en día y, en los últimos años, se han convertido en objeto de crítica y evaluación. De esta manera, este artículo tuvo como objetivo evaluar las representaciones visuales sobre los recursos hídricos que se presentan en todas las colecciones de Libros de Texto de Biología sugeridas por el Programa Nacional de Libros y Textos de Bachillerato 2018. Los libros fueron analizados según la propuesta de Gkitzia y colaboradores, que analizaron en detalle las representaciones visuales en los libros de texto. Los resultados encontrados indican que las obras analizadas presentan representaciones visuales, en su gran mayoría, adecuadas. El factor limitante fue el grado de relación de las imágenes con la información contenida en el texto, ya que no mencionaron o mencionaron parcialmente las imágenes al capítulo.
Licença:: (CC BY NC SA)
DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a30
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/44143/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.