Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44218
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_MigrantesHaitianosMercado.pdf450,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Migrantes haitianos e mercado de trabalho no Distrito Federal : uma análise sociológica a partir da perspectiva das relações sociais de gênero
Autor : Dutra, Delia
Assunto:: Haitianos
Mercado de trabalho - Brasil
Gênero
Fecha de publicación : 26-oct-2017
Editorial : Grupo de Trabalho CLACSO Migração Sul-Sul
Citación : DUTRA, Delia. Migrantes haitianos e mercado de trabalho no Distrito Federal: Uma análise sociológica a partir da perspectiva das relações sociais de gênero. Périplos: Revista de Estudos sobre Migrações, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 47–57, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/5873. Acesso em: 3 fev. 2022.
Resumen : Ao longo das suas trajetórias de vida, os indivíduos vão configurando um espaço próprio, singular, que lhes outorga diferentes posições na estrutura social. Tais trajetórias são afetadas por diversos fatores, individuais e estruturais, dando como resultado uma variedade de formas de ação social, dentre das quais a migração”“ seja para além das fronteiras do Estado-nação ou dentro delas. No intuito de avançar numa compreensão sociológica do que definimos como sendo objeto desse texto: caracterizar a inserção de um grupo de migrantes haitianos no mercado de trabalho do Distrito Federal desde uma perspectiva de gênero, organizamos o texto apresentando duas seções principais, para além da introdução e da conclusão. Primeira, uma breve contextualização sobre a migração haitiana para o Brasil; segunda, levantamos algumas reflexões pontuais sobre gênero e migração, com foco nas especificidades dessa pesquisa em particular. Para isso, apresentamos o perfil dos migrantes entrevistados separados em dois grupos, mulheres e homens migrantes, para caracterizá-los a partir das seguintes variáveis: idade, ano de chegada ao país, estado civil e situação familiar, escolaridade e situação de moradia. Com base nisso, analisamos a inserção no mercado de trabalho dos e das migrantes identificando principalmente três tendências que ocorrem dentre o grupo de mulheres e homens migrantes: a divisão sexual do trabalho, a segregação ocupacional e a discriminação retributiva.
Licença:: (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/5873. Acesso em: 3 fev. 2022.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/44218/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.