http://repositorio.unb.br/handle/10482/44238
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_GustavoCândidoOrnelas.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O direito à educação e a justiça social em tempos pandêmicos : um diálogo com a teoria crítica |
Autor(es): | Ornelas, Gustavo Cândido |
E-mail do autor: | mailto:gustavoornelas54@gmail.com |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Direito à educação Pandemia Covid-19 Justiça social |
Data de publicação: | 14-Jul-2022 |
Data de defesa: | 2-Mai-2022 |
Referência: | ORNELAS, Gustavo. O direito à educação e a justiça social em tempos pandêmicos: um diálogo com a teoria crítica. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, linha de pesquisa Educação em e para Direitos Humanos e Cidadania, da Universidade de Brasília. A pesquisa tem como objetivo central analisar o direito à educação e a justiça social em tempos pandêmicos a partir de diálogos com estudiosos da chamada teoria crítica. Os objetivos da pesquisa são: a) identificar os elementos constitutivos do capitalismo contemporâneo e sua interface com a crise político-sanitária em curso; b) analisar, à luz da teoria crítica, os tensionamentos impostos pela pandemia da covid-19; c) compreender o direito à educação como uma imbricação dialética da categoria justiça social para rever as assimetrias educacionais deste tempo. A pandemia da covid-19 tornou-se o recorte temporal desta pesquisa para invocar as análises, as leituras e as compreensões que atingiram os sujeitos da educação, que também são sujeitos de direitos. Este trabalho foi realizado a partir de perspectivas metodológicas qualitativas, necessitando dos recursos de análises bibliográficas e documental, para, assim, traçar formulações filosófico-sociais para diagnosticar e analisar algumas das injustiças aprofundadas neste tempo. As leituras e análises estabelecidas nessa dissertação nos indicam que as assimetrias educacionais aprofundadas com a covid-19 reclamam pela urgência em articular o direito à educação e a justiça social (3Rs), para além das abstrações jurídicas, conectando-as com a vida e suas formas mercantilizadas e amalgamadas pelo capitalismo contemporâneo. |
Resumen: | Esta investigación está vinculada al Programa de Postgrado en Derechos Humanos y Ciudadanía, línea de investigación Educación en y para los Derechos Humanos y la Ciudadanía, de la Universidad de Brasilia. El estudio pretende analizar el derecho a la educación y la justicia social en tiempos de pandemia a partir de diálogos con estudiosos de la llamada teoría crítica. Los objetivos de la investigación son: a) identificar los elementos constitutivos del capitalismo contemporáneo y su interfaz con la crisis político-sanitaria en curso; b) analizar, a la luz de la teoría crítica, las tensiones impuestas por la pandemia del covid-19; c) entender el derecho a la educación como una imbricación dialéctica de la categoría de justicia social para revisar las asimetrías educativas de este tiempo. La pandemia del covid-19 se convirtió en el recorte temporal de esta investigación para invocar algunas análisis, lecturas y comprensiones que afectaron a los sujetos de la educación, que también son sujetos de derechos. Este trabajo se realizó desde perspectivas metodológicas cualitativas, necesitando los recursos del análisis bibliográfico y documental, para así esbozar formulaciones filosófico-sociales para diagnosticar y analizar algunas de las injusticias profundizadas en este tiempo. Las lecturas y análisis establecidos en esta disertación nos indican que las asimetrías educativas profundizadas con el covid-19 reclaman la urgencia en articular el derecho a la educación y la justicia social (3Rs), más allá de las abstracciones legales, conectándose con la vida y sus formas mercantilizadas y amalgamadas por el capitalismo contemporáneo. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
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