Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Euzébio, Umberto | - |
dc.contributor.author | Alves, Gabriella Karoline de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-14T21:56:06Z | - |
dc.date.available | 2022-07-14T21:56:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-21 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Gabriella Karoline de Jesus. Sequência didática para o ensino de Ecologia do Cerrado: abordagem na perspectiva da temática indígena. 2022. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44261 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD) sobre o ensino de Ecologia do Cerrado para o
Ensino Médio na perspectiva da temática indígena como alternativa e apoio aos professores
de Biologia em atendimento à Lei nº 11.645/2008. Com o intuito de transpor a dificuldade de
se incluir a temática indígena nos ambientes formais de ensino e compreender como é
explorado um currículo com abordagem das temáticas indígenas, foi feita uma pesquisa
documental e bibliográfica, acerca dos objetivos propostos pelos projetos políticos
pedagógicos (PPP) dos Cursos de Licenciatura Intercultural Indígena de instituições
superiores brasileiras. Assim, propiciar práticas pedagógicas que gerem reflexões e ações
sobre o papel da escola na defesa da cultura, do território e dos direitos, bem como na
valorização da interculturalidade são parte dos objetivos para a formação desse professor
específico. À vista disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê para o ensino de
Ecologia que os estudantes desenvolvam condições para perceber a vida em sua diversidade
de formas e níveis de organização atribuindo importância à natureza e a seus recursos,
considerando as consequências da ação antrópica e os limites das explicações e do próprio
conhecimento científico. Desta forma, com as atividades da SD é possível abordar sobre o
Cerrado dando enfoque na importância dos processos criativos da cultura que orientam as
relações entre humanos e o ambiente que habitam. Elas estão apresentadas como um
instrumento de contextualização do ensino sobre o bioma, utilizando como suporte os
recursos audiovisuais criados por indígenas e não-indígenas, os quais estão disponibilizados
na internet. Portanto, discutir sobre o Cerrado na perspectiva da temática indígena é abordar o
tema priorizando o cuidado do território, na proteção dos direitos, na manutenção da cultura;
pois, isso garante a manutenção da identidade de seus povos, seu modo de vida sustentável, o
qual mantém as funções do ecossistema. Por fim, defende-se que as mudanças de atitudes e
modos de pensar acontecem com o intercâmbio de conhecimentos sobre o fazer ciência em
culturas diferentes e se apresenta como um meio de aproximação dos diversos modos de
conhecer. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para o ensino de Ecologia do Cerrado : abordagem na perspectiva da temática indígena | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia - Cerrados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura intercultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Perspectiva indígena | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A Didactic Sequence (DS) was developed about the teaching of the Cerrado biome Ecology
for High School classes from the perspective of the subject of indigenous people as an
alternative method and support for Biology teachers in compliance with the Law nº.
11.645/2008. In order to overcome the difficulty of including the subject of indigenous people
in formal teaching environments as well as to understand how a curriculum with an approach
to indigenous subjects is explored, a documental and bibliographic research was carried out
on the objectives proposed by the pedagogical political projects (PPP) of Indigenous
Intercultural Licentiate Courses at Brazilian higher institutions. Thus, providing pedagogical
practices that promote reflections and actions on the role of the school in the defense of
culture, territory and rights are part of the objectives of the formation of this particular
teacher.In view of this, the National Common Curricular Base (BNCC) provides for the
teaching of Ecology that the students develop conditions to perceive life in its diversity of
forms and levels of organization as well as the appreciation of interculturality, attributing
importance to nature and its resources, considering the consequences of human action and the
limits of scientific knowledge and explanation themself. In this way, the author arguments
that through DSs activities it is possible to address the Cerrado biome, focusing on the
importance of the creative processes of culture that guide the relationships between humans
and the environment they inhabit. They are thus presented as an instrument for
contextualizing teaching about the biome, using audiovisual resources created by indigenous
and non-indigenous people as support, which are available on the internet. Therefore,
discussing the Cerrado from the perspective of indigenous people is to approach this subject
prioritizing the care for the territory, the protection of rights, the maintenance of culture;
because this guarantees the maintenance of the identity of these people, their sustainable way
of life, which conserve the functions of the ecosystem. Finally, it is argued that changes in
attitudes and ways of thinking happen with the exchange of knowledge about doing science in
different cultures. Therefor, this work presents itself as a means of bringing together
different ways of knowing. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|