http://repositorio.unb.br/handle/10482/44261
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_GabriellaKarolinedeJesusAlves.pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Sequência didática para o ensino de Ecologia do Cerrado : abordagem na perspectiva da temática indígena |
Autor : | Alves, Gabriella Karoline de Jesus |
Orientador(es):: | Euzébio, Umberto |
Assunto:: | Ecologia - Cerrados Ecologia - estudo e ensino Licenciatura intercultural Perspectiva indígena |
Fecha de publicación : | 14-jul-2022 |
Data de defesa:: | 21-mar-2022 |
Citación : | ALVES, Gabriella Karoline de Jesus. Sequência didática para o ensino de Ecologia do Cerrado: abordagem na perspectiva da temática indígena. 2022. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | Foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD) sobre o ensino de Ecologia do Cerrado para o Ensino Médio na perspectiva da temática indígena como alternativa e apoio aos professores de Biologia em atendimento à Lei nº 11.645/2008. Com o intuito de transpor a dificuldade de se incluir a temática indígena nos ambientes formais de ensino e compreender como é explorado um currículo com abordagem das temáticas indígenas, foi feita uma pesquisa documental e bibliográfica, acerca dos objetivos propostos pelos projetos políticos pedagógicos (PPP) dos Cursos de Licenciatura Intercultural Indígena de instituições superiores brasileiras. Assim, propiciar práticas pedagógicas que gerem reflexões e ações sobre o papel da escola na defesa da cultura, do território e dos direitos, bem como na valorização da interculturalidade são parte dos objetivos para a formação desse professor específico. À vista disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê para o ensino de Ecologia que os estudantes desenvolvam condições para perceber a vida em sua diversidade de formas e níveis de organização atribuindo importância à natureza e a seus recursos, considerando as consequências da ação antrópica e os limites das explicações e do próprio conhecimento científico. Desta forma, com as atividades da SD é possível abordar sobre o Cerrado dando enfoque na importância dos processos criativos da cultura que orientam as relações entre humanos e o ambiente que habitam. Elas estão apresentadas como um instrumento de contextualização do ensino sobre o bioma, utilizando como suporte os recursos audiovisuais criados por indígenas e não-indígenas, os quais estão disponibilizados na internet. Portanto, discutir sobre o Cerrado na perspectiva da temática indígena é abordar o tema priorizando o cuidado do território, na proteção dos direitos, na manutenção da cultura; pois, isso garante a manutenção da identidade de seus povos, seu modo de vida sustentável, o qual mantém as funções do ecossistema. Por fim, defende-se que as mudanças de atitudes e modos de pensar acontecem com o intercâmbio de conhecimentos sobre o fazer ciência em culturas diferentes e se apresenta como um meio de aproximação dos diversos modos de conhecer. |
Abstract: | A Didactic Sequence (DS) was developed about the teaching of the Cerrado biome Ecology for High School classes from the perspective of the subject of indigenous people as an alternative method and support for Biology teachers in compliance with the Law nº. 11.645/2008. In order to overcome the difficulty of including the subject of indigenous people in formal teaching environments as well as to understand how a curriculum with an approach to indigenous subjects is explored, a documental and bibliographic research was carried out on the objectives proposed by the pedagogical political projects (PPP) of Indigenous Intercultural Licentiate Courses at Brazilian higher institutions. Thus, providing pedagogical practices that promote reflections and actions on the role of the school in the defense of culture, territory and rights are part of the objectives of the formation of this particular teacher.In view of this, the National Common Curricular Base (BNCC) provides for the teaching of Ecology that the students develop conditions to perceive life in its diversity of forms and levels of organization as well as the appreciation of interculturality, attributing importance to nature and its resources, considering the consequences of human action and the limits of scientific knowledge and explanation themself. In this way, the author arguments that through DSs activities it is possible to address the Cerrado biome, focusing on the importance of the creative processes of culture that guide the relationships between humans and the environment they inhabit. They are thus presented as an instrument for contextualizing teaching about the biome, using audiovisual resources created by indigenous and non-indigenous people as support, which are available on the internet. Therefore, discussing the Cerrado from the perspective of indigenous people is to approach this subject prioritizing the care for the territory, the protection of rights, the maintenance of culture; because this guarantees the maintenance of the identity of these people, their sustainable way of life, which conserve the functions of the ecosystem. Finally, it is argued that changes in attitudes and ways of thinking happen with the exchange of knowledge about doing science in different cultures. Therefor, this work presents itself as a means of bringing together different ways of knowing. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.