Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Mendes, Rafael Veloso | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T21:54:19Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19T21:54:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-13 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Rafael Veloso. Narrativas dinâmicas de si: da Educação de Jovens e Adultos à Universidade de Brasília. 2022. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44296 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto de estudo são as narrativas de estudantes egressos da Educação de Jovens e Adultos
(EJA) inseridos na UnB. O objetivo geral da pesquisa foi compreender as trajetórias de
desenvolvimento de si do(a) universitário(a) egresso(a) da EJA a partir de suas narrativas,
levando em consideração os posicionamentos dinâmicos de si à luz da psicologia cultural. A
motivação para a realização desta pesquisa foi conhecer as narrativas temporais de estudantes
jovens e adultos, as razões que levaram esses estudantes à universidade, como foi a organização
para conseguir atingir esse sonho e qual o impacto de ingressar em um curso superior. Além
disso, faltam pesquisas que demonstrem as trajetórias de ingresso de estudantes dessa
modalidade específica no ensino superior, isso foi comprovado a partir da revisão de literatura.
Consoante a isso, surge a seguinte problematização: Como as narrativas de universitários(as)
egressos(as) da EJA se constitui na construção de conhecimento de si e do sentido do ambiente
acadêmico vivenciado por eles através do diálogo entre signos e selves? A abordagem
metodológica utilizada foi de cunho qualitativo, usou-se a pesquisa narrativa como método e a
entrevista narrativa como procedimento para a construção das informações empíricas. Ainda,
usou-se a análise documental para a construção de estatísticas indispensáveis à compreensão
do estudo. Tendo em vista as condições sanitárias advindas da pandemia da COVID-19, a
pesquisa foi realizada inteiramente de forma remota por meio de preenchimento de
questionários online, troca de e-mails e mensagens em aplicativos de conversas e ligações
telefônicas. Dos 26 participantes que preencheram o primeiro questionário, 5 foram
selecionados para o segundo questionário e 3 chegaram à etapa da entrevista. A narrativa de
uma participante foi selecionada para o aprofundamento analítico-interpretativo deste estudo.
Os resultados indicaram que os estudantes consideram que o ingresso no ensino superior foi
significativo para a modificação de fronteiras sociais que criam estereótipos negativos para os
estudantes da modalidade EJA. Nas narrativas, observou-se o diálogo dos diferentes
posicionamentos de self dos sujeitos, mostrando a capacidade de retomar e ressignificar
determinado posicionamento a partir das conquistas que vão sendo construídas ao longo da
trajetória de vida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Narrativas dinâmicas de si : da Educação de Jovens e Adultos à Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universitários - comportamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Self dialógico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The object of the study is the narratives from UnB students’ who are Youth and Adult Education
(EJA) egresses. The research general objective was to understand the self-development paths
of the university students, egresses from EJA, based on their narratives, taking into
consideration the dynamic positions of themselves, according the cultural psychology. The
motivation for this research was to know the temporal narratives of young and adult students,
the reasons that led these students to university, how was the organization to achieve this dream
and what was the impact of entering a higher education course. Furthermore, there is a lack of
research about the admission trajectories of students of this specific modality to higher
education, as confirmed by the literature review. Accordingly, the following problem arises:
How do the narratives of university students, egresses from EJA, constitute in the construction
of self-knowledge and the meaning of the academic environment experienced by them through
the dialog between signs and selves? The methodological approach used was qualitative, using
narrative research as a method and narrative interview as a procedure for the construction of
empirical information. Documentary analysis was also used for the construction of statistics,
which were essential to the understanding of the study. Due to the health conditions caused by
the COVID-19 pandemic, the research was conducted entirely remotely by filling out online
questionnaires, exchanging emails and messages on chat apps, and making phone calls. Of the
26 participants who completed the first questionnaire, 5 were selected for the second
questionnaire and 3 made it to the interview stage. The narrative of one participant was selected
for further analytical-interpretative study. The results indicated that the students consider that
entering higher education was significant for the modification of social boundaries that create
negative stereotypes for EJA students. In the narratives, the dialogue of the different selfpositions of the subjects was observed, showing the ability to resume and resignify a certain
position from the achievements that are being built along the trajectory of life. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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