Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lehmann, Michael Christian | - |
dc.contributor.author | Rangel, Nuno de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T17:36:58Z | - |
dc.date.available | 2022-07-26T17:36:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-13 | - |
dc.identifier.citation | RANGEL, Nuno de Moura. Nudges para a compliance tributária: um experimento randomizado e de longo prazo no Coren-MG. 2022. 84 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44330 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este experimento randomizado teve o objetivo de testar se a exibição de mensagens
na área de parcelamento no site da administração tributária é capaz de alterar a arquitetura de
escolhas do contribuinte e contribuir para a conformidade tributária. Trata-se de estratégia de
baixo custo conceituada como nudge. Os tributos estudados foram as anuidades devidas pelos
profissionais de enfermagem ao Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, Coren-
MG. Os parcelamentos foram realizados entre 28/02/2020 e 27/02/2021 e os pagamentos
foram acompanhados até 24/03/2022. As mensagens abordaram aspectos relativos ao binômio
detecção/punição, aos aspectos éticos do pagamento, à provisão dos serviços públicos e à
capacidade computacional. Verificou-se que: a) a exibição de mensagens no site do ente
público é capaz de influenciar a conformidade tributária; b) indivíduos com características
distintas reagem de formas e intensidades distintas em relação à aplicação dos nudges; c) os
aspectos da deterrence prevalecem como motivação para os indivíduos inadimplentes
buscarem a conformidade tributária; para os adimplentes, não houve diferença estatisticamente
significante entre os aspectos da detecção/punição, da provisão dos serviços públicos e da
ética; d) a distinção na magnitude dos efeitos dos nudges entre os indivíduos de níveis de
escolaridade distintos pode decorrer dos anos de estudo em si ou da melhor remuneração, que
implica em menores restrições financeiras, permitindo ao indivíduo um maior leque de escolhas
capazes de lhe trazer uma maior utilidade; e) a diferença de efeitos entre a variável “Realizou
acordo” e as “Porcentagem paga” e “Acordo pago” demonstra que os nudges influenciam de
forma diferenciada as diversas etapas necessárias para a conformidade tributária; f) os
contribuintes apresentam limitação computacional no momento da decisão sobre a
conformidade tributária. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Nudges para a compliance tributária : um experimento randomizado e de longo prazo no Coren-MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conformidade tributária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nudge | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exibição de mensagens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias de arrecadação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This randomized experiment aimed to test whether the display of messages in the
installment area on the tax administration website is able to change the architecture of taxpayer
choices and contribute to tax compliance. This is a low-cost strategy conceptualized as nudge.
The taxes studied were the annuities owed by nursing professionals to the Regional Nursing
Council of Minas Gerais, Coren-MG. The installments were made between February 28, 2020
and February 27, 2021 and the payments were monitored until March 24, 2022. The messages
addressed aspects related to the detection/punishment binomial, the ethical aspects of
payment, the provision of public services and computing capacity. It was found that: a) the
display of messages on the public entity's website is capable of influencing tax compliance; b)
individuals with different characteristics react in different ways and intensities in relation to the
application of nudges; c) aspects of deterrence prevail as a motivation for defaulting individuals
to seek tax compliance; for compliants, there was no statistically significant difference between
the aspects of detection/punishment, provision of public services and ethics; d) the difference in
the magnitude of the effects of nudges between individuals of different levels of education may
result from the years of study itself or from better remuneration, which implies less financial
restrictions, allowing the individual a greater range of choices capable of bringing a greater
utility; e) the difference in effects between the variable “Agreement Made” and “Percentage
Paid” and “Agreement paid” demonstrates that nudges have a different influence on the various
steps necessary for tax compliance; f) taxpayers have computational limitations when deciding
on tax compliance. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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