http://repositorio.unb.br/handle/10482/44379
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_DanielAlvesdaCunha.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Modelo de estimativa de risco operacional em aeroportos |
Autor(es): | Cunha, Daniel Alves da |
Orientador(es): | Andrade, Michelle |
Assunto: | Aviação Civil - segurança operacional Risco operacional Infraestrutura aeroportuária Gerenciamento de riscos |
Data de publicação: | 2-Ago-2022 |
Data de defesa: | 26-Nov-2021 |
Referência: | CUNHA, Daniel Alves da. Modelo de estimativa de risco operacional em aeroportos. 2021. ix, 131 f., il. Tese (Doutorado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A regulamentação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) estabelece que o gerenciamento da segurança operacional da aviação civil dos Estados signatários deve ser realizado preferencialmente com base em risco preditivo, devendo haver um nível aceitável de desempenho de segurança operacional, e que se busque a melhoria contínua da segurança com base em ações vinculadas a indicadores de segurança. O Estado Brasileiro ainda não se adequou totalmente a estas orientações. Sendo assim, este trabalho objetivou desenvolver um modelo de estimativa de risco operacional da infraestrutura aeroportuária que atendesse às diretrizes da OACI, agregando variáveis de diferentes características em um único índice para uso na otimização do State Safety Programme (SSP) brasileiro. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica que fornecesse subsídios teóricos para o desenvolvimento de um modelo preditivo de risco, considerando variáveis operacionais e regulatórias. Foi inserida uma variável de custos no modelo que trouxe um nível adicional de compreensão acerca do comportamento do risco nos aeroportos, abrindo possibilidade para analises de risco de impacto regulatório mais robustas e precisas. A abordagem desenvolvida mostrou-se aderente à realidade mensurada do risco nos aeroportos brasileiros, com um alto nível de correlação entre o risco realizado e o risco estimado pelo modelo (0,82). Após a estimativa de risco de cada aeroporto, estes foram ranqueados e foi proposto o Nível Aceitável de Desempenho de Segurança Operacional (NADSO) dos aeroportos brasileiros (2,51). Adicionalmente, foram sugeridas medidas de gerenciamento de risco e de análise de impacto regulatório buscando a melhoria contínua da segurança operacional, atendendo à demanda existente da OACI desde 2013. Destaca-se a possibilidade de aplicação do modelo para estimar o risco de outras áreas da operação aeronáutica, como a operação de empresas aéreas, por exemplo, uma vez que as variáveis utilizadas são comuns e presentes nesses contextos. Estudos futuros podem se valer do modelo desenvolvido para aprimorar as técnicas de estimativa e controle de riscos na aviação civil, e com isso garantir o atendimento do objetivo final da regulação setorial, quel seja, operações cada vez mais eficiêntes e seguras para os usuários. |
Abstract: | The regulations of the International Civil Aviation Organization (ICAO) establish that the safety management of civil aviation of the signatory States must be carried out preferably based on predictive risk, and that there must be an acceptable level of operational safety performance, and that the continuous improvement of safety based on actions linked to safety indicators. The Brazilian State has not yet fully adapted to these guidelines. Therefore, this work aimed to develop an operational risk estimation model for airport infrastructure that meets the ICAO guidelines, aggregating variables with different characteristics in a single index for use in the optimization of the Brazilian State Safety Program (SSP). For this, a literature review was carried out to provide theoretical support for the development of the predictive risk model, considering operational and regulatory variables. A cost variable was included in the model that brought an additional level of understanding about the behavior of risk at airports, opening up the possibility for more robust and accurate regulatory impact risk assessments. The approach developed proved to be in line with the measured reality of risk in Brazilian airports, with a high level of correlation between the real risk and the risk estimated by the model (0.82). After estimating the risk of each airport, they were ranked and the Acceptable Level of Safety Performance (ALoSP) for Brazilian airports was proposed (2.51). Additionally, risk management and regulatory impact analysis measures were suggested, seeking the continuous improvement of operational safety, meeting the existing demand of the OACI since 2013. The possibility of applying the model to estimate the risk of other areas of aeronautical operation is highlighted, such as the operation of airlines, for example, since the variables used are common and present in these contexts. Future studies can make use of the model developed to improve risk estimation and control techniques in civil aviation, and thereby ensure that the final objective of sectorial regulation is met, that is, increasingly efficient and safer operations for users. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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