http://repositorio.unb.br/handle/10482/44400
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CursoPedagogiaBrasil.pdf | 962,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Curso de Pedagogia no Brasil : tensões, controvérsias e perspectivas |
Other Titles: | Pedagogy course in Brazil : tensions, controversies and perspectives Curso de pedagogía en Brasil : tensiones, controversias y perspectivas |
Authors: | Militão, Andréia Nunes Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-1494-8375 https://orcid.org/0000-0002-4639-8400 |
Assunto:: | Pedagogia - estudo e ensino Professores - formação Diretrizes curriculares |
Issue Date: | 2-Sep-2021 |
Publisher: | ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação |
Citation: | MILITÃO, Andréia Nunes; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Curso de Pedagogia no Brasil: tensões, controvérsias e perspectivas. Formação em movimento: revista da ANFOPE, Seropédica, v. 3, n. 5, p. 17-28, jan./jun. 2021. DOI 10.38117/2675-181X.formov2021.v3i1n5.17-28. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/925. Acesso em: 03 ago. 2022. |
Abstract: | O curso de Pedagogia no Brasil tem uma trajetória marcada por disputas de diferentes projetos formativos, notadamente pela contenda em torno da identidade e da organização do curso, expressa na formação que oferece, no campo de atuação desse profissional e no lócus dessa formação. As vigentes Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Pedagogia, de 2006, sistematizaram a docência como identidade e princípio norteador, agregada à possibilidade de construção e requerimento de conhecimentos pedagógicos em diferentes modalidades e espaços educativos tendo a gestão e a pesquisa como elementos constituintes. Contudo, a Resolução n.º 02/2019 abriu caminho para a fragmentação do curso de Pedagogia, além de segmentar a gestão da docência e silenciar sobre a pesquisa como princípio formativo. Este dossiê visa reunir estudos de pesquisadores que possuem um acúmulo histórico e investigativo sobre a Pedagogia como campo de conhecimento e como campo profissional e seus diferentes mecanismos de regulação, com vistas a analisar criticamente a proposta apontada pela Resolução n.º 2/2019 desvelando, assim, suas controvérsias, tensões e perspectivas. A questão que percorre o presente Dossiê, composto por 14 artigos, de autores de diversas instituições brasileiras, portanto, é: Quais são as implicações da ResoluçãoCNE/CP n.º 2/2019 para o curso de Pedagogia? |
Abstract: | The Pedagogy course in Brazil has a trajectory marked by disputes of different formative projects, nodded by the contention around the identity and organization of the course, expressed in the training it offers, in the field of action of this professional and in the locus of this training. The current National Curriculum Guidelines for the Pedagogy Course, 2006, systematized teaching as identity and guiding principle, added to the possibility of construction and application of pedagogical knowledge in different modalities and educational spaces with management and research as constituent elements. However, Resolution no. 02/2019 paved the way for the fragmentation of the Pedagogy course, in addition to segmenting teaching management and silencing research as a formative principle. This dossier aims to gather studies of researchers who have a historical and investigative accumulation on Pedagogy as a field of knowledge and as a professional field and its different regulatory mechanisms, with a view to critically analyzing the proposal pointed out by Resolution no. 2/2019 thus unto recalling its controversies, tensions and perspectives. The question that goes through this Dossier, composed of 14 articles of authors from various Brazilian institutions, therefore, is: What are the implications of CNE/CP Resolution no. 2/2019 for the Pedagogy course? |
Resumen: | El curso de Pedagogía en Brasil tiene una trayectoria marcada por disputas de diferentes proyectos formativos, asentidos por la contención en torno a la identidad y organización del curso, expresada en la formación que ofrece, en el campo de acción de este profesional y en el lugar de esta formación. Los actuales Lineamientos Curriculares Nacionales para el Curso de Pedagogía, 2006, sistematizaron la enseñanza como identidad y principio rector, sumó a la posibilidad de construcción y aplicación de conocimientos pedagógicos en diferentes modalidades y espacios educativos con la gestión y la investigación como elementos constitutivos. Sin embargo, la Resolución Nº 2/2019 allanó el camino para la fragmentación del curso de Pedagogía, además de segmentar la gestión docente y silenciar la investigación como principio formativo. Este dossier tiene como objetivo reunir estudios de investigadores que tienen una acumulación histórica e investigativa sobre la Pedagogía como campo de conocimiento y como campo profesional y sus diferentes mecanismos normativos, con miras a analizar críticamente la propuesta señalada por la Resolución Nº 02/2019 para así recordar sus controversias, tensiones y perspectivas. La pregunta que recorre este Dossier, compuesto por 14 artículos, de autores de diversas instituciones brasileñas, por lo tanto, es: ¿Cuáles son las implicaciones de la Resolución CNE/CP N° 2/2019 para el curso de Pedagogía? |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Licença:: | Formação em movimento: revista da ANFOPE - Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação. Fonte: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/about/submissions. Acesso em: 03 ago. 2022. |
DOI: | https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2021.v3i1n5.17-28 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.