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2022_OdaraKarinnedaSilvaPereiraRibeiro.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorNicolini, Eduardo Olívio Ravagni-
dc.contributor.authorRibeiro, Odara Karinne da Silva Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-09T21:54:43Z-
dc.date.available2022-08-09T21:54:43Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.date.submitted2022-06-07-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Odara Karinne da Silva Pereira. A inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas no espaço escolar e a Educação Física. 2022. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44463-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO processo de inclusão é um dos princípios que orientam a educação brasileira, visando proporcionar a todos os estudantes oportunidades para seu desenvolvimento socioeducativo integral. A Educação Física, disciplina curricular, deve participar desse importante processo, considerando a importância do movimento como meio facilitador das capacidades cognitivas. O estudo visou desvelar os fatores que podem influenciar no processo inclusivo de Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas - ENEEs, mediante o relato da experiência de dez gestores, desse processo inclusivo, isto é, professores de Educação Física, lotados na Secretaria de Educação do Distrito Federal. O estudo se enquadra no viés do paradigma sócio crítico, uma vez que a investigação foi constituída de forma participativa, mediante suporte teórico que permitiu a análise do fenômeno inclusivo, revelado dentro de diferentes paradigmas associados a formação inicial dos professores entrevistados, do material pedagógico disponível nas unidades de ensino, e das interações que no espaço escolar podem ser estabelecidas como meio de superar dificuldades técnicas e teóricas, ligadas a prática profissional. Pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, a coleta de dados, foi implementada através de entrevistas semiestruturadas. As explanações dos professores permitiram compreender que o processo inclusivo dos ENEEs, nas aulas de Educação Física, pode ser facilitado ou dificultado, não apenas pela falta de preparo inicial do professor, da falta de condições materiais que auxiliem nesse processo, ou na falta de interação entre as diversas instancias que compõem o cotidiano escolar, porém na consideração do espaço de aprendizagem como um espaço de vida uma vez que, estando na escola e presente nas aulas de Educação Física, qualquer estudante, com ou sem necessidades específicas, já está incluso. Com a perspectiva de contribuições futuras o estudo também trouxe como resultado a produção de um vídeo que tem como objetivo estimular e ressaltar a necessária participação, da educação física, no processo do ensino-aprendizagem inclusivo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas no espaço escolar e a Educação Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educacionais específicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The inclusion process is one of the principies that guide Brazilian education, aiming to provide ali students with opportunities for their integral socio-educational development. Physical Education, a curricular discipline, must participate in th is important process, considering the importance of movement as a means of facilitating cognitive abilities. The study aimed to reveal the factors that can influence the inclusive process of Students with Specific Educational Needs - ENEEs, through the report of the experience of ten managers, of this inclusive process, that is, Physical Education teachers, assigned to the Department of Education ofthe Federal District. . The study fits into the bias of the socio-critical paradigm, since the investigation was constituted in a participatory way, through theoretical support that allowed the analysis of the inclusive phenomenon, revealed within different paradigms associated with the initial training of the interviewed teachers, the pedagogical material available in teaching units, and the interactions that can be established in the school space as a means of overcoming technical and theoretical difficulties, linked to professional practice. Qualitative research, of a phenomenological nature, data collection, was implemented through semi-structured interviews. The explanations of the teachers made it possible to understand that the inclusive process of ENEEs, in Physical Education classes, can be facilitated or hindered, not only by the lack of initial preparation of the teacher, the lack of material conditions that help in this process, or the lack of interaction between the various instances that make up the school routine, but considering the leaming space as a living space since, being at school and present in Physical Education classes, any student, with or without specific needs, is already included . With the perspective of future contributions, the study also resulted in the production of a video that aims to stimulate and emphasize the necessary participation of physical education in the inclusive teaching - leaming process.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:odarakspr@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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