Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Baines, Stephen Grant | - |
dc.contributor.author | Santana, Juliana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T21:56:42Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09T21:56:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Juliana dos Santos. Da borduna à caneta: o levante do povo Tupinambá e a luta pela demarcação do seu território. 2022. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44468 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo entender o papel da educação no processo de construção
e fortalecimento da identidade étnica do povo Tupinambá. Através da etnografia das
práticas e vivências dos Tupinambá de Olivença abordamos a forma como estas têm no
seu viés a finalidade de reproduzir o aprendizado, assim como o lugar fundamental dos
anciãos nesse processo de compartilhamento de saberes e transmissão da memória
histórica deste povo. Trata-se de práticas e vivências que, apesar de diferentes tentativas
de exclusão e apagamento, têm sido ressignificadas para contribuir no processo de luta
deste povo pelo seu reconhecimento étnico e pela demarcação das suas terras. A luta por
uma educação foi o que resultou na organização do movimento Tupinambá pelos seus
direitos, entendendo a educação escolar indígena como um espaço de valorização da
educação indígena, cultura, tradição, costumes do povo e enquanto uma estratégia de luta
pela garantia dos seus direitos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da borduna à caneta : o levante do povo Tupinambá e a luta pela demarcação do seu território | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade étnica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resistência Tupinambá | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this study is to understand the role of education in the building and
strengthening of the ethnic identity of the Tupinambá people. Through the ethnography
of the practices and experiences of the Tupinambá of Olivença, we approach the way in
which they act on reproducing learning, as well as the fundamental place of the elders in
this process of sharing knowledge and transmitting the historical memory of this people.
These are practices and experiences that, despite numerous attempts at exclusion and
elimination, have been redefined to contribute to this people's struggle for their ethnic
recognition and for the demarcation of their lands. The struggle for education resulted in
the organization of the Tupinambá’s movement for their rights, understanding indigenous
scholar education as a space that values indigenous education, culture, traditions, customs
of the people and as a strategy to fight to guarantee their rights. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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