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Título: Competências para gerenciamento do cuidado em unidade de pronto atendimento do Distrito Federal
Autor(es): Mihaliuc, Domitília Bonfim de Macêdo
E-mail do autor: domibonfim@gmail.com
Orientador(es): Santos, Walterlânia Silva
Assunto: Competência profissional
Enfermeiros
Competência profissional
Unidades de Pronto Atendimento (UPA)
Data de publicação: 12-Ago-2022
Referência: MIHALIUC, Domitília Bonfim de Macêdo. Competências para gerenciamento do cuidado em unidade de pronto atendimento do Distrito Federal. 2019. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: OBJETIVO: Compreender as competências do enfermeiro para gerenciamento do cuidado em unidade de pronto atendimento. MÉTODO: Pesquisa qualitativa, realizada de outubro a dezembro de 2018, cuja estratégia utilizada para a coleta de dados foi entrevista semiestruturada, individual, com onze enfermeiros assistenciais, em três diferentes unidades de pronto atendimento do Distrito Federal. Realizamos agendamento prévio e a entrevista foi executada em ambiente reservado. Para tratar os dados qualitativos, aplicamos análise de conteúdo, modalidade temática. Este trabalho foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa com seres humanos da instituição proponente, parecer número 2.780.891, e da instituição coparticipante, parecer número 2.921.932. RESULTADOS: Entrevistamos três homens e oito mulheres, todos tinham pósgraduação, mas somente dois participantes eram especialistas em urgência e emergência, tinham idade média de trinta e cinco anos de idade, e oito entrevistados atuam no serviço supracitado há mais de seis anos. Sete enfermeiros tinham mais de 10 anos de formação profissional. Foram identificadas oito categorias temáticas: 1. Comunicação; 2. Decisões; 3. Intervir no processo de trabalho; 4. Trabalho em equipe; 5. Enfrentar situações em constante mudança; 6. Reconhecer a influência das relações de trabalho na saúde; 7. Reconhecer-se como coordenador de trabalho da equipe e do processo de cuidado; 8. Integrar suas ações com as multiprofissionais. A primeira categoria foi relatada em todas as entrevistas e está relacionada com a passagem de plantão, a resolução de pendências, as orientações enfermeiro-paciente e a comunicação entre enfermeiro e equipe de enfermagem e enfermeiro e equipe multiprofissional. As decisões estavam presentes na classificação de risco, durante a priorização de atividades gerenciais e quando é necessário ordenar as atividades assistenciais. A terceira categoria foi relacionada com a resolução de demandas que ultrapassam a capacidade da unidade de pronto atendimento. O trabalho em equipe representou a articulação com a equipe de enfermagem e a equipe multiprofissional. O enfrentamento das situações em constante mudança referia-se à convivência com sofrimento, estresse e frustração. A sexta categoria foi relacionada à mediação de conflitos. Reconhecer-se como coordenador de equipe e do processo de trabalho gerou quatro subcategorias: 7.1 desempenho assistencial e humanização; 7.2 gerenciamento de materiais, de equipamentos, de pessoas e do serviço; 7.3 liderança; 7.4 educação continuada. Já a última categoria identificou a fragilidade dos enfermeiros de integrar suas ações com os outros profissionais. Verificamos assim, que as competências do enfermeiro para o gerenciamento do cuidado em unidade de pronto atendimento são: comunicação, tomada de decisão rápida, trabalho em equipe, equilíbrio emocional, mediação de conflitos, desempenho assistencial, proatividade e liderança. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O gerenciamento do cuidado do enfermeiro depende de competências, que devem ser reforçadas por meio de educação permanente aos profissionais que atuam nesses serviços. Essas competências devem ser também desenvolvidas durante o processo de formação profissional e de pós-graduação.
Abstract: GOAL: To understand nurses' skills for assistance management in an emergency care unit. METHOD: Qualitative research, conducted from October to December 2018, where the strategy used for data collection was an individual semi-structured interview of eleven emergency nurses in three different emergency care units in the Federal District. The interviews were previously scheduled and carried out in a secluded environment. To handle the qualitative data, we utilized content analysis, thematic modality. This work was approved by the Ethics and Research Committee, by the personnel of the proposing institution, opinion number 2,780,891, and of the co-participant institution, opinion number 2,921,932. RESULTS: We interviewed three men and eight women, all had graduate degrees; however, only two participants were specialists in urgency and emergency care; the interviewees were 35 years old in average, and eight of them have worked in the aforementioned fields for more than six years. Seven nurses had more than 10 years of professional training. Eight thematic categories were applied: 1. Communication; 2. Decisions; 3. Intervention in the work process; 4. Teamwork; 5. Facing constantly changing situations; 6. Recognizing the influence of work relationships on one’s health; 7. Recognizing themselves as coordinators of the team’s work and of the care process; 8. Integrating their actions with those of professionals of other areas. The first category was reported in all interviews, and refers to the transition of shift change, the resolution of pending issues, the nurse-patient orientations, the communication between the nurse and the nursing team and between the nurse and the multidisciplinary team. Decisions were made during the risk classification, during the prioritizing of managerial activities, and anytime it was necessary in order to regulate the assistance activities. The third category referred to the resolution of demands beyond the scope of the Emergency care unit. Teamwork comprised the articulation between the nursing team and the multidisciplinary team. Handling the constantly changing situations included living with suffering, stress and frustration. The sixth category referred to conflict mediation. Recognizing themselves as coordinators of the team and of the work process generated four subcategories: 7.1 Assistance performance and humanization; 7.2 Management of materials, equipment, personnel and workload; 7.3 Leadership; 7.4 Continued education. The latter category demonstrated the nurses’ struggle concerning harmonizing their actions with those of other professionals. Therefore, it became evident that the nurses' competences for the care management in the emergency care unit are communication, rapid decision making, teamwork, emotional balance, conflict mediation, care performance, proactivity, and leadership. Final considerations: The management of the nurse’s care depends on skills which should be reinforced through permanent education of professionals of this area. These skills should also be developed during the undergraduate and graduate studies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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