Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cañas Chávez, Fidel Armando | - |
dc.contributor.author | Infau, Laurindo Leite | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T21:31:19Z | - |
dc.date.available | 2022-08-17T21:31:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-10 | - |
dc.identifier.citation | INFAU, Laurindo Leite. Participação dos estudantes guineenses no processo seletivo da Unilab: a importância do domínio de redação de artigo de opinião. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44555 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A República da Guiné-Bissau é um país africano com vários problemas institucionais. Dentre
eles, o do sistema educativo nos parece o mais notável ao ponto de ser assim considerado, pela
UNESCO (2016), como um dos mais frágeis da África. Essa situação de frágil sistema
educativo, com uma só universidade pública e poucas outras instituições privadas de ensino
superior, num sistema em que os alunos pagam mensalidades para cursar a graduação, fez com
que muitos estudantes guineenses, ao terminarem o ensino secundário, procurassem viajar para
o exterior a fim de cursar uma graduação, já que poucas famílias têm condições de pagar
mensalidades de seus filhos no ensino superior. Nesse desejo de estudar na diáspora, a
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que realiza
anualmente um processo seletivo para admissão de novos alunos internacionais de Países
Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), tornou-se uma oportunidade para a
realização de sonhos de muitos jovens guineenses. Este trabalho procurou investigar os desafios
que estudantes guineenses enfrentam ao longo do processo seletivo de estudantes estrangeiros
da UNILAB. Epistemologicamente, a pesquisa situa-se na área de Linguística Aplicada,
trazendo teorias que debruçam sobre gêneros textuais, considerando que a redação de artigo de
opinião é uma das principais provas de admissão da UNILAB. Metodologicamente, a pesquisa
caracterizou-se como um estudo de caso numa abordagem qualitativa. Foram utilizados 2 (dois)
instrumentos na coleta de dados: entrevista e redações de candidatos. Na entrevista, procuramos
saber sobre as dificuldades que os participantes passaram ao longo do processo seletivo,
considerando suas formações no ensino secundário. Na redação foi analisado como os
participantes usam operadores argumentativos no texto, baseado em Koch e Elias (2016). Para
análise, embasamos em teoria de análise temática defendida por Minayo (2007). No final, os
resultados das redações mostram bem que os participantes aprenderam uma fórmula de escrita
para o concurso e não para a vida. Por outro lado, ao longo das suas falas na entrevista, foi
constatado que, na Guiné-Bissau, o ensino de produção escrita ocupa pouco espaço nas aulas
de Língua Portuguesa em detrimento do ensino da gramática normativa, o que acaba levando
muitos estudantes guineenses a pagar cursos particulares para poder participar do processo
seletivo da UNILAB. Chega-se à conclusão da importância do ensino da produção de gêneros
textuais nas aulas de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau, considerando que a língua é forma,
sentido e uso (GONZALES; QUEVEDO-CAMARGO, 2017) e o ensino da gramática
normativa parece cumprir parcialmente aquilo que é esperado dos professores de língua na
atualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Participação dos estudantes guineenses no processo seletivo da Unilab : a importância do domínio de redação de artigo de opinião | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Guiné-Bissau - sistema educativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua Portuguesa - produção escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artigo de opinião | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gramática normativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Republic of Guinea-Bissau is an African country with several institutional problems.
Among them, the education system seems to us the most notable to the point of being
considered by UNESCO (2016) as one of the most fragile in Africa. This fragile educational
system, with only one public university and few other private institutions of higher education,
in a system in which students pay tuition fees to attend graduation, made many Guinean
students, after finishing secondary education, seek to travel abroad in order to attend university
classes, since few families are able to pay their children's tuition in higher education. In this
desire to study in the diaspora, the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (UNILAB), which annually carries out a selection process for the admission of new
international students from Portuguese-speaking African Countries (PALOP), has become a
opportunity to make dreams come true for many young Guineans. This work sought to
investigate the challenges that Guinean students face during the selection process of foreign
students at UNILAB. Epistemologically, the research is located in the area of Applied
Linguistics, bringing theories that focus on textual genres, considering that the writing of an
opinion article is one of the main admission tests for UNILAB. Methodologically, the research
was characterized as a case study in a qualitative approach. Two (2) instruments were used in
data collection: interview and candidate essays. In the interview, we sought to know about the
difficulties that the participants went through during the selection process, considering their
training in secondary education. In the writing, it was analyzed how the participants use
argumentative operators in the text, based on Koch and Elias (2016). For analysis, we based on
the theory of thematic analysis defended by Minayo (2007). In the end, the essay results show
that the participants learned a writing formula for the contest and not for life. On the other hand,
throughout his speeches in the interview, it was found that, in Guinea-Bissau, the teaching of
written production occupies little space in Portuguese Language classes to the detriment of the
teaching of normative grammar, which ends up leading many Guinean students to pay private
courses in order to participate in the UNILAB selection process. It is concluded that the
importance of teaching the production of textual genres in Portuguese Language classes in
Guinea-Bissau, considering that language is form, meaning and use (GONZALES;
QUEVEDO-CAMARGO, 2017) and the teaching of normative grammar seems partially fulfill
what is expected of language teachers today. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La República de Guinea-Bissau es un país africano con varios problemas institucionales. Entre
ellos, el sistema educativo nos parece el más destacable al punto de ser considerado por la
UNESCO (2016) como uno de los más frágiles de África. Esta situación de un sistema
educativo frágil, con una sola universidad pública y pocas instituciones privadas de educación
superior, en un sistema en el que los estudiantes pagan mensualidades para asistir a la
graduación, hizo que muchos estudiantes guineanos, al terminar la educación secundaria,
buscaran viajar al exterior. para estudiar una carrera, ya que pocas familias pueden pagar los
estudios de sus hijos en la educación superior. En este deseo de estudiar en la diáspora, la
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB), que
anualmente realiza un proceso de selección para la admisión de nuevos estudiantes
internacionales de países africanos de lengua portuguesa (PALOP), se ha convertido en una
oportunidad para hacer realidad los sueños de muchos jóvenes guineanos. Este trabajo buscó
investigar los desafíos que enfrentan los estudiantes guineanos durante el proceso de selección
de estudiantes extranjeros en la UNILAB. Epistemológicamente, la investigación se ubica en
el área de Lingüística Aplicada, trayendo teorías que se enfocan en los géneros textuales,
considerando que la redacción de un artículo de opinión es una de las principales pruebas de
ingreso a la UNILAB. Metodológicamente, la investigación se caracterizó como un estudio de
caso en un enfoque cualitativo. Se utilizaron dos (2) instrumentos en la recopilación de datos:
entrevista y ensayos de candidatos. En la entrevista se buscó conocer las dificultades por las
que pasaron los participantes durante el proceso de selección, considerando su formación en la
educación secundaria. En la escritura, se analizó cómo los participantes utilizan operadores
argumentativos en el texto, con base en Koch y Elias (2016). Para el análisis, nos basamos en
la teoría del análisis temático defendida por Minayo (2007). Al final, los resultados del ensayo
muestran que los participantes aprendieron una fórmula de escritura para el examen de admisión
y no para la vida. Por otro lado, a lo largo de sus intervenciones en la entrevista, se constató
que, en Guinea-Bissau, la enseñanza de la producción escrita ocupa poco espacio en las clases
de lengua portuguesa en detrimento de la enseñanza de la gramática normativa, lo que acaba
llevando a muchos guineanos estudiantes a pagar cursos privados para participar en el proceso
de selección de la UNILAB. Se concluye que la importancia de enseñar la producción de
géneros textuales en las clases de Lengua Portuguesa en Guinea-Bissau, considerando que
lengua es forma, significado y uso (GONZALEZ; QUEVEDO-CAMARGO, 2017) y la
enseñanza de la gramática normativa parece cumplir parcialmente lo se espera de los profesores
de idiomas de hoy. | pt_BR |
dc.description.abstract4 | RUSUMU (Crioulo guineense) : Repúblika di Guiné-Bissau i un país afrikanu ku manga di prublemas na instituiçons. Entri es prublemas, prublema di sistema educativu parcinu kuma i mas notável a puntu di i sedu
consideradu, pa UNESCO (2016), un dus mas frágil di Áfrika. Es situaçon di frágil sistema
educativu, ku un só universidadi públiku ku pukus utrus instituiçons privadas di nsinu superior,
na un sistema nunde ku alunus ta paga propina pa pudi cursa graduaçon, i faci kon ki manga di
studantis guineenses, ora ke kaba 12º ano, ta prukura viaja pa exterior pa pudi bai kursa
graduaçon, já ki pukus famílias ku tene kondiçon di paga propina di se fidjus na nsinu superior
di Guiné. Nes dicidju di studa fora di terra, Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), ku ta realiza kada anu processu seletivu pa admiçon di
nobus alunus internacionais di Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), torna
un oportunidadi pa realizaçon di sunhu di manga di jovens guineensis. Es tarbadju prukura
investiga prublemas ku studantis guineenses nfrenta durante processu seletivu di studantis
stranteiros di UNILAB. Epistemologicamenti, e pesquisa stá situadu na área di Linguística
Aplicada, i tici tiorias ku fala sobre gêneros textuais, considerandu kuma redaçon di artigo di
opinion i un dus principais provas di admisson di UNILAB. Metodologicamenti, e pesquisa
caratteriza suma un studu di casu di un abordagen qualitativa. I utilizadu 2 (dus) instrumentus
na koleta di dadus: ntrevista ku redaçon di candidatus. Na ntrevista, no prukura sibi sobre
difikuldadis ku participantes passa na processu seletivu, konsiderandu se formaçons na nsinu
secundário. Na redaçon no analisa kumu ku participantes ta usa operadoris argumentativus na
texto, baseandu na Koch ku Elias (2016). Pa análisi, no mbasa na teoria di análise temática
difindidu pa Minayo (2007). Na final, rusultadu di redaçons mostra kuma participantes aprendi
formula di scribi pa konkursu ma e ka aprendi faci redaçon pa vida. Pa utru ladu, durante se
respostas di ntrevista, i konstatadu kuma, na Guiné-Bissau, nsinu di pruduçon escrita okupa
puku spaço na aulas di Língua Portuguesa en ditrimentu di nsinu di gramátika normativa, ke ku
ta kaba leba manga di studantis guineenses na paga kursus partikularis pa pudi participa na
processu seletivu di UNILAB. I tchigadu koncluson di kuma i ora djá di nsinu di pruduçon di
gêneros textuais na aulas di Língua Portuguesa na Guiné-Bissau ganha merecidu spaçu,
konsiderandu kuma língua i forma, sentido i uso (GONZALES; QUEVEDO-CAMARGO,
2017) ke ku somenti ku nsinu di gramátika i ka pudi kumpridu ke ku sta na speradu pa pursoris
di língua di aos. | pt_BR |
dc.contributor.email | laurindoinfau@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|