http://repositorio.unb.br/handle/10482/44555
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2022_LaurindoLeiteInfau.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Participação dos estudantes guineenses no processo seletivo da Unilab : a importância do domínio de redação de artigo de opinião |
Authors: | Infau, Laurindo Leite |
metadata.dc.contributor.email: | laurindoinfau@gmail.com |
Orientador(es):: | Cañas Chávez, Fidel Armando |
Assunto:: | Guiné-Bissau - sistema educativo Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) Língua Portuguesa - produção escrita Artigo de opinião Gramática normativa |
Issue Date: | 17-Aug-2022 |
Data de defesa:: | 10-May-2022 |
Citation: | INFAU, Laurindo Leite. Participação dos estudantes guineenses no processo seletivo da Unilab: a importância do domínio de redação de artigo de opinião. 2022. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | A República da Guiné-Bissau é um país africano com vários problemas institucionais. Dentre eles, o do sistema educativo nos parece o mais notável ao ponto de ser assim considerado, pela UNESCO (2016), como um dos mais frágeis da África. Essa situação de frágil sistema educativo, com uma só universidade pública e poucas outras instituições privadas de ensino superior, num sistema em que os alunos pagam mensalidades para cursar a graduação, fez com que muitos estudantes guineenses, ao terminarem o ensino secundário, procurassem viajar para o exterior a fim de cursar uma graduação, já que poucas famílias têm condições de pagar mensalidades de seus filhos no ensino superior. Nesse desejo de estudar na diáspora, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que realiza anualmente um processo seletivo para admissão de novos alunos internacionais de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), tornou-se uma oportunidade para a realização de sonhos de muitos jovens guineenses. Este trabalho procurou investigar os desafios que estudantes guineenses enfrentam ao longo do processo seletivo de estudantes estrangeiros da UNILAB. Epistemologicamente, a pesquisa situa-se na área de Linguística Aplicada, trazendo teorias que debruçam sobre gêneros textuais, considerando que a redação de artigo de opinião é uma das principais provas de admissão da UNILAB. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso numa abordagem qualitativa. Foram utilizados 2 (dois) instrumentos na coleta de dados: entrevista e redações de candidatos. Na entrevista, procuramos saber sobre as dificuldades que os participantes passaram ao longo do processo seletivo, considerando suas formações no ensino secundário. Na redação foi analisado como os participantes usam operadores argumentativos no texto, baseado em Koch e Elias (2016). Para análise, embasamos em teoria de análise temática defendida por Minayo (2007). No final, os resultados das redações mostram bem que os participantes aprenderam uma fórmula de escrita para o concurso e não para a vida. Por outro lado, ao longo das suas falas na entrevista, foi constatado que, na Guiné-Bissau, o ensino de produção escrita ocupa pouco espaço nas aulas de Língua Portuguesa em detrimento do ensino da gramática normativa, o que acaba levando muitos estudantes guineenses a pagar cursos particulares para poder participar do processo seletivo da UNILAB. Chega-se à conclusão da importância do ensino da produção de gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau, considerando que a língua é forma, sentido e uso (GONZALES; QUEVEDO-CAMARGO, 2017) e o ensino da gramática normativa parece cumprir parcialmente aquilo que é esperado dos professores de língua na atualidade. |
Abstract: | The Republic of Guinea-Bissau is an African country with several institutional problems. Among them, the education system seems to us the most notable to the point of being considered by UNESCO (2016) as one of the most fragile in Africa. This fragile educational system, with only one public university and few other private institutions of higher education, in a system in which students pay tuition fees to attend graduation, made many Guinean students, after finishing secondary education, seek to travel abroad in order to attend university classes, since few families are able to pay their children's tuition in higher education. In this desire to study in the diaspora, the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (UNILAB), which annually carries out a selection process for the admission of new international students from Portuguese-speaking African Countries (PALOP), has become a opportunity to make dreams come true for many young Guineans. This work sought to investigate the challenges that Guinean students face during the selection process of foreign students at UNILAB. Epistemologically, the research is located in the area of Applied Linguistics, bringing theories that focus on textual genres, considering that the writing of an opinion article is one of the main admission tests for UNILAB. Methodologically, the research was characterized as a case study in a qualitative approach. Two (2) instruments were used in data collection: interview and candidate essays. In the interview, we sought to know about the difficulties that the participants went through during the selection process, considering their training in secondary education. In the writing, it was analyzed how the participants use argumentative operators in the text, based on Koch and Elias (2016). For analysis, we based on the theory of thematic analysis defended by Minayo (2007). In the end, the essay results show that the participants learned a writing formula for the contest and not for life. On the other hand, throughout his speeches in the interview, it was found that, in Guinea-Bissau, the teaching of written production occupies little space in Portuguese Language classes to the detriment of the teaching of normative grammar, which ends up leading many Guinean students to pay private courses in order to participate in the UNILAB selection process. It is concluded that the importance of teaching the production of textual genres in Portuguese Language classes in Guinea-Bissau, considering that language is form, meaning and use (GONZALES; QUEVEDO-CAMARGO, 2017) and the teaching of normative grammar seems partially fulfill what is expected of language teachers today. |
Resumen: | La República de Guinea-Bissau es un país africano con varios problemas institucionales. Entre ellos, el sistema educativo nos parece el más destacable al punto de ser considerado por la UNESCO (2016) como uno de los más frágiles de África. Esta situación de un sistema educativo frágil, con una sola universidad pública y pocas instituciones privadas de educación superior, en un sistema en el que los estudiantes pagan mensualidades para asistir a la graduación, hizo que muchos estudiantes guineanos, al terminar la educación secundaria, buscaran viajar al exterior. para estudiar una carrera, ya que pocas familias pueden pagar los estudios de sus hijos en la educación superior. En este deseo de estudiar en la diáspora, la Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB), que anualmente realiza un proceso de selección para la admisión de nuevos estudiantes internacionales de países africanos de lengua portuguesa (PALOP), se ha convertido en una oportunidad para hacer realidad los sueños de muchos jóvenes guineanos. Este trabajo buscó investigar los desafíos que enfrentan los estudiantes guineanos durante el proceso de selección de estudiantes extranjeros en la UNILAB. Epistemológicamente, la investigación se ubica en el área de Lingüística Aplicada, trayendo teorías que se enfocan en los géneros textuales, considerando que la redacción de un artículo de opinión es una de las principales pruebas de ingreso a la UNILAB. Metodológicamente, la investigación se caracterizó como un estudio de caso en un enfoque cualitativo. Se utilizaron dos (2) instrumentos en la recopilación de datos: entrevista y ensayos de candidatos. En la entrevista se buscó conocer las dificultades por las que pasaron los participantes durante el proceso de selección, considerando su formación en la educación secundaria. En la escritura, se analizó cómo los participantes utilizan operadores argumentativos en el texto, con base en Koch y Elias (2016). Para el análisis, nos basamos en la teoría del análisis temático defendida por Minayo (2007). Al final, los resultados del ensayo muestran que los participantes aprendieron una fórmula de escritura para el examen de admisión y no para la vida. Por otro lado, a lo largo de sus intervenciones en la entrevista, se constató que, en Guinea-Bissau, la enseñanza de la producción escrita ocupa poco espacio en las clases de lengua portuguesa en detrimento de la enseñanza de la gramática normativa, lo que acaba llevando a muchos guineanos estudiantes a pagar cursos privados para participar en el proceso de selección de la UNILAB. Se concluye que la importancia de enseñar la producción de géneros textuales en las clases de Lengua Portuguesa en Guinea-Bissau, considerando que lengua es forma, significado y uso (GONZALEZ; QUEVEDO-CAMARGO, 2017) y la enseñanza de la gramática normativa parece cumplir parcialmente lo se espera de los profesores de idiomas de hoy. |
Resumo em outro idioma: | RUSUMU (Crioulo guineense) : Repúblika di Guiné-Bissau i un país afrikanu ku manga di prublemas na instituiçons. Entri es prublemas, prublema di sistema educativu parcinu kuma i mas notável a puntu di i sedu consideradu, pa UNESCO (2016), un dus mas frágil di Áfrika. Es situaçon di frágil sistema educativu, ku un só universidadi públiku ku pukus utrus instituiçons privadas di nsinu superior, na un sistema nunde ku alunus ta paga propina pa pudi cursa graduaçon, i faci kon ki manga di studantis guineenses, ora ke kaba 12º ano, ta prukura viaja pa exterior pa pudi bai kursa graduaçon, já ki pukus famílias ku tene kondiçon di paga propina di se fidjus na nsinu superior di Guiné. Nes dicidju di studa fora di terra, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), ku ta realiza kada anu processu seletivu pa admiçon di nobus alunus internacionais di Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), torna un oportunidadi pa realizaçon di sunhu di manga di jovens guineensis. Es tarbadju prukura investiga prublemas ku studantis guineenses nfrenta durante processu seletivu di studantis stranteiros di UNILAB. Epistemologicamenti, e pesquisa stá situadu na área di Linguística Aplicada, i tici tiorias ku fala sobre gêneros textuais, considerandu kuma redaçon di artigo di opinion i un dus principais provas di admisson di UNILAB. Metodologicamenti, e pesquisa caratteriza suma un studu di casu di un abordagen qualitativa. I utilizadu 2 (dus) instrumentus na koleta di dadus: ntrevista ku redaçon di candidatus. Na ntrevista, no prukura sibi sobre difikuldadis ku participantes passa na processu seletivu, konsiderandu se formaçons na nsinu secundário. Na redaçon no analisa kumu ku participantes ta usa operadoris argumentativus na texto, baseandu na Koch ku Elias (2016). Pa análisi, no mbasa na teoria di análise temática difindidu pa Minayo (2007). Na final, rusultadu di redaçons mostra kuma participantes aprendi formula di scribi pa konkursu ma e ka aprendi faci redaçon pa vida. Pa utru ladu, durante se respostas di ntrevista, i konstatadu kuma, na Guiné-Bissau, nsinu di pruduçon escrita okupa puku spaço na aulas di Língua Portuguesa en ditrimentu di nsinu di gramátika normativa, ke ku ta kaba leba manga di studantis guineenses na paga kursus partikularis pa pudi participa na processu seletivu di UNILAB. I tchigadu koncluson di kuma i ora djá di nsinu di pruduçon di gêneros textuais na aulas di Língua Portuguesa na Guiné-Bissau ganha merecidu spaçu, konsiderandu kuma língua i forma, sentido i uso (GONZALES; QUEVEDO-CAMARGO, 2017) ke ku somenti ku nsinu di gramátika i ka pudi kumpridu ke ku sta na speradu pa pursoris di língua di aos. |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. |
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