http://repositorio.unb.br/handle/10482/44604
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Titre: | Validação do Ludic-Quest à ludicidade de jogos na saúde : jogabilidade e emoções em campo |
Autre(s) titre(s): | Validation of Ludic-Quest to the playfulness of health games : gameplay and emotions on the field Validación de Ludic-Quest a la ludicidad de los juegos de salud : jugabilidad y emociones en el campo |
Auteur(s): | Pires, Maria Raquel Gomes Maia Almeida, Alexandre Nascimento de Gottems, Leila Bernarda Donato Mundim, Gabriela Duarte Almeida Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-7941-0816 https://orcid.org/0000-0002-9113-0729 https://orcid.org/0000-0002-2675-8085 https://orcid.org/0000-0002-4984-4541 https://orcid.org/0000-0002-8784-9589 |
Assunto:: | Estudos de validação Análise fatorial Jogos Aprendizagem Emoções |
Date de publication: | 2022 |
Editeur: | Associação Brasileira de Enfermagem |
Référence bibliographique: | PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Validação do Ludic-Quest à ludicidade de jogos na saúde : jogabilidade e emoções em campo. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.l.], v. 75, n.4, e20210822, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0822. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/MTbZQd7S7LmX8n43NrHZRBB/?lang=pt#. Acesso em: 22 ago. 2022. ____________________________________________________________________________________________________________ PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Validation of Ludic-Quest to the playfulness of health games: gameplay and emotions on the field. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.l.] v. 75, n.4, e20210822, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0822. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/MTbZQd7S7LmX8n43NrHZRBB/?lang=en. Acesso em: 22 ago. 2022. |
Résumé: | Objetivo: validar o constructo e a confiabilidade do instrumento Ludic-Quest para avaliação da ludicidade de jogos, por meio de fatores latentes à jogabilidade, percepção da aprendizagem e às emoções na partida. Métodos: estudo transversal de validação das propriedades psicométricas do instrumento. 247 pessoas responderam ao questionário após uma partida do jogo Violetas. Análise Fatorial Exploratória, com uso do KMO (>0,7), Bertlett (p=0,005), Varimax e carga fatorial (>0,6). Confiabilidade pelo Alfa de Cronbach (>0,6). Resultados: na jogabilidade/aprendizagem, KMO=0,859, Bertlett significativo. O autovalor indicou quatro fatores (reflexões; imersão; desafios; estética) e 10 variáveis retidas. Na análise fatorial das emoções: KMO=0,817; Bartlett p=0,000. Extração de quatro fatores (prazer; ostranênie; tensão; diversão) e 10 variáveis retidas. As 20 variáveis validadas contêm confiabilidade (Alfa de Cronbach=0,716). Conclusões: os oito fatores validados centralizam o lúdico na produção de jogos na saúde, compondo um instrumento de avaliação da ludicidade confiável à utilização em pesquisas. |
Abstract: | Objective: to validate Ludic-quest construct and reliability to assess game playfulness, through latent factors in gameplay, perception of learning and emotions in the game. Methods: a cross-sectional study to validate the instrument’s psychometric properties. 247 people responded to the questionnaire after a match in the game Violetas. Exploratory Factor Analysis, using KMO (>0.7), Bertlett (p=0.005), Varimax and factor loading (>0.6). Reliability by Cronbach’s alpha (>0.6). Results: in gameplay/learning, KMO=0.859, Bertlett significant. The eigenvalue indicated four factors (reflections; immersion; challenges; aesthetics), 10 retained variables. In the factor analysis of emotions: KMO=0.817; Bartlett p=0.000. Extraction of four factors (pleasure; ostraenie; tension; fun), 10 retained variables. The 20 validated variables contain reliability (Cronbach’s alpha=0.716). Conclusions: the eight validated factors centralize playfulness in health game production, composing a reliable playfulness assessment instrument for use in research. |
Resumen: | Objetivo: validar el constructo y la confiabilidad del instrumento Ludic-Quest para evaluar la lúdica de los juegos, a través de factores latentes en la jugabilidad, percepción del aprendizaje y emociones en el juego. Métodos: estudio transversal para validar las propiedades psicométricas del instrumento. 247 personas contestaron el cuestionario después de un partido de Violetas. Análisis Factorial Exploratorio, utilizando KMO (>0,7), Bertlett (p=0,005), Varimax y carga factorial (>0,6). Confiabilidad por Alfa de Cronbach (>0.6). Resultados: en jugabilidad/aprendizaje, KMO=0,859, Bertlett significativo. El valor propio indicó cuatro factores (reflexiones; inmersión; desafíos; estética) y 10 variables retenidas. En el análisis factorial de las emociones: KMO=0,817; Bartlett p=0,000. Extracción de cuatro factores (placer; ostraenie; tensión; diversión) y 10 variables retenidas. Las 20 variables validadas contienen confiabilidad (Alfa de Cronbach=0,716). Conclusiones: los ocho factores validados centralizan la ludicidad en la producción de juegos de salud, componiendo un instrumento de evaluación de la ludicidad confiable para uso en investigación. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Enfermagem (FS ENF) |
Licença:: | (CC BY) |
DOI: | https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0822 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
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