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dc.contributor.authorMedeiros, Amanda Marina Andrade-
dc.contributor.authorGoulart, Daniel Magalhães-
dc.date.accessioned2022-08-24T15:52:29Z-
dc.date.available2022-08-24T15:52:29Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Amanda Marina Andrade; GOULART, Daniel Magalhães. O subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências: uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 24, e39990, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/tWyGj6BjGR9CjrV6qLn7ffh/?lang=pt. Acesso em: 24 ago. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44629-
dc.descriptionEste documento possui uma errata: 10.1590/1983-21172022240115er-
dc.description.abstractEste artigo teve sua gênese no parecer do artigo de Alves, Parente, Bezerra e Bezerra (2022), construído pela primeira autora deste trabalho. Seu objetivo é promover reflexões acerca da possível articulação entre os processos subjetivos e operacionais na aprendizagem em ciências. Nesse sentido, procuramos delinear uma articulação entre os tipos de aprendizagem trazidos por Mitjáns Martínez e González Rey, tendo como alicerce a Teoria da Subjetividade em uma abordagem cultural-histórica, e os tipos de conteúdo elaborados por Pozo e Crespo, tendo como base o trabalho inaugural de Alves, Parente, Bezerra e Bezerra (2022), que apresenta e relaciona essas abordagens. Mais do que um comentário crítico a respeito dessa aproximação feita pelos autores, este artigo teve como foco discutir algumas nuances dessa aproximação construída por eles, enfatizando as contribuições da Teoria da Subjetividade de González Rey.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArtigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdopt_BR
dc.title.alternativeLo subjetivo y lo operacional en el aprendizaje de las ciencias : una articulación entre tipos de aprendizaje y tipos de contenidopt_BR
dc.title.alternativeThe subjective and the operational in science learning: an articulation between types of learning and types of contentpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTeoria da subjetividadept_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordCiênciaspt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115pt_BR
dc.description.abstract1This paper had its genesis in the Alves, Parente, Bezerra and Bezerra (2022) paper’s review, which was elaborated by the first author of this work. Its purpose is to promote reflections about the possible articulation between subjective and operational processes in science learning. In this sense, we pursue to delineate an articulation between the types of learning introduced by Mitjáns Martínez and González Rey, based on the Theory of Subjectivity from a cultural-historical approach, and the types of content developed by Pozo and Crespo, based on the inaugural work of Alves, Parente, Bezerra and Bezerra (2022), which presents and relates these approaches. More than a critical comment on this approach made by the authors, this paper focused on discussing some nuances of this approach developed by them, emphasizing the contributions of González Rey’s Theory of Subjectivity.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo tuvo su génesis en el parecer del artículo de Alves, Parente, Bezerra y Bezerra (2022), desarrollado por la primera autora de este trabajo. Su propósito es promover algunas reflexiones sobre la posible articulación entre los procesos subjetivos y operacionales en el aprendizaje de ciencias. En este sentido, buscamos esbozar una articulación entre los tipos de aprendizaje que traen Mitjáns Martínez y González Rey, a partir de la Teoría de la Subjetivi dad en un enfoque cultural-histórico, y los tipos de contenido desarrollados por Pozo y Cres po, a partir del trabajo inaugural de Alves, Parente, Bezerra y Bezerra (2022), que presenta y relaciona estos enfoques. Más que un comentario crítico sobre este enfoque realizado por los autores, este texto se centró en discutir algunos matices de esta aproximación construida por ellos, enfatizando los aportes de la Teoría de la Subjetividad de González Reypt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5512-296xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0254-0137pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
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