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Título : Artigo parecer : o subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências : uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo
Otros títulos : Lo subjetivo y lo operacional en el aprendizaje de las ciencias : una articulación entre tipos de aprendizaje y tipos de contenido
The subjective and the operational in science learning: an articulation between types of learning and types of content
Autor : Medeiros, Amanda Marina Andrade
Goulart, Daniel Magalhães
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-5512-296x
https://orcid.org/0000-0002-0254-0137
Assunto:: Teoria da subjetividade
Aprendizagem
Ciências
Fecha de publicación : 18-jul-2022
Editorial : Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Citación : MEDEIROS, Amanda Marina Andrade; GOULART, Daniel Magalhães. O subjetivo e o operacional na aprendizagem em ciências: uma articulação entre tipos de aprendizagem e tipos de conteúdo. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 24, e39990, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/tWyGj6BjGR9CjrV6qLn7ffh/?lang=pt. Acesso em: 24 ago. 2022.
Resumen : Este artigo teve sua gênese no parecer do artigo de Alves, Parente, Bezerra e Bezerra (2022), construído pela primeira autora deste trabalho. Seu objetivo é promover reflexões acerca da possível articulação entre os processos subjetivos e operacionais na aprendizagem em ciências. Nesse sentido, procuramos delinear uma articulação entre os tipos de aprendizagem trazidos por Mitjáns Martínez e González Rey, tendo como alicerce a Teoria da Subjetividade em uma abordagem cultural-histórica, e os tipos de conteúdo elaborados por Pozo e Crespo, tendo como base o trabalho inaugural de Alves, Parente, Bezerra e Bezerra (2022), que apresenta e relaciona essas abordagens. Mais do que um comentário crítico a respeito dessa aproximação feita pelos autores, este artigo teve como foco discutir algumas nuances dessa aproximação construída por eles, enfatizando as contribuições da Teoria da Subjetividade de González Rey.
Abstract: This paper had its genesis in the Alves, Parente, Bezerra and Bezerra (2022) paper’s review, which was elaborated by the first author of this work. Its purpose is to promote reflections about the possible articulation between subjective and operational processes in science learning. In this sense, we pursue to delineate an articulation between the types of learning introduced by Mitjáns Martínez and González Rey, based on the Theory of Subjectivity from a cultural-historical approach, and the types of content developed by Pozo and Crespo, based on the inaugural work of Alves, Parente, Bezerra and Bezerra (2022), which presents and relates these approaches. More than a critical comment on this approach made by the authors, this paper focused on discussing some nuances of this approach developed by them, emphasizing the contributions of González Rey’s Theory of Subjectivity.
Resumen: Este artículo tuvo su génesis en el parecer del artículo de Alves, Parente, Bezerra y Bezerra (2022), desarrollado por la primera autora de este trabajo. Su propósito es promover algunas reflexiones sobre la posible articulación entre los procesos subjetivos y operacionales en el aprendizaje de ciencias. En este sentido, buscamos esbozar una articulación entre los tipos de aprendizaje que traen Mitjáns Martínez y González Rey, a partir de la Teoría de la Subjetivi dad en un enfoque cultural-histórico, y los tipos de contenido desarrollados por Pozo y Cres po, a partir del trabajo inaugural de Alves, Parente, Bezerra y Bezerra (2022), que presenta y relaciona estos enfoques. Más que un comentario crítico sobre este enfoque realizado por los autores, este texto se centró en discutir algunos matices de esta aproximación construida por ellos, enfatizando los aportes de la Teoría de la Subjetividad de González Rey
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Descripción : Este documento possui uma errata: 10.1590/1983-21172022240115er
Licença:: (CC BY)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240115
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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