Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44719
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeonardoLessadeMedeiros.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A interação entre transparência e participação para a satisfação com o serviço público : um estudo na Universidade Federal do Acre
Autor(es): Medeiros, Leonardo Lessa de
Orientador(es): Vieira, Daniel Pires
Assunto: Transparência
Universidade Federal do Acre
Políticas públicas educacionais
Data de publicação: 8-Set-2022
Referência: MEDEIROS, Leonardo Lessa de. A interação entre transparência e participação para a satisfação com o serviço público: um estudo na Universidade Federal do Acre. 2022. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a relação da transparência e da participação com a satisfação, no uso dos serviços da Universidade Federal do Acre (UFAC), de acordo com a percepção do beneficiário de políticas públicas. A teoria que aborda a transparência e a participação, estuda esses temas dentro da perspectiva do gestor, dos órgãos de controle ou de organismos internacionais, mas negligencia a ótica do principal beneficiário das políticas públicas. Este estudo busca relacionar esses construtos e sua influência sobre a percepção da satisfação dos discentes, levando em consideração o discente da UFAC. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados utilizando um instrumento de pesquisa, com 247 respondentes. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com a utilização de métodos quantitativos. Foram empregadas a análise fatorial e a análise de regressão simples e múltipla. Os resultados encontrados demonstraram que a transparência, a participação e a satisfação estão significativa e positivamente associadas. Demonstrou também que a participação atuou como variável mediadora na relação transparência, participação e satisfação. Observa-se que esses construtos, transparência e participação, são complementares e que são importantes para influenciar positivamente a percepção da satisfação do usuário de políticas públicas. Portanto, analisar a relação desses construtos pode contribuir para que processos participativos produzam resultado com ações do Estado; que a transparência não divulgue apenas resultados das instituições, mas que informe o usuário da política pública sobre os serviços oferecidos e como podem utilizá-los; que a política pública seja centrada nas necessidades e na realidade do cidadão, de modo a afetar positivamente sua satisfação.
Abstract: The present study aims to analyze the relationship between transparency and participation and satisfaction, in the use of the services of the Federal University of Acre (UFAC), according to the perception of the beneficiary of public policies. The theory that addresses Transparency and Participation studies these themes from the perspective of the manager, control bodies or international organizations that neglect the perspective of the main beneficiary of public policies. This study seeks to relate these constructs, taking into account the perception of UFAC students and their influence on students' perception of satisfaction. For that, a data collection was carried out using a research instrument, with 247 respondents. The research is characterized as exploratory and descriptive with the use of quantitative methods. Factor analysis and simple and multiple regression analysis were used. The results found showed that Transparency, Participation and Satisfaction are significantly and positively associated. It also demonstrated that Participation acted as a mediating variable in the relationship between Transparency, Participation and Satisfaction. It is observed that these constructs, Transparency and Participation, are complementary and that they are important to positively influence the perception of user satisfaction with public policies. Therefore, analyzing the relationship between these constructs can contribute to participatory processes that produce results with state actions, so that Transparency does not only disclose the results of the institutions, but that informs the public policy user about the services offered and how they can use them, that the public policy is centered on the needs and reality of the citizen, positively affecting satisfaction.
Resumen: El presente estudio tiene como objetivo analizar la relación entre la transparencia y la participación y satisfacción, en el uso de los servicios de la Universidad Federal de Acre (UFAC), según la percepción del beneficiario de las políticas públicas. La teoría que aborda la Transparencia y la Participación estudia estos temas desde la perspectiva del gestor, órganos de control u organismos internacionales que descuidan la perspectiva del principal beneficiario de las políticas públicas. Este estudio busca relacionar estos constructos, teniendo en cuenta la percepción de los estudiantes de la UFAC y su influencia en la percepción de satisfacción de los estudiantes. Para eso, se realizó una recolección de datos mediante un instrumento de investigación, con 247 encuestados. La investigación se caracteriza por ser exploratoria y descriptiva con el uso de métodos cuantitativos. Se utilizaron análisis factorial y análisis de regresión simple y múltiple. Los resultados encontrados mostraron que la Transparencia, la Participación y la Satisfacción se asocian significativa y positivamente. También demostró que la Participación actuó como variable mediadora en la relación entre Transparencia, Participación y Satisfacción. Se observa que estos constructos, Transparencia y Participación, son complementarios y que son importantes para influir positivamente en la percepción de satisfacción de los usuarios con las políticas públicas. Por lo tanto, analizar la relación entre estos constructos puede contribuir a procesos participativos que produzcan resultados con las acciones estatales, de modo que la Transparencia no solo divulgue los resultados de las instituciones, sino que informe al usuario de políticas públicas sobre los servicios que ofrece y cómo puede utilizarlos. , que la política pública se centre en las necesidades y realidad del ciudadano, incidiendo positivamente en su satisfacción.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.