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Título : Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19
Otros títulos : Comprensión de la creatividad entre los profesores de educación primaria en el contexto de la pandemia de covid-19
Understandings of creativity among basic education teachers in the context of the covid-19 pandemic
Autor : Di Flora, Júlia Ireno
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
metadata.dc.contributor.email: mailto:juliaidiflora@gmail.com
mailto:asdru_bal@uol.com.br
Assunto:: Criatividade
Professores - prática de ensino
Ensino remoto
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Faculdade Sul Fluminense
Citación : DI FLORA, Júlia Ireno; FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal Borges. Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19. Revista Valore, Volta Redonda, v. 7, e-7016, 2022. DOI 10.22408/reva702022815e-7016. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/815. Acesso em: 08 set. 2022.
Resumen : A pandemia de Covid-19 impôs diversas mudanças à organização do trabalho e à educação. A implementação do ensino remoto na educação básica transformou a rotina dos professores, que passaram a ter suas casas como ambiente de trabalho, caracterizando um contexto que ao mesmo tempo inibe e exige a criatividade, aqui compreendida como o movimento de trazer à tona algo novo e útil. O presente artigo tem como objetivo investigar, luz da abordagem sociocultural, as compreensões de professores da educação básica sobre o desenvolvimento e expressão de suas capacidades criativas no contexto do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19. Foram realizada entrevistas semiestruturadas com quatro educadoras, que também responderam a questionários sociodemográficos. Os dados foram submetidos a uma análise temática indutiva e o resultados indicaram a primazia do caráter colaborativo da criatividade e os benefícios gerados entre professores e crianças. Conclui-se que o novo e o apropriado, no contexto pesquisado, refere-se à construção conjunta de atividades que sejam atrativas e significativas para as crianças, de forma que promovam aprendizagem, desenvolvimento e expressão de criatividade a partir do seu protagonismo.
Abstract: The Covid-19 pandemic has imposed several changes on work organization and education. The implementation of remote teaching in basic education has transformed the routine of teachers, who now have their homes as their work environment, characterizing a context that simultaneously inhibits and demands creativity, which is here understood as the movement of bringing out something new and useful. The present article aims to investigate, in the light of the sociocultural approach, the understandings of basic education teachers about the development and expression of their creative abilities in the context of the remote teaching adopted during the Covid-19 pandemic. Semi-structured interviews were conducted with four educators, who also answered sociodemographic questionnaires. The data were subjected to inductive thematic analysis and the results indicated the primacy of the collaborative nature of creativity and the benefits generated between teachers and children. It can be concluded that the new and the appropriate, in the researched context, refers to the joint construction of activities that are attractive and meaningful to children, in a way that promotes learning, development and expression of creativity from their protagonism.
Resumen: La pandemia de Covid-19 impuso varios cambios en la organización del trabajo y la educación. La implantación de la enseñanza remota en la educación básica transformó la rutina de los profesores, que pasaron a tener sus casas como ambiente de trabajo, caracterizando un contexto que simultáneamente inhibe y exige la creatividad, entendida aquí como el movimiento de sacar algo nuevo y útil. El presente artículo tiene como objetivo investigar, a la luz del enfoque sociocultural, las concepciones de los profesores de educación básica sobre el desarrollo y la expresión de sus capacidades creativas en el contexto de la enseñanza a distancia adoptada durante la pandemia de Covid-19. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a cuatro educadores, que también respondieron a cuestionarios sociodemográficos. Los datos se sometieron a un análisis temático inductivo y los resultados indicaron la primacía del carácter colaborativo de la creatividad y los beneficios generados entre profesores y niños. Se concluye que lo nuevo y lo apropiado, en el contexto investigado, se refiere a la construcción conjunta de actividades que sean atractivas y significativas para los niños, de manera que promuevan el aprendizaje, el desarrollo y la expresión de la creatividad desde su protagonismo.
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DOI: https://doi.org/10.22408/reva702022815e-7016
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