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Título: Uso da aquaponia como ferramenta para o ensino em ciências
Autor(es): Dias, Thaís Vilas Boas
Orientador(es): Navarro, Rodrigo Diana
Assunto: Aquaponia
Produção de alimentos
Ensino remoto
Educação
Data de publicação: 9-Set-2022
Referência: DIAS, Thaís Vilas Boas. Uso da aquaponia como ferramenta para o ensino em ciências. 2022. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A aquaponia desponta como alternativa de produção de alimentos que envolve o cultivo de peixes e plantas em recirculação de água, a qual carreia nutrientes entre suas fases com máximo aproveitamento. Mundialmente esta atividade tem apresentado acentuado crescimento, e, como consequência, há também expansão nos estudos que a analisam sob distintos aspectos. Entretanto, as contribuições da literatura ainda não são capazes de detalhar estes empreendimentos em sua totalidade, restando lacunas sobretudo no panorama educacional. Este trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia da inserção da aquaponia como ferramenta pedagógica, visando aumentar o entendimento dos alunos sobre sustentabilidade em seu conceito teleológico, ou seja, como uma meta da sociedade humana como um todo, com propósitos ambientais, sociais e econômicos. Para tanto, no Capítulo 1, foi realizada uma revisão sistemática para determinar se o uso pedagógico dessa ferramenta facilita ou não a compreensão prática da sustentabilidade ambiental de uma forma ampla. Os resultados demonstraram que o uso desta técnica no ensino proporcionou o envolvimento dos alunos com diversos aspectos da produção, favorecendo o trabalho prático colaborativo e amparando sua motivação. No Capítulo 2, foi realizado um estudo de caso mediante a apresentação da aquaponia de forma remota aos alunos do Ensino Superior e aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A finalidade da atividade foi avaliar a capacidade da dinâmica em provocar mudanças nos seus conhecimentos sobre a sustentabilidade após as palestras. Para tanto, os alunos preencheram questionários antes e depois destas, assim como foram realizadas entrevistas com seus professores para obter suas opiniões sobre a atividade realizada e seus efeitos sobre os alunos. Os resultados permitiram observar um aumento de 7,27% no número de acertos às questões no segundo questionário, bem como um maior nível de autoconfiança ao falar dos temas abordados, observados por meio das respostas às questões. Desta forma, os professores e alunos analisados consideraram eficaz o uso da aquaponia como ferramenta pedagógica de ensino, uma vez que houve maior motivação no aprendizado devido ao melhor entendimento sobre sustentabilidade e por prender a atenção do aluno em um aprendizado remoto, reduzindo-se a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), além da contribuição relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Abstract: Aquaponics emerges as a food production alternative that involves the cultivation of fish and plants in recirculating water, which carries nutrients between its phases with maximum utilization. Worldwide, this activity has presented an accentuated growth, and, as a consequence, there is also an expansion in the studies that analyse it under different aspects. However, the contributions of the literature are not yet able to detail these enterprises in their entirety, leaving gaps, especially in the educational panorama. This work aimed to evaluate the effectiveness of the insertion of aquaponics as a pedagogical tool, aiming to increase the students’ understanding of sustainability in its teleological concept, that is, as a goal of human society as a whole, with environmental, social, and economic purposes. To this end, in Chapter 1, a systematic review was conducted to determine whether or not the pedagogical use of this tool facilitates the practical understanding of environmental sustainability in a broad way. The results showed that the use of this technique in teaching provided students’ involvement with various aspects of production, favouring collaborative practical work, and supporting their motivation. In Chapter 2, a case study was carried out by presenting aquaponics remotely to students of Higher Education and those in Youth and Adult Education (EJA). The purpose of the activity was to evaluate the ability of the dynamics to provoke changes in their knowledge about sustainability after the lectures. To this end, the students filled out questionnaires before and after the lectures, and interviews were held with their professors to obtain their opinions about the activity and its effects on the students. The results showed a 7.27% increase in the number of correct answers to the questions in the second questionnaire, as well as a higher level of self-confidence when talking about the topics discussed, observed through the answers to the questions. Thus, both teachers and students analysed considered the use of aquaponics as a pedagogical teaching tool as being effective, since there was greater motivation in learning due to the better understanding of sustainability and by holding the student’s attention in a remote learning, reducing the Zone of Proximal Development (ZPD), in addition to the contribution related to the Sustainable Development Goals (SDGs) stated by the United Nations.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina , Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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