Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Teles, Lúcio França | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucélia de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T20:00:34Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T20:00:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucélia de Almeida. “Mães de primeira viagem” na cultura digital: o uso das plataformas para informação e apoio social. 2022. 165 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44795 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A transição para a maternidade é complexa e desafiadora, em parte decorrente das pressões
sociais advindas das ideologias maternas e do que significa ser mãe imersa na cultura digital.
Nessa pesquisa, buscou-se investigar a finalidade da utilização da internet pelas mães de
primeira viagem no seu processo de tornarem-se mães. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
que utilizou como método a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram geradas 116 respostas por
meio de questionário on-line e realizadas 16 entrevistas semiestruturadas on-line com mães de
primeira viagem. Para triangulação das informações, foram analisados três perfis do Instagram
sobre maternidade mais citados pelas participantes. O estudo se assenta em uma abordagem
interdisciplinar, dado as características do campo do estudo – maternidade e cultura digital –
sendo os principais referenciais teóricos Andrea O’Reilly, Sharon Hays, Rima Apple, Manuel
Castells, José Van Dijck, Thomas Poell e Martijn de Wall. Os dados apontam que as mães
utilizam o Instragam para se informar e o WhatsApp para sua rede de apoio social,
principalmente pela conveniência do uso dessas plataformas. Há uma valorização do conteúdo
de profissionais da saúde, do saber científico, da experiência de outras mães e nessa vastidão
de informações as mães se orientam por suas crenças e percepções pessoais. Porém, foram
descritos problemas, como perfis do Instagram sobre maternidade utilizarem o discurso
científico para ganhar credibilidade, sem citarem estudos ou autores, e que acabam usando do
seu prestígio para venda de produtos. Parte da adesão aos grupos de WhatsApp foram orientadas
pelos interesses individuais das mães, a partir de trocas com os grupos que possuem as mesmas
crenças, reduzindo a possibilidade de contato com a diversidade. As mães utilizaram a internet
para resolver suas dúvidas e necessidades na construção de suas maternidades. Os recursos
digitais contribuíram para que elas pudessem acessar informações de forma fácil e valorizassem
seus pares ao possibilitar trocas de experiências e apoio social. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Mães de primeira viagem” na cultura digital : o uso das plataformas para informação e apoio social | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maternidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maternidade - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Apoio social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The transition to motherhood is complex and challenging, in part due to social pressures arising
from maternal ideologies and what it means to be a mother in digital culture. In this research,
we sought to investigate the purpose of using the internet by first-time mothers in their process
of becoming mothers. This is qualitative research that used Grounded Theory as a method. 116
responses were generated through an online questionnaire and 16 semi-structured online
interviews were carried out with first-time mothers. To triangulate the information, three
Instagram profiles on maternity most cited by the participants were analyzed. The study is based
on an interdisciplinary approach - motherhood and digital culture - with the main theoretical
references being Andrea O'Reilly, Sharon Hays, Rima Apple, Manuel Castells, José Van Dijck,
Thomas Poell, and Martijn de Wall. The data show that mothers use Instagram to inform
themselves and WhatsApp for their social support network, mainly for the convenience of using
these platforms. There is an appreciation of the content of health professionals, scientific
knowledge, the experience of other mothers, and in this vastness of information, mothers are
guided by their beliefs and personal perceptions. However, problems were described, such as
Instagram profiles about motherhood using scientific discourse to gain credibility, without
citing studies or authors, and who end up using their prestige to sell products. Part of the
adhesion to WhatsApp groups was guided by the individual interests of the mothers, from
exchanges with groups that have the same beliefs, reducing the possibility of contact with
diversity. Mothers used the internet to solve their doubts and needs in the construction of their
motherhood. Digital resources helped them to easily access information and value their peers
by enabling exchanges of experiences and social support. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|