http://repositorio.unb.br/handle/10482/44838
File | Description | Size | Format | |
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ARTIGO_ColecionandoDesenhosCompreendendo.pdf | 527,82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Colecionando desenhos e compreendendo as crianças : a experiência de organizar um acervo de desenhos infantis |
Other Titles: | Collecting drawings and understanding children : the experience of organizing a database of children’s drawing |
Authors: | Wiggers, Ingrid Dittrich Vieira, Camila Aguiar Barreto, Aldecilene Cerqueira Freire, Juliana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:ingridwiggers@gmail.com mailto:camilavieiraaguiar@gmail.com mailto:aldecilene@gmail.com mailto:juliana2609@gmail.com |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0001-5412-7021 https://orcid.org/0000-0002-4411-6094 https://orcid.org/0000-0003-4718-8322 https://orcid.org/0000-0002-7653-1241 |
Assunto:: | Desenho infantil Crianças - criatividade Memória social |
Issue Date: | 29-Apr-2021 |
Publisher: | Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) |
Citation: | WIGGERS, Ingrid Dittrich et al. Colecionando desenhos e compreendendo as crianças: a experiência de organizar um acervo de desenhos infantis. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 33, p. 176-187, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4830. Acesso em: 16 set. 2022. |
Abstract: | Este trabalho representa o inventário de uma coleção de desenhos infantis produzidos em pesquisas com crianças, empreendidas pelo Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, da Universidade de Brasília. O objetivo foi reunir os desenhos que compõem cada um dos 24 trabalhos acadêmicos selecionados, por meio de uma abordagem transversal. Levando em conta que o desenho é uma atividade típica da infância, as obras foram consideradas como expressões da cultura infantil de uma época e de um lugar. A metodologia consistiu na leitura dos trabalhos, entrevistas com os pesquisadores e apreciação dos desenhos, compondo-se um quadro geral da coleção – formada por aproximadamente 1600 desenhos, produzidos entre 2001 e 2020. A maior parte é originária do Distrito Federal, mas também de outras cidades brasileiras e estrangeiras. Os temas dos desenhos foram classificados em “brincadeiras”, “imagem corporal”, “instituições e espaços formativos”, “mídias” e “educação física”. |
Abstract: | This investigation represents the inventory database of children’s drawings produced in research with children. The aim is to gather the drawings that compose each of the 24 academic research selected, through a transversal approach. Considering that drawing is a typical activity of childhood, the works are considered as an expression of children’s culture of a time and a place. The methodology consisted of reading the works, interviews with researchers and evaluation of the drawings, composing an overview of the collection. It is formed by around 1,500 drawings, produced throughout 2001 to 2020. Most of them come from the Federal District, but also from other Brazilian and foreign cities. The themes of the drawings were classified as “low organization games”, “body image”, “institutions and formative spaces”, “media” and “physical education”. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
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