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Título: Influência da temperatura na sucção e comportamento mecânico dos solos tropicais compactados
Outros títulos: Temperature influence on the suction and mechanical behavior of compacted tropical soils
Influencia de la temperatura en la succión y comportamiento mecánico de los suelos tropicales compactados
Autor(es): Pérez Collantes, Rocío Del Carmen
E-mail do autor: pcrocio@yahoo.com
Orientador(es): Carvalho, José Camapum de
Assunto: Solos - comportamento estrutural
Solos - compactação
Solos - umidade
Resistência à tração
Sucção de solos
Data de publicação: 26-Set-2022
Referência: PÉREZ COLLANTES, Rocío Del Carmen. Influência da temperatura na sucção e comportamento mecânico dos solos tropicais compactados. 2022. xxiv, 153 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Na engenharia geotécnica é relevante estudar as características e o comportamento dos solos que formam um perfil estratigráfico aonde se vai projetar e executar uma obra sendo relevante considerar as possíveis interações solo-atmosfera de modo a se ter um maior conhecimento dos solos em estudo. A motivação principal dessa pesquisa é entender o impacto das variações da temperatura e umidade no desempenho estrutural de solos tropicais que integram a estrutura de pavimento contribuindo assim para a melhoria de projetos e execução das obras submetidas a diferentes condições climáticas. Para o desenvolvimento do estudo foram coletadas amostras deformadas a 1 m, 3 m, 5 m, 7 m, 9 m e 11 m de profundidade em um mesmo perfil de intemperismo tropical cobrindo assim diferentes níveis de intemperização pelos quais passam os solos. As amostras foram submetidas a ensaios de caracterização física e químico-mineralógicas, compactadas na energia intermediária, para definição das curvas de compactação e em seguida foram submetidas as preparações necessárias para a realização dos ensaios destinados a avaliarem o impacto da temperatura no comportamento dos solos. Definidas as curvas de compactação moldou-se corpos de prova nas umidades ótimas obtidas e nas respectivas temperaturas de 10 °C, 25 °C e 40 °C para obtenção das curvas características pelo método de papel filtro. Ajustadas as umidades o conjunto corpo de prova – papel filtro foram mantidos em câmara climatizada por 15 dias, período após o qual se determinou as respectivas sucções definidoras das curvas características em termos de sucção matricial para as três temperaturas estudadas. Os corpos de prova utilizados na definição das curvas características foram submetidos a ensaios de resistência à tração. Também foram feitos ensaios de modulo resiliente e análise estrutural por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados obtidos apontam para a importância de se considerar a temperatura na avaliação das propriedades e comportamento dos solos, considerando a influência das mudanças climáticas no desempenho estrutural de solos passíveis de integrarem as estruturas de pavimentos. O foco do estudo são as vias submetidas a baixo e médio volume de tráfego sendo aplicável em camadas de reforço de subleito, sub-base e base. Sua aplicação vai desde a execução (considerando as diferenças de temperatura entre laboratório e campo) até a vida útil da obra tendo em vista a variabilidade climática.
Abstract: In geotechnical engineering it is relevant to study the characteristics and behavior of the soils that make up a stratigraphic profile where a work is going to be designed and executed, and it is important to consider the possible soil-atmosphere interactions in order to have a greater knowledge of the soils under study. The main motivation of this research is to understand the impact of temperature and humidity variations on the structural performance of tropical soils that are part of the sidewalk structure, thus contributing to improve the design and execution of the works submitted to different climatic conditions. For the development of the study, deformed samples were collected at 1 m, 3 m, 5 m, 7 m, 9 m and 11 m depths in the same tropical weathering profile, thus covering different weathering levels of the soils. The samples were submitted to physical and chemical-mineralogical characterization tests, compacted at intermediate energy, to define the compaction curves, and then were subjected to the necessary preparations for the tests to evaluate the impact of temperature on the behavior of the soils. Once the compaction curves were defined, specimens were molded at the optimal moisture levels obtained and at the respective temperatures of 10 °C, 25 °C and 40 °C to obtain the characteristic curves using the filter paper method. Once the humidities were adjusted, the test specimen - filter paper set were kept in an acclimatized chamber for 15 days, after which the respective defining suctions of the characteristic curves were determined in terms of matrix suction for the three temperatures studied. The specimens used to define the characteristic curves were submitted to tensile strength tests. Resilient modulus tests and structural analysis by means of scanning electron microscopy (SEM) were also performed. The results obtained point to the importance of considering temperature when evaluating the properties and behavior of soils, considering the influence of climate change on the structural performance of soils likely to integrate sidewalk structures. The focus of the study is on roads subjected to low and medium volume traffic, and it is applicable in layers of subgrade, subbase, and base reinforcement. Its application ranges from execution (considering the temperature differences between laboratory and field) to the useful life of the work taking into account the climatic variability.
Resumen: En la ingeniería geotécnica es importante estudiar las características y el comportamiento de los suelos que forman un perfil estratigráfico donde se va a diseñar y construir una obra, siendo relevante considerar las posibles interacciones suelo-atmósfera, a fin de tener un mayor conocimiento de los suelos en estudio. La principal motivación de esta investigación es conocer el impacto de las variaciones de temperatura y humedad en el comportamiento estructural de los suelos tropicales que integran la estructura del pavimento, contribuyendo así a mejorar el diseño y la ejecución de las obras sometidas a diferentes condiciones climáticas. Para el desarrollo del estudio se obtuvieron muestras deformadas de 1 m, 3 m, 5 m, 7 m, 9 m y 11 m de profundidad para un mismo perfil de meteorización tropical, cubriendo así diferentes niveles de meteorización por los que pasan los suelos. Las muestras fueron sometidas a ensayos de caracterización física y químico-mineralógica, compactadas a la energía intermedia, para la definición de las curvas de compactación y luego fueron sometidas a las preparaciones necesarias para la realización de los ensayos destinados a evaluar el impacto de la temperatura en el comportamiento de los suelos. Una vez definidas las curvas de compactación, se moldearon los cuerpos de prueba a las humedades óptimas obtenidas y a las temperaturas respectivas de 10 °C, 25 °C y 40 °C para obtener las curvas características por el método del papel de filtro. Ajustadas las humedades, el conjunto de cuerpo de prueba - papel de filtro se mantuvo en una cámara climática durante 15 días, período tras el cual se determinaron las respectivas succiones definitorias de las curvas características en términos de succión mátrica para las tres temperaturas estudiadas. Los cuerpos de prueba utilizados en la definición de las curvas características fueron sometidas a ensayos de resistencia a la tracción. También se realizaron ensayos de módulo resiliente y análisis estructural mediante microscopía electrónica (MEV). Los resultados obtenidos apuntan a la importancia de tener en cuenta la temperatura en la evaluación de las propiedades y el comportamiento de los solos, teniendo en cuenta la influencia de los cambios climáticos en el rendimiento de los solos que pasan a integrar las estructuras de los pavimentos. El estudio se centra en carreteras sometidas a volúmenes de tráfico bajos y medios y es aplicable en capas de subrasante, subbase y refuerzo de la base. Su aplicación abarca desde la ejecución (considerando las diferencias de temperatura entre el laboratorio y el campo) hasta la vida útil de la obra teniendo en cuenta la variación climática.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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