http://repositorio.unb.br/handle/10482/44929
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_AdrianaVieiraSoares.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Construção, validação e aplicação de instrumento de pesquisa em tempos de pandemia : avaliação do sistema online/ híbrido de ensino, influxo da medicalização, dificuldades de aprendizagem esocialização : Educação básica |
Autor(es): | Soares, Adriana Vieira |
Orientador(es): | Barreto, Livia Cristina Lira de Sá |
Coorientador(es): | Silva, Izabel Cristina Rodrigues da |
Assunto: | Pandemia Covid-19 Ensino e aprendizagem Ensino híbrido Socialização Medicalização |
Data de publicação: | 27-Set-2022 |
Data de defesa: | 30-Jun-2022 |
Referência: | SOARES, Adriana Vieira. Construção, validação e aplicação de instrumento de pesquisa em tempos de pandemia: avaliação do sistema online/ híbrido de ensino, influxo da medicalização, dificuldades de aprendizagem esocialização: Educação básica. 2022. 224 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O descrito trabalho apresentou um instrumento de interpelação quantitativa que possa ressaltou questões sobre a educação durante a pandemia de SARSCOV 2, em linguagem habitual Covid-19. Diante do panorama de pandemia e de um novo cenário para a educação foi necessário a construção, validação e aplicação de questionários que tiveram como objetivo identificar os avanços e possíveis falhas no ensino e aprendizagem. Para tanto,a metodologia descrita a seguir ressaltou todas as etapas desde a construção, validação e a aplicação do instrumento de pesquisa. No primeiro momento e, mediante referencial teórico e observação no Colégio sobre as práticas docentes, foram delineadas as questões e construídos os dois questionários para docentes e pais/responsáveis. Após o construto teórico foram estruturados os itens do instrumento e a averiguação dos domínios. Em seguida, foi organizado o questionário piloto por meio de plataforma e aplicativo digital, como Google forms. Durante a validação semântica, o instrumento foi composto por 21 questões para docentes e 27 questões para pais e/ou responsáveis. E após a validação dos itens foi possível contar com uma equipe de profissionais que apresentaram significativos projetos educativos em instituições escolares, dentre eles, pedagogos, psicopedagogos e psicólogos em um total de sete juízes da área educativa. Também para a conclusão da pesquisa foi possível a submissão do projeto piloto com um total de 18 profissionais que atuam de forma direta na instituição estudada sendo 9 profissionais com 10 anos ou mais de experiência na área e com 9 profissionais com pouco mais de 2 anos de atuação. Os voluntários citados responderam aos questionários e o instrumento demonstrou ser acessível e de fácil entendimento por parte dos profissionais de diferentes etapas de ensino, formação, exercício e propensão. A execução contínua deste instrumento de pesquisa possibilitaria aos docentes e familiares maiores conhecimentos e compreensão do ato de ensinar e aprender e facilitaria a verificação de como os conteúdos foram ofertados e se atenderam as demandas de ensino. Informações sobre quais são os impactos sofridos pelos docentes, discentes e pela família durante a pandemia de Covid-19 e sobre os avanços e obstáculos que afetaram as habilidades pessoais do sujeito bem como a socialização e a aprendizagem de alunos associadas a medicalização do ensino podem ser utilizadas com o intuito de auxiliar na superação do desacordo de assimilação de conteúdos didáticos. |
Abstract: | The reported research is necessary to present a quantitative inquiry questioning instrument that can call attention to questions about education during the SARS-COV 2 pandemic, commonly known as Covid-19. In view of the pandemic panorama and in the context of a new scenario for education, it is necessary to construct, validate and apply a questionnaire that can identify advances and possible failures in the teaching and learning process. Therefore, the referred practice focuses on all the steps from the construction, validation, and application of the research instrument. In the first moment, through theoretical reference and observation in the School environment about the teaching practices, the questions were outlined, and the two questionnaires were built for teachers and parents/guardians, respectively. After the construction through the theoretical construct, the question items were structured and the domains were investigated. Then, the pilot questionnaire was organized by means of the platform and digital applications such as Google forms. During the semantic validation, the instrument consisted of 21 questions for teachers and 27 questions for parents/guardians. And after the items were answered, it was possible to count on a team of professionals that presented significant educational projects in school institutions, among them: pedagogues, psychopedagogues, and psychologists in a total of seven judges in the educational area. Also, for the conclusion of the research, it was possible to submit the Project counting on a total of 18 professionals who work directly in the studied school: nine of them who work in the institution with ten or more years of experience in the area and 9 professionals who also work in the mentioned place with just over two years of experience. The volunteers answered the questionnaires and the instrument proved to be accessible and easy to understand by professionals from different stages of education, training, exercise and propensity. The execution of this construction and validation study for the research will allow teachers and family members greater knowledge and understanding of the process of teaching and learning and will facilitate the application of certain methods in order to verify how the contents were offered and if they met teaching demands. Information about the impacts suffered by teachers, students and the family during the Covid-19 pandemic and about the advances and obstacles that affected the student's, personal skills as well as the socialization and learning associated with the medicalization of teaching may be used with the aim of helping to overcome the lapse of assimilation of didactic contents. |
Resumen: | El mencionado trabajo de investigación se hace necesario con el objetivo de presentar un instrumento de interpelación que permita destacar cuestiones acerca de la educación durante la pandemia de SARS-COVID 2, en lenguaje habitual Covid-19. Frente al mencionado panorama pandémico y descripto por el momento de nuevo escenario para la educación, se hace necesaria la construcción, validación y aplicación de un cuestionario que permita señalar posibles aportaciones e inhibiciones a la enseñanza y aprendizaje. Por ello, la mencionada práctica hace hincapié a todas las etapas desde la construcción, validación y la aplicación del instrumento de investigación. En un primer momento, por medio de un referencial teórico y observacional en la Escuela acerca de las prácticas docentes, fueron delineadas las encuestas y construidos los dos cuestionarios, para profesores y padres/responsables. Tras la construcción y por medio de esa herramienta teórica, han sido estructurados los elementos del instrumento y averiguación de los dominios. En seguida ha sido organizado el cuestionario inicial por medio digital en el Google Forms. Durante la validación semántica, el instrumento ha sido constituido por medio de 21 encuestas para los maestros y 27 para los padres y/o responsables. Después de la validación de los elementos fue posible verificar junto a un equipo de profesionales que poseen importantes proyectos educacionales en las Escuelas, entre los cuales pedagogos, psicopedagogos y psicólogos suman siete jueces del área educativa. Además, para la conclusión de la investigación, ha sido posible el sometimiento del proyecto piloto a un grupo de 18 profesionales que actúan de manera directa en la institución estudiada, de los cuales 9 maestros con 10 años o más de actuación en la Escuela y otros 9 con cerca de 2 años. Los mencionados voluntarios han respondido a la encuesta lo cual ha demostrado ser accesible y de fácil comprensión por los diferentes maestros que actúan en distintas etapas en el proceso de educación, formación de habilidades, ejercicio y propensión. El desarrollo del estudio de construcción, validación e instrumento de investigación hará posible al profesorado y padres/responsables un conocimiento más amplio y mejor comprensión del modo de enseñar y aprender, y facilitará la aplicación de métodos utilizados con el objetivo de verificar como los contenidos han sido ofrecidos, y si los mismos han atendido las demandas de enseñanza. Informaciones sobre las cuales comprenden los impactos sufridos por la comunidad educativa durante la pandemia da enfermedad por coronavirus (Covid-19) y acerca de los avances y obstáculos que han afectado las habilidades personales del sujeto, así como la socialización y el aprendizaje de alumnos relacionadas a la medicalización de la enseñanza que podrán ser utilizadas con el objetivo de auxiliar a la superación del desacuerdo y asimilación de contenidos didácticos. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2022. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
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