http://repositorio.unb.br/handle/10482/4493
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2009_KarlaTrigueiro.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Análise econômica da capacidade de carga turística na gestão do turismo em cidades históricas |
Auteur(s): | Trigueiro, Karla |
Orientador(es):: | Nogueira, Jorge Madeira |
Assunto:: | Turismo - aspectos econômicos Cidades históricas - Brasil Política pública |
Date de publication: | 7-mai-2010 |
Data de defesa:: | 18-mai-2009 |
Référence bibliographique: | TRIGUEIRO, Karla. Análise econômica da capacidade de carga turística na gestão do turismo em cidades históricas. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Résumé: | Essa dissertação analisa alternativas de controle do fluxo excessivo de pessoas em cidades históricas, a partir da óptica econômica, com a finalidade de defender a necessidade de preservação do patrimônio, apontando políticas públicas viáveis. Inicialmente foi realizado um estudo evolutivo do conceito base “capacidade de carga” até chegarmos ao conceito atual “capacidade de carga turística”. A análise do contexto da cidade de Ouro Preto, como estudo empírico, evidencia características do convívio da preservação do patrimônio versus a atividade turística. A abordagem econômica se basea nos conceitos fundamentais dos instrumentos de políticas públicas, para isso são tomadas como exemplos algumas destinações turísticas para que sejam analisados e descritos os aspectos dos instrumentos de quantidade e de preço. Por fim, é feita uma simulação quantidade/preço para a cidade de Ouro Preto, permitindo a identificação de ocorrências importantes, afim de que sejam traçadas alternativas e considerações para a solução do problema da capacidade de carga turística em cidades históricas. Algumas propostas para que seja feito o controle do fluxo de pessoas em cidades históricas, via instrumentos econômicos, foram obtidas. Essas alternativas podem ser alcançadas a partir do estudo das peculiaridades de cada cidade. Para isso é proposta análise do fluxo turístico de cada destinação, como também de seu perfil de sazonalidade. |
Abstract: | This dissertation examines alternatives to control the excessive flow of people in historic cities, from the economic perspective, aiming to defend the necessity to preserve the heritage, pointing viable public policies. Initially, was done a study on the concept "carrying capacity" until to get the current concept "tourist carrying capacity." The analysis of the context of the city of Ouro Preto, as empirical study, highlighting the characteristics of living of preservation of heritage versus tourism. The economic abordage is based on fundamental concepts of the instruments of public policy, for this example are taken from some tourist destinations to be analyzed and described aspects of the instruments of quantity and price. Finally, there is a simulation quantity / price for the city of Ouro Preto, allowing us to identify important events, so that alternatives are outlined and considerations for the solution of the problem of carrying capacity in tourist historic cities. Some proposals to be made to control the flow of people in historic cities through economic instruments, were obtained. These alternatives can be reached from the study of the peculiarities of each city. That proposal analysis of tourist flow to each destination but the seasonality of your profile. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Excelência em Turismo (CET) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.