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Título: Construção, evidências de validade e normatização de uma escala de competências socioemocionais para estudantes universitários
Outros títulos: Construction, validity evidence and standardization of a socioemotional skills scale for university students
Autor(es): Souza, Rodrigo Rodrigues de
Orientador(es): Moura, Cristiane Faiad de
Molina, Fernanda
Assunto: Competências socioemocionais
Competências não cognitivas
Estudantes universitários
Burnout (Psicologia)
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: SOUZA, Rodrigo Rodrigues de. Construção, evidências de validade e normatização de uma escala de competências socioemocionais para estudantes universitários. 2022. 160 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As competências socioemocionais têm despertado a atenção de pesquisadores pela sua relevância teórica e sua aplicabilidade. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção, a busca de evidências de validade e a produção de normas para uma escala de competências socioemocionais. A tese está organizada em quatro estudos. O Estudo 1 foi dedicado à revisão integrativa de literatura sobre instrumentos psicométricos de competências socioemocionais. Foram encontrados 17 instrumentos psicométricos publicados entre os anos de 2004 e 2019, a partir dos quais foi possível perceber a inexistência de instrumentos adequados para a população de universitários, o que justificou a construção de uma nova medida. O Estudo 2 teve como objetivo a proposição de um modelo fatorial específico para o contexto universitário, bem como a construção de uma medida de competências socioemocionais e a realização de análise fatorial exploratória do instrumento. O estudo foi realizado com uma amostra de 365 estudantes. Os resultados apontaram para uma escala com boas propriedades psicométricas e coerente com o modelo teórico proposto. O Estudo 3 teve o objetivo de confirmar a estrutura fatorial da escala e produzir normas a partir de uma amostra de 1.020 estudantes universitários. Os resultados confirmaram a estrutura do instrumento, mas com a exlusão de quatro itens. Normas gerais, por idade e por sexo, foram construídas para fins de análises por grupos. O Estudo 4 buscou evidências de validade externa da versão final do instrumento. Foram encontradas evidências de validade convergente com outra medida de competências socioemocionais e evidências de validade critério com medidas de bem-estar subjetivo e de burnout. Conclui-se que o instrumento construído apresenta boas propriedades psicométricas.
Abstract: Socio-emotional competences have attracted the attention of researchers due to their theoretical relevance and applicability. The main objective of this research was the construction, search for evidence of validity and production of norms for a scale of socioemotional competences. The thesis is organized into four studies. Study 1 was dedicated to an integrative literature review on psychometric instruments of socio-emotional skills. We found 17 psychometric instruments published between 2004 and 2019, from which it was possible to perceive the lack of adequate instruments for the university population, which justified the construction of a new measure. Study 2 aimed to propose a specific factor model for the university context, as well as the construction of a measure of socio-emotional skills and the carrying out of an exploratory factor analysis of the instrument. The study was carried out with a sample of 365 students. The results pointed to a scale with good psychometric properties and consistent with the proposed theoretical model. Study 3 aimed to confirm the factor structure of the scale and produce norms from a sample of 1,020 university students. The results confirmed the instrument's structure, but with the exclusion of four items. General norms, by age and by sex, were constructed for the purposes of group analyses. Study 4 sought evidence of external validity of the final version of the instrument. Evidence of convergent validity was found with another measure of socio-emotional competence and evidence of criterion validity with measures of subjective well-being and burnout. It is concluded that the instrument constructed has good psychometric properties.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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