Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alves, Fernando Mascarenhas | - |
dc.contributor.author | Reis, Nadson Santana | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T18:21:16Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T18:21:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-06 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Nadson Santana. Esboço da crítica da economia política do futebol. 2022. 304 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44966 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese toma como objeto de investigação o “ser” (social) do futebol-espetáculo e sua
correspondente economia política no contexto tardio do capitalismo. Tão logo, seu objetivo
(geral) é o de apreender (e explicar) o “ser social” do futebol-espetáculo – como fenômeno
sócio-histórico e processo cultural – da(na) sociedade tardo-burguesa, assim como a
configuração e o comportamento de sua correspondente economia política. Para tanto, busca
(como objetivos específicos) refletir e construir um painel geral daquilo que, na atualidade,
constitui o futebol-espetáculo; identificar e analisar os processos que avalizaram a entrada e a
ingerência de interesse mercantis e capitalistas na modalidade; e, por fim, tornar inteligível a
economia política do objeto sociocultural em destaque. Nesses termos, seu desenrolar
comprometeu revisão de literatura (sistemática e exploratória), pesquisa documental e
análise/discussão teórica. Os resultados, num primeiro momento, apontam para a
industrialização do futebol a partir dos anos 1980: um movimento complexo e abrangente que
envolve, dentre outras coisas, a transformação (ou pelo menos a readequação) do futebol
segundo a lógica da mercadoria e do capital, isto é, um processo que ocorre mediante a ascensão
do empresariamento; da espetacularização; da mundialização dos mercados; da concentração e
centralização de recursos e capitais; da desterritorialização de sua força de trabalho; do
estabelecimento de um complexo socioeconômico (mundial) de caráter desigual e combinado;
e, também, de uma relação (orgânica) com setores produtivos e improdutivos que o coloca como
plataforma de comunicação; bem como, a incorporação da ciência e tecnologia em sua cadeia
produtiva; e a implementação de dinâmicas expropriatórias com vistas à exasperação da
propalada industrialização. Num segundo instante, este trabalho localiza a raiz histórica do
aludido processo já nos anos setenta, aquando clubes, ainda sem finalidade lucrativas, deram
vazão a um programa de atividades mercantis simples, que, mais tarde, afiançaria a
industrialização em voga. Num terceiro e último momento, reconhece e problematiza a
emergência de um “complexo cultural de futebol e mídia” cujas relações de produção,
circulação e consumo estão submetidas/atravessadas/atarantadas por um conflito matizado,
aberto e em curso, entre as forças do capital e os fundamentos de um bem cultural com fortes e
arraigados laços sociais/comunitários; ademais, em função desse conflito, sustenta que a
economia política da modalidade – aparentemente capitalizada – funciona/opera de modo
especulativo e parasitário a partir de dívidas e receitas externas (preexistentes). Por fim, além
de assinalar uma agenda de pesquisa – abrangente e complexa, defende o futebol e suas
expressões culturais como um antivalor/uma antimercadoria e(ou) um satisfador universal de
necessidade e, como tal, imprescindível à elevação da cidadania cultural do conjunto da
humanidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Esboço da crítica da economia política do futebol | pt_BR |
dc.title.alternative | Outline of the critique of the political economy of soccer spectacle | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Futebol de espetáculo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo tardio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present thesis takes as its object of investigation the (social) "being" of the spectacle soccer
and its corresponding political economy in the late capitalist context. Therefore, its (general)
aim is to understand (and explain) the "social being" of the soccer spectacle - as a sociohistorical phenomenon and cultural process - in late bourgeois society, as well as the
configuration and behavior of its corresponding political economy. To this end, it seeks (as
specific objectives) to reflect on and build a general panel of what constitutes the soccer
spectacle today; to identify and analyze the processes that supported the entry and interference
of mercantile and capitalist interests in the sport; and, finally, to make intelligible the political
economy of the sociocultural object in question. In these terms, its development involved a
literature review (systematic and exploratory), documentary research, and theoretical
analysis/discussion. The results, in a first moment, point to the industrialization of soccer since
the 1980s: a complex and comprehensive movement that involves, among other things, the
transformation (or at least the readjustment) of soccer according to the logic of merchandise
and capital, that is, a process that occurs through the rise of entrepreneurialism; of
spectacularization; of the globalization of markets; of the concentration and centralization of
resources and capital; of the deterritorialization of its workforce; of the establishment of a
(worldwide) socioeconomic complex of unequal and combined character; and, also, of an
(organic) relationship with productive and unproductive sectors that places it as a
communication platform; as well as, the incorporation of science and technology in its
productive chain; and the implementation of expropriatory dynamics with a view to the
exasperation of the proclaimed industrialization. In a second moment, this work locates the
historical root of the alluded process already in the seventies, when clubs, still not for profit,
gave birth to a program of simple mercantile activities, which, later on, would support the
industrialization in vogue. In a third and last moment, it recognizes and problematizes the
emergence of a "cultural complex of soccer and media" whose relations of production,
circulation and consumption are subjected/attacked/attracted by a nuanced conflict, open and
ongoing, between the forces of capital and the foundations of a cultural asset with strong and
deep-rooted social/community ties; moreover, in function of this conflict, it argues that the
political economy of the sport - apparently capitalized - works/operates in a speculative and
parasitic way from external (pre-existing) debts and revenues. Finally, besides pointing out a
research agenda - comprehensive and complex, it defends soccer and its cultural expressions as
an anti-value/anti-commodity and(or) a universal satisfier of need and, as such, indispensable
to the elevation of the cultural citizenship of humanity as a whole. | pt_BR |
dc.contributor.email | nadsonsr@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|