http://repositorio.unb.br/handle/10482/44966
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_NadsonSantanaReis.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Esboço da crítica da economia política do futebol |
Other Titles: | Outline of the critique of the political economy of soccer spectacle |
Authors: | Reis, Nadson Santana |
metadata.dc.contributor.email: | nadsonsr@hotmail.com |
Orientador(es):: | Alves, Fernando Mascarenhas |
Assunto:: | Futebol de espetáculo Economia política Capitalismo tardio |
Issue Date: | 3-Oct-2022 |
Data de defesa:: | 6-Jul-2022 |
Citation: | REIS, Nadson Santana. Esboço da crítica da economia política do futebol. 2022. 304 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Abstract: | A presente tese toma como objeto de investigação o “ser” (social) do futebol-espetáculo e sua correspondente economia política no contexto tardio do capitalismo. Tão logo, seu objetivo (geral) é o de apreender (e explicar) o “ser social” do futebol-espetáculo – como fenômeno sócio-histórico e processo cultural – da(na) sociedade tardo-burguesa, assim como a configuração e o comportamento de sua correspondente economia política. Para tanto, busca (como objetivos específicos) refletir e construir um painel geral daquilo que, na atualidade, constitui o futebol-espetáculo; identificar e analisar os processos que avalizaram a entrada e a ingerência de interesse mercantis e capitalistas na modalidade; e, por fim, tornar inteligível a economia política do objeto sociocultural em destaque. Nesses termos, seu desenrolar comprometeu revisão de literatura (sistemática e exploratória), pesquisa documental e análise/discussão teórica. Os resultados, num primeiro momento, apontam para a industrialização do futebol a partir dos anos 1980: um movimento complexo e abrangente que envolve, dentre outras coisas, a transformação (ou pelo menos a readequação) do futebol segundo a lógica da mercadoria e do capital, isto é, um processo que ocorre mediante a ascensão do empresariamento; da espetacularização; da mundialização dos mercados; da concentração e centralização de recursos e capitais; da desterritorialização de sua força de trabalho; do estabelecimento de um complexo socioeconômico (mundial) de caráter desigual e combinado; e, também, de uma relação (orgânica) com setores produtivos e improdutivos que o coloca como plataforma de comunicação; bem como, a incorporação da ciência e tecnologia em sua cadeia produtiva; e a implementação de dinâmicas expropriatórias com vistas à exasperação da propalada industrialização. Num segundo instante, este trabalho localiza a raiz histórica do aludido processo já nos anos setenta, aquando clubes, ainda sem finalidade lucrativas, deram vazão a um programa de atividades mercantis simples, que, mais tarde, afiançaria a industrialização em voga. Num terceiro e último momento, reconhece e problematiza a emergência de um “complexo cultural de futebol e mídia” cujas relações de produção, circulação e consumo estão submetidas/atravessadas/atarantadas por um conflito matizado, aberto e em curso, entre as forças do capital e os fundamentos de um bem cultural com fortes e arraigados laços sociais/comunitários; ademais, em função desse conflito, sustenta que a economia política da modalidade – aparentemente capitalizada – funciona/opera de modo especulativo e parasitário a partir de dívidas e receitas externas (preexistentes). Por fim, além de assinalar uma agenda de pesquisa – abrangente e complexa, defende o futebol e suas expressões culturais como um antivalor/uma antimercadoria e(ou) um satisfador universal de necessidade e, como tal, imprescindível à elevação da cidadania cultural do conjunto da humanidade. |
Abstract: | The present thesis takes as its object of investigation the (social) "being" of the spectacle soccer and its corresponding political economy in the late capitalist context. Therefore, its (general) aim is to understand (and explain) the "social being" of the soccer spectacle - as a sociohistorical phenomenon and cultural process - in late bourgeois society, as well as the configuration and behavior of its corresponding political economy. To this end, it seeks (as specific objectives) to reflect on and build a general panel of what constitutes the soccer spectacle today; to identify and analyze the processes that supported the entry and interference of mercantile and capitalist interests in the sport; and, finally, to make intelligible the political economy of the sociocultural object in question. In these terms, its development involved a literature review (systematic and exploratory), documentary research, and theoretical analysis/discussion. The results, in a first moment, point to the industrialization of soccer since the 1980s: a complex and comprehensive movement that involves, among other things, the transformation (or at least the readjustment) of soccer according to the logic of merchandise and capital, that is, a process that occurs through the rise of entrepreneurialism; of spectacularization; of the globalization of markets; of the concentration and centralization of resources and capital; of the deterritorialization of its workforce; of the establishment of a (worldwide) socioeconomic complex of unequal and combined character; and, also, of an (organic) relationship with productive and unproductive sectors that places it as a communication platform; as well as, the incorporation of science and technology in its productive chain; and the implementation of expropriatory dynamics with a view to the exasperation of the proclaimed industrialization. In a second moment, this work locates the historical root of the alluded process already in the seventies, when clubs, still not for profit, gave birth to a program of simple mercantile activities, which, later on, would support the industrialization in vogue. In a third and last moment, it recognizes and problematizes the emergence of a "cultural complex of soccer and media" whose relations of production, circulation and consumption are subjected/attacked/attracted by a nuanced conflict, open and ongoing, between the forces of capital and the foundations of a cultural asset with strong and deep-rooted social/community ties; moreover, in function of this conflict, it argues that the political economy of the sport - apparently capitalized - works/operates in a speculative and parasitic way from external (pre-existing) debts and revenues. Finally, besides pointing out a research agenda - comprehensive and complex, it defends soccer and its cultural expressions as an anti-value/anti-commodity and(or) a universal satisfier of need and, as such, indispensable to the elevation of the cultural citizenship of humanity as a whole. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.