http://repositorio.unb.br/handle/10482/44970
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2022_MaisaSantanaLima.pdf | 901,6 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Acesso aos dados abertos das universidades federais a partir dos indicadores de fluxo do ensino superior : análise e recomendações ao accountability |
Auteur(s): | Lima, Maísa Santana |
Orientador(es):: | Pires, Maria Raquel Gomes Maia |
Assunto:: | Accountability Dados abertos Instituições de ensino superior Políticas públicas educacionais |
Date de publication: | 3-oct-2022 |
Data de defesa:: | 8-aoû-2022 |
Référence bibliographique: | LIMA, Maísa Santana. Acesso aos dados abertos das universidades federais a partir dos indicadores de fluxo do ensino superior: análise e recomendações ao accountability. 2022. 77 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | A transparência pública viabiliza o accountability, pois constitui um canal direto com a sociedade para a prestação de contas pelos gestores. Como exemplo de espaço que possibilita a interação entre sociedade e governo, os Portais de Dados Abertos reúnem as informações de interesse social em diversas áreas, inclusive na educação. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi verificar se os dados abertos divulgados pelas universidades federais permitem o cálculo dos indicadores de fluxo do Ensino Superior do INEP, como estratégia do accountability da meta 12 do PNE (2014/2024), referente à taxa de conclusão do ensino de graduação. Para isso, os dados abertos dessas instituições foram analisados à luz de 7 variáveis necessárias ao cálculo dos indicadores de fluxo do Ensino Superior do INEP, quais sejam, a Taxa de Permanência (TAP), a Taxa de Conclusão Acumulada (TCA) e a Taxa de Desistência Acumulada (TDA). Como metodologia, foi empregada a pesquisa de métodos mistos, do tipo sequencial exploratório. Na etapa qualitativa, 63 IES foram consultadas por meio do portal Fala.BR, para obter os links de acesso aos dados abertos publicados no período de 2016 a 2020, referentes às variáveis ao cálculo dos indicadores do INEP de permanência, desistência e conclusão. Foi atribuída a pontuação 0 ou 1, conforme a disponibilização dos dados abertos dessas variáveis, bem como para o atendimento aos oito princípios governamentais de dados abertos (completos, primários, atuais, acessíveis, processáveis por máquinas, não discriminatórios, não proprietários, livres de licenças). Na etapa quantitativa, a atribuição de pontuações na fase exploratória possibilitou a criação do indicador Taxa de Acesso aos Dados Abertos (TADA) e classificaram-se as instituições conforme o nível de acesso aos dados em baixo, médio ou alto. Nos resultados, 39 (62%) das 63 universidades federais consultadas disponibilizaram bases de dados abertos relevantes ao cálculo dos indicadores de fluxo do INEP. A análise comparativa da quantidade e qualidade dos dados abertos demonstrou uma concentração maior de IES no nível de acesso baixo e menor no nível alto. A UNIFAL foi a única instituição que alcançou 100% na TADA, sendo realizado o cálculo das taxas de permanência, desistência e conclusão para 24 cursos de graduação da instituição. Concluiu-se que os dados abertos possuem aplicabilidade ao cálculo das variáveis de fluxo do Ensino Superior e permitem o monitoramento da meta 12 do Plano Nacional de Educação (2014/2024). Entretanto, as universidades federais precisam aperfeiçoar os dados abertos disponibilizados quantitativa e qualitativamente para ampliação do accountability. Como recomendações, propuseram-se um maior nível de detalhamento na divulgação de dados acadêmicos, a padronização dos meios de acesso e a divulgação de uma política de dados abertos para fomentar a participação social no monitoramento das políticas educacionais. Como produto da pesquisa, foi construído o indicador Taxa de Acesso aos Dados Abertos (TADA), o qual mensura a quantidade e qualidade dos dados abertos acadêmicos divulgados pelas instituições de ensino superior. |
Abstract: | Public transparency enables accountability, as it constitutes a direct channel with society for accountability by managers. As an example of a space that enables interaction between society and government, Open Data Portals gather information of social interest in different fields, including education. In this sense, the general objective of the research was to verify whether the open data published by federal universities enable the calculation of INEP’s Higher Education flow indicators, as a strategy of accountability for the PNE goal 12 (2014/2024), referring to Higher Education graduation rate. To that end, the open data of these institutions were analyzed in the light of 7 variables necessary for the calculation of INEP’s Higher Education flow indicators, namely, the Permanence Rate (TAP), the Cumulative Completion Rate (TCA) and the Cumulative Dropout Rate (TDA). As methodology, the mixed-method research, of exploratory sequential type, was used. In the qualitative stage, 63 HEIs were consulted through the Fala.BR portal, to obtain access to the open data published in the period between 2016 and 2020, referring to the variables to the calculation of INEP’s permanence, dropout and conclusion indicators. A score of 0 or 1 was assigned according to the availability of data for these variables, as well as meeting the eight governmental principles of open data (complete, primary, current, accessible, processable by machines, non-discriminatory, non-proprietary, license-free). In the quantitative stage, the attribution of scores in the exploratory phase enabled the creation of the Open Data Access Rate (TADA) indicator and the institutions were classified, according to the level of access to data, in low, medium or high. In the results, 39 (62%) of the 63 federal universities consulted provided open databases relevant to the calculation of INEP’s flow indicators. Comparative analysis of the quantity and quality of open data showed a higher concentration of HEI at the low access level and lower concentration at the high level. UNIFAL was the only institution to achieve 100% in TADA, with the calculation of permanence, dropout and completion rates for 24 undergraduate courses of the institution. We concluded that the open data have applicability in the calculation of Higher Education flow variables and enable the monitoring of goal 12 of the National Education Plan (2014/2024). However, federal universities need to improve, quantitatively and qualitatively, available open data to expand accountability. As recommendations, we suggest a higher level of detail in the dissemination of academic data, the standardization of means of access and the dissemination of an open data policy to foster social participation in the monitoring of educational policies. As a product of the research, the Open Data Access Rate (TADA) indicator was constructed, which measures the quantity and quality of academic open data released by higher education institutions. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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