Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Claisy Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Frederico Guerreiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T22:06:14Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T22:06:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-04 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Frederico Guerreiro. Os serviços-escola dos cursos de graduação em Psicologia e a formação inicial em psicologia escolar no estado de Goiás. 2022. 465 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44975 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Entre as diversas temáticas que permeiam os estudos da Psicologia Escolar, a formação
do psicólogo tem se constituído em um relevante objeto de investigação e reflexão. Para
que se alcance uma efetiva formação na área nos cursos de graduação em Psicologia são
necessárias diversas iniciativas que visem construir respostas adequadas a essa complexa
questão. Com o intuito de contribuir nesse processo, este estudo teve como objetivo
investigar como os Serviços-Escola dos cursos de graduação em Psicologia (SEPs)
podem se configurar como um espaço ampliado para a formação em Psicologia Escolar
no estado de Goiás. Especificamente, propôs-se: (a) identificar quais SEPs existem nos
cursos de graduação em Psicologia em Goiás; (b) caracterizar e analisar as ações
desenvolvidas na área da Psicologia Escolar nesses Serviços; (c) compreender o
funcionamento pormenorizado de um Serviço-Escola do estado de Goiás; (d) construir
indicadores que fortaleçam a formação em Psicologia Escolar nos SEPs em Goiás. A
presente pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, ancorada nos pressupostos
epistemológicos e metodológicos da Psicologia histórico-cultural. O estudo foi
estruturado em três etapas: a primeira caracterizou os Serviços-Escola de Goiás e sua
relação com a Psicologia Escolar; a segunda apresentou um estudo de caso do SEP da
UFCAT, realizado por meio de análises documentais e caracterização pormenorizada do
Serviço; a terceira etapa consistiu na construção de indicadores que podem vir a ampliar
a formação em Psicologia Escolar nos SEPs no estado. Diante dos resultados construídos
na pesquisa empírica, a principal conclusão que emergiu desse estudo foi que há, no SEPs
de Goiás, o predomínio de uma formação clínica coadunada a uma atuação profissional
com foco em atendimentos individualizados. Observou-se que, mesmo com as alterações
propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, com orientação para que o percurso
formativo do psicólogo esteja alicerçado sob a diversidade teórico-metodológica e de | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os serviços-escola dos cursos de graduação em Psicologia e a formação inicial em psicologia escolar no estado de Goiás | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicólogos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Goiás (Estado) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Among the various themes that permeate the studies of School Psychology, the training
of psychologists has become a relevant object of research and reflection. In order to
achieve effective training in the area of undergraduate courses in Psychology, various
initiatives are necessary that aim to build adequate responses to this complex question.
With the intention of contributing to this process, this study has the objective of
investigating how the Service-School two undergraduate courses in Psychology (SEPs)
can be configured as an expanded space for training in School Psychology in the state of
Goiás. Specifically, we propose to: (a) identify which SEPs exist in undergraduate courses
in Psychology in Goiás; (b) characterize and analyze the actions developed in the area of
School Psychology in Services; (c) understand the detailed operation of a Service-School
of the state of Goiás; (d) build indicators that strengthen training in School Psychology in
SEPs in Goiás. This research has adopted a qualitative approach, anchored in the
epistemological and methodological assumptions of historical-cultural psychology. The
study was structured in three stages: the first characterized the Services-School of Goiás
and its relationship with School Psychology; The second presented a case study of the
SEP of the University Federal of Catalão, carried out through documentary analyzes and
a detailed characterization of the Service; The third stage consisted in the construction of
indicators that could be expanded to training in School Psychology in non-state SEPs.
Given two results constructed in the empirical research, the main conclusion that emerged
from the study was that there is, not the SEPs of Goiás, or the predominance of a clinical
training coupled with a professional attitude with a focus on individualized care. It was
observed that, as well as the alterations proposed by the National Curriculum Guidelines,
with guidance so that the psychologist's training course is focused on the theoreticalmethodological diversity and the professional fields of Psychology, this is not a trend that was verified by the Services not condition. I verified that the few activities carried out in
the area of School Psychology, consisted, expressively, in the improvement and work
with a complaint and or school failure; Actions that ratify traditional conceptions and
have been quite criticized about the psychologist's work. In the conclusions, it is pointed
out that the Services-Schools need, still, be signed as training-practical spaces in their
wideness, with emphasis on the insertion of Critical School Psychology as necessary to
enable students to build acting skills in a complex intersection between the psychological
knowledge and the educational contexts. Finally, we have evidenced training indicators
and a series of actions that can be implemented in School Services, with the objective of
enhancing the training dimension and providing a specific space for Critical School
Psychology in SEPs; stands out, among the suggestions presented, the creation of a
Nucleus of School Psychology in SEP/ University Federal of Catalão. As an outcome of
this research, it is hoped that the knowledge built will collaborate as aperfeiçoamento of
the formation developed in Service-School, with the expectation that the advances of
School Psychology, undertaken in recent years, can contribute to the formation and
provision of services in spaces. | pt_BR |
dc.contributor.email | fguerreiro.psi@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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