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Título: Acolhimento de imigrantes no ensino público do Distrito Federal sob a perspectiva de professores de Português
Autor(es): Santos, Eliani de Moraes
E-mail do autor: eliani.morais@gmail.com
Orientador(es): Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
Assunto: Português de acolhimento
Professores - formação
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de publicação: 4-Out-2022
Referência: SANTOS, Eliani de Moraes. Acolhimento de imigrantes no ensino público do Distrito Federal sob a perspectiva de professores de Português. 2022. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Devido a situações políticas e econômicas que perpassam por países próximos e distantes do território brasileiro, os imigrantes de crise adentraram no Brasil, proporcionando para os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal um contexto especial dentro da sala de aula: estudantes falantes de português como língua materna e estudantes falantes de outras línguas juntos. Dessa forma, a língua, que é um dos meios de comunicação, por vezes, pode ser mal interpretada e não atingir todos os estudantes. Considerando-se a sala de aula de Português com estudantes de língua materna portuguesa e estudantes de língua materna diferente da língua portuguesa, esta dissertação objetivou responder: (a) quais seriam as possíveis dificuldades identificadas pelos professores participantes da pesquisa quanto às práticas pedagógicas?; (b) há, por parte da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (a escola em que as professoras participantes de pesquisa exercem a docência), alguma formação adequada ao acolhimento e as especificidades apresentadas pelo estudantes imigrantes? Procedeu-se à metodologia de pesquisa qualitativa amparada pela ética em pesquisa, utilizando o instrumento formulário eletrônico, o qual foi respondido por três professoras de Português em agosto de 2021. O formulário apresentava questões abertas e fechadas e abordava temas relativos à fragilidade no acolhimento dos estudantes dentro das escolas, às ações pedagógicas de acolhimento dos docentes e acolhimento dos estudantes de acordo com o PLAc. Como resultado, notou-se a urgência de políticas linguísticas públicas para a apropriada recepção de imigrantes no contexto escolar e de apoio formativo pedagógico em PLAc para os professores escolares. Foi assinalada pelas professoras a barreira linguística, evidenciada por meio de problemas de comunicação com os estudantes na sala de aula e entre os colegas. As docentes também destacaram mudanças nas práticas dentro da sala de aula para poder atingir os estudantes, por exemplo, não trabalhar a gramática sem contexto. Espera-se que esta pesquisa sirva de base para trabalhos futuros a fim de trazer melhorias para a escola pública.
Abstract: Due to various political and economic situations that permeate countries near and far from the Brazilian territory, crisis immigrants entered Brazil, providing teachers in the public school system in the Federal District a special context within the classroom: Portuguese-speaking students as a mother tongue and students who speak other languages together. In this way, the language, which is one of the means of communication, can sometimes be misinterpreted and not reach all students. Considering the Portuguese classroom with students whose mother tongue is Portuguese and students whose mother tongue is different from Portuguese, this dissertation aimed to answer (a) what would be the possible difficulties identified by the teachers participating in the research regarding pedagogical practices?; (b) is there, on the part of the State Department of Education of the Federal District (the school in which the teachers participating in the research work), any adequate training for the reception and the specificities presented by immigrant students? A qualitative research methodology was carried out, supported by research ethics, using the electronic form instrument, which was answered by three Portuguese teachers in August 2021. The form presented open and closed questions and addressed issues related to the fragility of the reception of students within the schools, pedagogical actions for welcoming teachers and reception of students according to Portuguese as a Welcoming Language (PWLg). As a result, it was noted the urgency of public linguistic policies for the appropriate reception of immigrants in the school context and pedagogical training support in PWLg for school teachers. The teachers highlighted the language barrier, evidenced by communication problems with students in the classroom and among colleagues. The teachers also highlighted changes in practices within the classroom in order to reach students, for example, not working on grammar without context. It is hoped that this research will serve as a basis for future work in order to bring improvements to the public school.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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