http://repositorio.unb.br/handle/10482/45027
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_WillydaCruzMoura.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Cultura e vida noturna em Brasília : poder, espaço, coletividade e o direito achado na noite |
Auteur(s): | Moura, Willy da Cruz |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:willybarc@hotmail.com |
Orientador(es):: | Costa, Alexandre Bernardino |
Assunto:: | Brasília (DF) - vida e costumes sociais Brasília (DF) - cena sociocultural Cultura noturna Direitos humanos Direito à cultura |
Date de publication: | 13-oct-2022 |
Data de defesa:: | 1-sep-2022 |
Référence bibliographique: | MOURA, Willy da Cruz. Cultura e vida noturna em Brasília: poder, espaço, coletividade e o direito achado na noite. 2022. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | Desde o início deste Século, Brasília vem experimentando o incremento de reiteradas ações contra a sua cena sociocultural noturna e boêmia vivida em bares, festas e espaços públicos. Verifica-se especialmente por parte da Administração a expedição de normas repressivas, restritivas ou proibitivas — afora as omissões —, executadas de forma arbitrária e autoritária, bem como a adoção de políticas públicas indiretamente (bastante) nocivas, notadamente as voltadas a um mercado imobiliário residencial que afasta as atividades notívagas culturais e comerciais para lugares cada vez mais distantes e inóspitos. As iniciativas do Estado, porém, são apenas um braço mais evidente de um comportamento que se retroalimenta junto a uma parcela hegemônica, conservadora e influente da sociedade e a agentes econômicos, principalmente os que se beneficiam do comércio imobiliário. A noite, compreendida — para além de mera temporalidade — como espaço construído social e culturalmente por seus boêmios, artistas, empresários e trabalhadores, coalhada da transgressão representada nas festas e da criatividade expressa na arte, sobretudo música, afigura-se palco de disputas e conflitos entre processos culturais de viés emancipatório e processos reguladores que reforçam a ideologia impositiva. O contexto do neoliberalismo, infletindo lei, cultura e subjetividade política na realidade, revela-se indispensável chave de compreensão do problema, na medida em que os eixos político-administrativo, econômico-financeiro e moralista tradicional extraídos da motivação das medidas hostis ao espaço-noite articulam-se dinamicamente entre os projetos moral e de mercado desse sistema normativo capitalista. Outrossim, a progressiva recrudescência desse cenário adverso nos últimos vinte e cinco anos no Distrito Federal conferiu-lhe uma visibilidade que despertou consciência coletiva e mobilização em atores interessados em conferir dimensão política à sua existência notívaga e suas respectivas manifestações socioculturais: a luta pelo direito à cultura, à cidade e ao trabalho vem-se afigurando não apenas como postura passivo-reativa a aguardar violações ou a pleitear o simples acesso a bens públicos e a bens culturais, mas como processo cultural popular, construtivo e criativo que traduz a prática de direitos humanos e aponta para uma utopia de liberdade lúdica e artística, de solidariedade e comunhão. |
Abstract: | Since the beginning of this century, Brasilia has been experiencing the increase of repeated actions against its nocturnal and bohemian sociocultural scene lived in bars, parties and public spaces. It is particularly noticeable that the Administration issues repressive, restrictive or prohibitive rules — apart from omissions —, executed in an arbitrary and authoritarian manner, as well it adopts indirectly (quite) harmful public policies, notably those aimed at a real estate market of residences that moves cultural and commercial nighttime activities to increasingly distant and inhospitable places. The State's initiatives, however, are just one more evident arm of a behavior that feeds back together with a hegemonic, conservative and influential part of society and with economic agents, especially those who benefit from the real estate trade. The night, understood — beyond mere temporality — as a socially and culturally constructed space by its bohemians, artists, businessmen and workers, curdled by the transgression represented in the parties and the creativity expressed in art, especially music, appears to be the stage of disputes and conflicts between cultural processes with an emancipatory bias and regulatory processes that reinforce the imposed ideology. The context of neoliberalism, inflecting law, culture and political subjectivity in reality, proves to be an indispensable key to understanding the problem, insofar as the political-administrative, economic-financial and traditional moralist axes extracted from the motivation of measures hostile to the night-space are dynamically articulated between the moral and market projects of this capitalist normative system. Furthermore, the progressive recrudescence of this adverse scenario in the last twenty-five years in the Federal District gave it a visibility that aroused collective consciousness and mobilization in actors interested in giving a political dimension to their nightlife and their respective sociocultural manifestations: the struggle for the right to culture, the city and work has emerged not only as a passive-reactive posture waiting for violations or claiming simple access to public goods and cultural goods, but as a popular, constructive and creative cultural process that translates the practice of human rights and points to a utopia of playful and artistic freedom, of solidarity and communion. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.