Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/45058
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_CaixaEscolarHistoriografia.pdf414,38 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A caixa escolar na historiografia educacional brasileira recente (2011-2021)
Autre(s) titre(s): School fund in recent historiography of Brazilian education (2011-2021)
El fondo escolar en la historiografia educativa brasileña reciente (2011-2021)
Auteur(s): Luz, Alana Souza
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
metadata.dc.contributor.email: mailto:alanaunb@gmail.com
mailto:juarezdosanjos@yahoo.com.br
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-8270-3935
https://orcid.org/0000-0003-4677-5816
Assunto:: Educação - história
Historiografia
Caixa escolar
Educação - Brasil
Date de publication: 2022
Editeur: Faculdade de Educação da UFRJ
Référence bibliographique: LUZ, Alana Souza; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. A caixa escolar na historiografia educacional brasileira recente (2011-2021). Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 39, mai/ago. 2022. DOI http://dx.doi.org/10.20500/rce.v17i39.49558. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/49558. Acesso em: 21 out. 2022.
Résumé: O artigo tem por objetivo empreender um balanço das pesquisas em história da educação brasileira nos últimos dez anos sobre um objeto de estudo em particular, a caixa escolar. Na primeira parte são apresentados alguns procedimentos metodológicos adotados no levantamento historiográfico e os primeiros dados evidenciados sobre a caixa escolar enquanto objeto de pesquisa na história da educação brasileira dos últimos dez anos. Na segunda parte, são analisados, em uma leitura verticalizada, os trabalhos encontrados, buscando destacar as características, o funcionamento e os usos da caixa escolar no passado educacional do nosso país.
Abstract: This paper aims to make a balance of research about the history of Brazilian education over the last ten years on a particular object of study: the school fund. The first part introduces some methodological procedures adopted in the historiographical survey as the first evidenced data about the school fund as an object of research in the history of Brazilian education over the last ten years. The second part focused on analyzing, in a vertical reading, the works found, seeking to highlight the characteristics, functioning, and uses of the school funding in the past that our country has.
Resumen: El artículo hace balance de investigaciones en la historia de la educación brasileña en los últimos diez años sobre el fondo escolar. La primera parte presenta algunos procedimientos metodológicos adoptados en el levantamiento historiográfico y apunta a los primeros datos evidenciados sobre la educación escolar como objeto de investigación en la historia de la educación brasileña en los últimos diez años. En la segunda parte, se analizan los trabajos encontrados, en una lectura vertical, buscando resaltar las características, funcionamiento y usos del fondo escolar en el pasado educativo de nuestro país.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença:: Revista Contemporânea de Educação - Licença Creative Commons CC BY NC. Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em : 21 out. 2022.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45058/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.