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Title: A infância em foco : Estado, políticas públicas e educação
Other Titles: Childhood in focus : State, public policies and education
La infancia en foco : Estado, políticas públicas y educación
Authors: Sousa, Taísa Resende
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Sousa, José Vieira de
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia
Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia,
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administração
Assunto:: Infância
Política pública
Plano Nacional de Educação
Issue Date: 23-Dec-2014
Publisher: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Citation: SOUSA, Taísa Resende; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira; SOUSA, José Vieira de. A infância em foco: Estado, políticas públicas e educação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 20, n. 43, p. 643-663, 2014. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4402. Acesso em: 17 fev. 2022.
Abstract: O artigo objetiva discutir e analisar, a partir de uma revisão de literatura, relações entre Estado, políticas públicas de educação e infância. Para tanto, discute a educação como uma das políticas públicas para a infância e algumas concepções de infância, para subsidiar a compreensão da relação entre essas políticas e aquelas de natureza educacional definidas para a infância, atualmente. Aborda também princípios de educação democrática e de qualidade para todos, tendo como referência alguns pressupostos dos Planos Nacionais de Educação de 2001-2010 e 2011-2020 para a educação infantil. Por fim, serão feitas reflexões, a título de proposições para a importância de se valorizar a infância.
Abstract: This essay aims at discussing and analyzing, based on a literature review, the relations among state, public policies in education, and childhood. For such, it discusses education as a public policy for childhood and some conceptions of childhood, to support the understanding of the relationship between these policies and those of an educational nature defined for children today. It also addresses principles of democratic education and of quality for all, taking as reference some assumptions of the National Education Plans of 2001-2010 and 2011-2020, for early childhood education. Finally, reflections will be made, by way of propositions on the importance of valuing childhood.
Resumen: El artículo tiene como objetivo discutir y analizar, a partir de una revisión de la literatura, las relaciones entre Estado, políticas públicas de educación y la infancia. Discute la educación como una política pública para los niños y algunas concepciones de la infancia, para apoyar la comprensión de la relación entre estas políticas y las de carácter educativo definido para los niños de hoy. También se ocupa de los principios de la educación democrática y de calidad para todos, con referencia a algunos supuestos de los Planes Nacionales de Educación de 2001-2010 y 2011-2020 para la educación infantil. Por último, serán hechas reflexiones, y la propuesta de la importancia de valorizar la infancia.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença:: Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4402. Acesso em: 17 fev. 2022.
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4402
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