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ARTIGO_PerspectivaProfessorPesquisador.pdf130,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.date.accessioned2022-10-26T13:19:30Z-
dc.date.available2022-10-26T13:19:30Z-
dc.date.issued2016-02-05-
dc.identifier.citationSILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 21, n. 46, p. 565-583, 2016. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45065-
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausenpt_BR
dc.title.alternativeThe researcher/reflective teacher’s perspective and the “Baron of Munchhausen” characterpt_BR
dc.title.alternativeLa perspectiva del profesor investigador/reflexivo y la figura del Barón de Münchhausenpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordReflexãopt_BR
dc.subject.keywordPesquisapt_BR
dc.subject.keywordTrabalho docentept_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4641. Acesso em: 17 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4641pt_BR
dc.description.abstract1This article presents a literature review guided by historical and dialectical materialism, in which are listed categories for analysis that structure the theoretical production of the reflective/researcher teacher; in this case, the relationship between theory and practice, autonomy, empowerment, and action research. Based on this analysis, we present five assumptions that we believe are components of the discussion about research by basic education teachers. We conclude by reaffirming the understanding of education as a battlefield for hegemony. Therefore, research for teacher education and work may represent a process of accountability or an emancipatory possibility, based on the epistemological and collective condition of the act of researching.pt_BR
dc.description.abstract2Se trata de una investigación teórica orientada por la perspectiva del materialismo histórico y dialéctico presentando una lista de categorías de análisis que estructuran la producción teórica sobre el profesor reflexivo/investigador, que, en este caso, son la relación entre la teoría y la práctica; la autonomía; el empoderamiento y la investigación-acción. A partir de este análisis presentamos cinco supuestos que a nuestro entender son los componentes de la discusión sobre la investigación de los profesores de la educación básica. Se concluye reafirmando la comprensión de la educación como un campo de disputa hegemónico y, por lo tanto, la investigación sobre la formación y la acción de los profesores puede representar un proceso de responsabilidad o la posibilidad emancipadora, bajo la condición epistemológica y colectiva de las acciones investigativas.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
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